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O e-mail é um dos principais canais de marketing da atualidade e representa uma parte importante de qualquer estratégia de vendas. E para conseguir os melhores resultados, é importante contar com as melhores ferramentas disponíveis no mercado.
Você provavelmente já sabe que existem muitos softwares, aplicativos e agências que podem ajudá-lo na sua estratégia, certo? E que tal conhecer agora algumas das melhores ferramentas de e-mail marketing estrangeiras? Fizemos um completo levantamento das ferramentas mais utilizadas no mundo e listamos abaixo o que você precisa saber sobre elas.
Conteúdo
É uma das ferramentas mais famosas do mercado e uma das mais utilizadas no mundo. Possui uma versão de entrada gratuita. Suas funcionalidades incluem listas personalizadas, segmentação de campanhas, mensuração de resultados e integração com outras plataformas, como Shopify e Google Analytics.
Um ponto positivo do MailChimp é que ele possui templates que usam o sistema drag and drop (arrastar e soltar) e agilizam bastante a criação dos layouts. Além disso, o acesso gratuito permite o envio de até 12 mil mensagens por mês — para uma base de até 2 mil contatos.
Infelizmente, a ferramenta só está disponível em inglês e não oferece um suporte em nível estratégico. Todo o atendimento é via e-mail e/ou chamados. Há quem critique o custo-benefício da versão paga, já que existem outras opções mais em conta.
Competindo com o MailChimp em popularidade, o GetResponse não possui uma versão gratuita, mas um teste de 30 dias está disponível. É possível realizar campanhas, fazer testes A/B, criar formulários e Landing Pages, entre outras funções.
Como vantagens, o GetResponse tem mais de 500 laytous de e-mail disponíveis, um preço razoável e um bom suporte, além de estar disponível também em português. No entanto, apesar de possuir algumas funções de automação, elas são bem limitadas.
É uma das plataformas de automação mais utilizadas do mundo e uma das queridinhas dos profissionais de marketing. Permite a configuração de campanhas, newsletter, autoresponders, formulários etc. Ela também possibilita a segmentação de campanhas e o acompanhamento de resultados.
Seu custo-benefício é considerado bom, especialmente para quem envia um grande número de e-mails. Por ser uma ferramenta bem completa, seu uso exige um pouco mais de experiência dos profissionais — disponível em inglês.
O foco dessa ferramenta é a automação das campanhas de marketing. Ela possui um editor de e-mail bem completo e permite acompanhar todo o fluxo de nutrição dos leads, cantando também com um CRM (Customer Relationship Management).
O CRM é uma forma de acompanhar todo o histórico do cliente ou contato. Assim, com essa ferramenta, você pode enviar e-mails personalizados, baseados nas compras ou visitas feitas.
Apesar disso, o ActiveCampaign também possui alguns pontos negativos. Os relatórios são bem limitados e o processo de criação dos layouts pode ser demorado. Em contrapartida, o preço é bastante acessível, a partir de US$ 9 por mês.
Segue a mesma linha do MailChimp e também possui um plano gratuito que permite utilizar até 2 mil contatos e 14 mil mensagens por mês. O designer de e-mail também usa o recurso drag and drop e todas as mensagens são responsivas (se adaptam à tela utilizada para ler).
É possível fazer testes A/B e obter relatórios em tempo real. Como pontos positivos, o design do Benchmark é bem limpo e fácil de usar e a ferramenta também está disponível em português.
Não serve apenas para gerir o e-mail marketing, mas é também uma ferramenta bem completa de CRM e vendas. Com ela, é possível fazer automação de vendas, pagamentos, vendas online e, claro, criar e gerenciar campanhas de marketing.
O InfusionSoft também permite a integração com plataformas de e-commerce e acompanhamento do comportamento dos usuários no site. No entanto, por ser um sistema completo, o preço é mais alto do que os demais e não é indicado para iniciantes.
É uma ferramenta de criação de campanhas com foco na mensuração e otimização dos resultados. Possui um editor simples de usar e é possível personalizar as suas campanhas, adequando-as aos seus contatos.
A integração com o Analytics permite a análise de resultados com precisão. Porém, está disponível apenas em inglês e os planos custam a partir de US$ 9 por mês.
A ideia do iContact é integrar todos os seus clientes e contatos de diferentes fontes e aplicativos. Ele permite a segmentação das suas listas e a configuração de campanhas baseadas nos interesses e comportamentos dos usuários.
No entanto, não permite a integração com Gmail ou outras ferramentas de e-mail. Também não possui um bom suporte e não tem versão em português.
A Mailbiz é muito mais do que uma ferramenta para gestão de e-mail marketing. Além das funcionalidades do software, a Mailbiz oferece uma consultoria estratégica para auxiliar lojas virtuais a aumentar expressivamente o engajamento e as vendas de modo sustentável. A consultoria estratégica é prestada pelo time de Sucesso do Cliente, composto por especialistas em e-mail marketing para e-commerce. Cada cliente terá um Analista do Sucesso do Cliente à sua disposição para melhorar seus resultados de modo constante.
Por isso, entra para a lista das melhores ferramentas de e-mail marketing do mercado. Recentemente, a Mailbiz foi listada entre as plataformas de e-mail marketing mais utilizadas pelos e-commerces brasileiros na pesquisa E-Commerce Trends da Rock Content.
Existem diversas empresas brasileiras atingindo resultados expressivos usando a Mailbiz. Você pode descobrir quais são elas verificando estes cases.
As funções da ferramenta Mailbiz incluem integração com diversas plataformas de e-commerce, CRM e Google Analytics, realização de Teste A/B, segmentação de contatos, modelos de e-mail otimizados para e-commerce, envio de mensagens personalizadas, mensuração de resultados e muito mais.
Assim, a sua empresa tem muito a ganhar com a Mailbiz, especialmente se for um e-commerce.
Para finalizar, ressaltamos que, independentemente da ferramenta escolhida, a comunicação por e-mail precisa fazer parte das suas estratégias de marketing e vendas. Muito mais importante do que a ferramenta é a estratégia que você vai adotar e como você conduzirá as operações no dia-a-dia. Afinal, só com conhecimento você conseguirá utilizar toda a tecnologia que a ferramenta pode lhe oferecer.
Unindo uma boa ferramenta de e-mail marketing a um alto conhecimento estratégico, esse canal tem tudo para alavancar seu negócio!
Quer melhorar suas campanhas de e-mail marketing? Entre em contato conosco e saiba como isso é possível!