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Como vender mais e melhorar os resultados do seu e-commerce no Natal
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Como vender mais e melhorar os resultados do seu e-commerce no Natal

  • timer 28/11/2019
  • 5 min de leitura

ATUALIZADO EM OUTUBRO/2021

Com a pandemia, o consumo ao alcance de um clique se tornou uma opção cômoda para muitos brasileiros, impulsionando as compras online. Em números, a quarentena fez com que o faturamento do varejo digital crescesse 56,8% de janeiro a agosto de 2020, em relação ao mesmo período do ano anterior. Nessa onda de crescimento, você já está preparado para vender mais com seu e-commerce no Natal?

Leia mais:
>> 8 princípios da economia comportamental para usar no e-commerce
>> 5 habilidades de marketing para alavancar o e-commerce

Para garantir bons resultados de vendas, em primeiro lugar, sua loja virtual precisa estar preparada para atender a uma demanda bem maior, além de criar atrações para que os consumidores escolham suas ofertas. Lembre-se que é hora de ganhar novos clientes, mas é importante, também, reforçar os laços com aqueles consumidores mais antigos.

Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudar a alavancar as vendas do seu e-commerce no Natal e ter um fim de ano com suas metas atingidas. Confira:

Prepare-se para a demanda 

É fundamental que seu e-commerce esteja baseado em uma plataforma de qualidade, capaz de suportar a grande demanda desta época. Afinal, esta é uma das datas mais importantes no calendário do varejo, quando muitos consumidores se mobilizam para presentear familiares e amigos.

De acordo com um levantamento da Mastercard, o e-commerce brasileiro durante a semana do Natal, dos dias 20/12/2020 a 26/12/2020, cresceu 154% em comparação a 22/12/2019 e 28/12/2019.

Então, para vender mais, além de contar com uma boa ferramenta, você deve ter uma equipe realmente capacitada para atender o maior número de clientes. Lembre-se que agilidade e pronto atendimento contam muitos pontos – e não apenas no Natal. 

Para proporcionar a experiência incrível que o consumidor procura, prepare seu e-commerce no Natal. Seu objetivo deve ser deixá-lo satisfeito com sua loja virtual e, então, conquistá-lo para conseguir apresentar melhor o que você tem a oferecer. 

Seu site deve, além de conter ofertas atraentes e ter na vitrine os produtos best seller em vendas no Natal, mostrar condições de pagamento claras, bem como as informações de troca e devolução. Caso elas sejam específicas para o período do Natal, não deixe de comunicar ao consumidor.

Também é importante pensar no visual da sua loja online. Plataformas que permitem customização do layout, levando em consideração a especificidade do seu negócio, são muito bem-vindas em datas festivas.

Conquiste novos clientes e recupere os antigos

Nesta época do ano, as pessoas usam mecanismos de busca e percorrem os sites à procura de presentes. Os consumidores fazem pesquisas sem, necessariamente, chegar a comprar.

É hora de atrair essas pessoas para o seu negócio e aproveitar a ocasião para conquistar novos clientes e recuperar aqueles antigos, que deixaram de finalizar uma compra na Black Friday, por exemplo. Para isso, seu e-commerce no Natal precisa contar com as estratégias e recursos certos.

Além de ter ofertas exclusivas para o Natal e oferecer descontos nas primeiras compras, é possível usar estratégias de remarketing (trazer de volta aquelas pessoas que não efetivaram uma compra) com a promoção de produtos abandonados no carrinho. 

Outra possibilidade é oferecer para as pessoas que já consomem na sua loja produtos adicionais aos da última compra. Isso aproxima marca e cliente e mostra que você está atento aos desejos de compra do consumidor.

Fidelize seus consumidores

Mas apenas conquistar novos clientes não garante o sucesso do seu negócio. A boa experiência é fundamental para fazer o cliente voltar a comprar, inclusive em outras épocas do ano.

Ter clientes fiéis, que também podem se tornar divulgadores da sua marca, é importante para alavancar as vendas de qualquer e-commerce no Natal. Portanto, reforçar o relacionamento com os consumidores é uma maneira consistente de conseguir vender mais.

