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Para que seus investimentos sejam sempre otimizados e tenham desempenhos cada vez melhores, é essencial mensurá-los sistematicamente. Pensando nisso, criamos esse post sobre como calcular o ROI, para mostrar a importância que esse monitoramento possui para sua empresa desenvolver um marketing de resultados.
Se interessou? Então, leia agora mesmo nosso artigo sobre um dos desafios do e-commerce: calculando e mantendo um bom retorno sobre investimento.
Conteúdo
Para a construção de uma boa estratégia de marketing, é necessário medir o retorno sobre os investimentos feitos. Para fazer esse cálculo, muitas empresas utilizam o ROI. Você sabe o significado de ROI?
Essa sigla vem do inglês (Return On Investment) e significa o retorno proveniente de cada investimento feito por você no marketing digital. Ele visa calcular quanto dinheiro retornou sobre o investimento realizado, possibilitando avaliar a eficácia de uma campanha ou de um período inteiro.
Ele permite avaliar o desempenho do dinheiro gasto tanto a curto quanto a médio e longo prazo. Quando a sua medição é feita para saber o retorno imediato, são levados em consideração os valores das vendas imediatas. Por exemplo, sua empresa fez uma campanha de links patrocinados pelo Google AdWords. Para medir o ROI, fazemos o cálculo para descobrir quantos reais foram gerados em venda para cada um real investido nesta campanha.
Contudo, muitos clientes que compraram pela primeira vez em uma ocasião como essa podem retornar futuramente para novas compras. Dessa forma, os investimentos, muitas vezes, trazem retorno a médio e longo prazo, aparecendo no Google Analytics como venda a partir “acesso direto” normalmente. Esse tipo de venda se torna impossível de calcular o ROI, por isso temos de nos focar no cálculo de ROI de curto prazo para ter uma mensuração 100% exata.
O ROI no marketing digital é calculado a partir da seguinte fórmula:
ROI = Receita obtida
Investimento
Ou seja, é preciso dividir a Receita pelo valor de Investimento na campanha ou no período em determinada mídia.
Por exemplo: uma loja online de cosméticos investe um valor de R$ 500,00 em anúncios no Instagram e consegue vender R$ 4.000,00 em produtos como resultado desse investimento.
Colocando na fórmula, basta dividir a receita (4.000) pelo investimento (500), obtendo o valor do ROI que, nesse caso, foi de 8.
Isso quer dizer que a cada R$ 1,00 investido, foi gerado R$ 8,00 de faturamento. Outra interpretação que podemos fazer, ao dividir 1 por 8, é que foi gasto em marketing 12,5% da receita obtida.
Para que uma campanha de marketing tenha sucesso, um dos desafios do e-commerce é mensurar sempre o ROI de cada uma das mídias que você trabalha. Com ele calculado, é possível saber quais mídias geram resultados melhores e quais não trazem um bom retorno. Assim, se torna mais fácil otimizar o seu investimento em marketing!
Com a medição do ROI, tudo aquilo que não gera um bom retorno pode ser removido da estratégia, reduzindo o desperdício de tempo e dinheiro em estratégias ineficazes. Ao mesmo tempo, é possível aumentar os investimentos nas táticas que trazem um melhor ROI, tornando os gastos com marketing mais assertivos.
E aí? Pronto para encarar um dos principais desafios do e-commerce e melhorar muito o seu retorno sobre investimento no marketing digital? Então, comece a colocar essa métrica em prática e boa sorte!
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