Quer reforçar os laços com seus clientes antigos neste Natal? Use seu conhecimento sobre eles e seus hábitos para antever as demandas. 

Você sabe qual foi o produto mais vendido na sua loja no Natal passado? Seu estoque está preparado para não deixar os clientes decepcionados com produtos indisponíveis?

Ainda segundo o levantamento da Mastercard, os setores de maior destaque em vendas do e-commerce no Natal de 2020 foram drogaria (213,1%), móveis (137%) e eletrônicos (136,1%).

Com esse tipo de cuidado, será possível não só otimizar seu investimento, como também proporcionar uma boa jornada de compras. Além disso, oferecer programas de fidelidade, conhecer suas críticas, acatar suas sugestões, ofertar exclusividade e personalização são outras opções para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente.

Incremente o ticket médio

Como vender mais é um dos principais objetivos de qualquer e-commerce, aproveitar o Natal para aplicar técnicas que aumentam seu ticket médio é uma boa pedida.

Você pode, por exemplo, trabalhar com cross selling (sugerir outros produtos relacionados ao que o cliente está comprando em formato de combos ou kits) e up selling (produtos com características adicionais e de maior valor). 

Imagine que um cliente está comprando um boneco em uma loja de brinquedos. Por que não sugerir a compra de itens relacionados, como um jogo, para complementar o presente de Natal e fazer com que aquele cliente aumente o ticket médio?

Ou, ainda, esse mesmo cliente pode se interessar por um modelo diferente do mesmo boneco, com funções adicionais e um valor um pouco mais elevado. Essas iniciativas podem, realmente, significar uma alta no seu faturamento.

Aposte em marketplaces

Investir em marketplace é uma maneira de divulgar seus produtos com um custo baixo para um público diverso. Aproveite para aumentar a visibilidade do seu e-commerce no Natal nesses shopping virtuais (como NetShoes, Americanas etc.) e comece a vender mais.

Neste modelo, o lojista pode usufruir de uma estrutura do site já pronta. Com isso, ele tem mais tempo para aprender sobre as operações online e cadastro de produtos, tudo isso com o objetivo de destacar seus diferenciais. 

Assim, fica mais fácil focar na estratégia do negócio, bem como na gestão da empresa e no bom atendimento para alavancar as vendas em datas comemorativas em que o número de pessoas circulando nestes ambientes é ainda maior.

Invista em e-mail marketing

O e-mail marketing é uma excelente maneira de atrair e de fidelizar novos consumidores e reconquistar os antigos. Isso porque o e-mail leva, de modo rápido e direto, a cada um dos seus clientes e prospects, a mensagem do seu e-commerce.

Mas, para isso, é preciso usar os dados, conhecer bem os clientes e avaliar sempre como melhorar. A cada interação com um consumidor, seu negócio vai acumulando informações. Estudar esses dados é muito importante porque são eles que vão permitir identificar as melhores maneiras de conduzir suas vendas nesta e em outras épocas do ano.

Com isso, será possível oferecer os produtos mais procurados na data e aumentar o ticket médio ao incluir produtos adicionais à última compra feita, que casam com seu interesse de compra. Além disso, aproveite para enviar campanhas personalizadas com a cara do Natal e que aumentem suas vendas, trazendo o retorno desejado. 

Também use o e-mail marketing no pós-venda. Depois da compra, envie uma pesquisa de satisfação e pergunte se o produto chegou no tempo planejado e se está funcionando conforme o esperado.

Procure entender se o atendimento prestado foi suficiente. Afinal, essas atitudes oferecem segurança para o consumidor e estimulam ele a voltar a comprar da sua marca.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Quer saber mais sobre como os resultados do seu e-commerce podem mudar usando estratégias de e-mail marketing?

Continue acompanhando nosso blog, você sempre encontrará informações relevantes para suas campanhas de e-mail marketing, e aproveite para entrar em contato com nossos especialistas.

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