🛒 O WhatsApp chegou na Mailbiz! Conheça o Jornadas PRO e venda até 3x mais! Comece agora 

fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

DMARC: o que é e como impacta a sua entregabilidade

  • timer 25/01/2024
  • 4 min de leitura

Google e Yahoo! anunciaram que, a partir de fevereiro de 2024, irão reforçar os requisitos de autenticação dos e-mails. E se o seu negócio é um remetente em massa, que envia 5 mil e-mails ou mais por dia, é preciso ficar realmente de olho nessas exigências, que podem impactar bastante a sua entregabilidade.

Leia mais:

>> Google Analytics 4 para e-commerce: melhores caminhos de conversão e jornada do consumidor

>> Confira as principais tendências do e-commerce para 2024

A medida busca ajudar as empresas a serem mais eficazes na identificação e no bloqueio de mensagens maliciosas, além de organizar as caixas de entrada dos usuários. Entre as melhores práticas estabelecidas, está a configuração da entrada DMARC (da sigla em inglês Domain-based Message Authentication, Reporting and Conformance) no DNS do seu domínio.

DMARC e entregabilidade na prática

O DMARC padroniza a forma com que os e-mails são verificados pelos servidores usando o SPF (Sender Policy Framework) e o DKIM (Domain Keys Identified Mail). Sendo assim, configurar o DMARC significa que você estará compartilhando com os servidores de e-mail informações técnicas sobre as mensagens disparadas aos seus destinatários.

Desta forma, você garante a proteção da reputação dos seus envios, o que é fundamental para quem trabalha com e-mail marketing. Esse processo dá ao legítimo proprietário de um domínio a possibilidade de solicitar que mensagens ilegítimas (como spam ou phishing) não cheguem à caixa de entrada dos clientes.

De maneira geral, o DMARC tem a função de proteger tanto empresas quanto consumidores contra a falsificação de domínios de e-mails. Por exemplo, se uma mensagem é enviada por alguém mal-intencionado, como alguém de fora da organização ou até mesmo um colaborador não autorizado, o DMARC pode ser usado para detectar essa atividade que não estava programada. Assim, é possível solicitar que as mensagens enviadas indevidamente sejam bloqueadas ou descartadas, quando chegarem ao destino.

Como melhorar a sua entregabilidade

Antes de falarmos sobre como é possível melhorar a entregabilidade das suas mensagens, venha com a gente entender a diferença entre uma simples entrega e a entregabilidade em si. Quando um e-mail é entregue com sucesso, significa simplesmente que ele foi enviado para o destinatário pretendido. Já a entregabilidade se refere especificamente à capacidade de entregar e-mails na caixa de entrada dos usuários.

Depois que você aperta o botão de “Enviar”, o e-mail percorre um longo caminho até chegar à caixa de entrada pretendida. Nesta viagem, existem filtros que qualificam o e-mail como malicioso ou não confiável. Um deles é o filtro de spam.

Esse filtro tem o papel de conferir informações como a reputação do remetente, o engajamento com o cliente e o conteúdo do e-mail, levando a sua mensagem para a caixa de entrada ou então para a pasta de spam. Essa filtragem é fundamental para impedir que conteúdos considerados maliciosos ou não confiáveis cheguem aos consumidores, mas infelizmente ela também pode acabar barrando as suas mensagens bem intencionadas.

E alguns fatores influenciam bastante para isso, conforme podemos conferir a seguir:

1. Utilize autenticações no DNS do seu domínio

Já que estamos falando em DMARC, não custa nada lembrar que os principais provedores de e-mail exigem pelo menos as autenticações SPF e DKIM propriamente configuradas. Sua ferramenta de e-mail marketing deve permitir que você tenha estas autenticações funcionando.

2. Estabeleça uma sólida reputação de remetente

Isso é o que os provedores usam para determinar se o seu e-mail é confiável e, assim, entregá-lo na caixa de entrada. Não se esqueça que as suas taxas de abertura e de cliques são diretamente impactadas pela reputação do remetente.

3. Ofereça um conteúdo atraente

Ser atrativo e manter uma comunicação frequente é uma das formas mais efetivas de ser relevante para o seu cliente e mostrar para os provedores que você é confiável. Preocupe-se com uma boa linha de assunto, mescle texto e imagens no corpo do e-mail e insira o máximo de links possíveis para incentivar os contatos a acessarem o seu site. Adicione links intuitivos na campanha, como em um logo da marca, um banner, um menu de categorias, produtos, redes sociais, etc. Dessa forma você aumentará as chances de tráfego do e-mail para o seu e-commerce.

4. Peça ajuda ao seu público

Não tenha medo de solicitar aos seus clientes para adicioná-lo às listas de endereços confiáveis. Isso marca você como um remetente conhecido e melhora a capacidade de entrega de e-mails futuros, o que gera uma melhoria de reputação em longo prazo.

5. Desapegue dos contatos inativos

É importante reconhecer que você pode ter contatos desinteressados. E não excluir os endereços de e-mail inválidos de seus envios vai prejudicar ainda mais a capacidade de entrega das suas mensagens.

Crie uma lista de contatos que não se envolveram com os seus últimos e-mails e elabore campanhas de reengajamento com ofertas especiais. Caso não dê certo, desapegue. Ainda nesse contexto, certifique-se de monitorar as taxas de rejeição de cada campanha enviada.

6. Não compre listas de e-mails

Enviar e-mail marketing para quem não permitiu esse contato ou não está interessado pode levar a muitas rejeições e descadastros. Isso prejudicará a sua capacidade de entrega e a sua reputação de remetente.

Por isso, comprar listas nunca é uma boa ideia. Isso sem falar que agora, mais do que nunca, a preocupação com os dados e as suas devidas autorizações por parte dos clientes exige muita atenção em função da LGPD.

7. Invista em uma boa ferramenta de e-mail marketing

De nada adianta trabalhar corretamente em busca de uma boa taxa de entregabilidade, se você não conta com uma ferramenta de e-mail marketing que se preocupa com isso também. É papel da ferramenta, por exemplo, a detecção de hard bounces e higienização das listas de contato.


Quer atuar em parceria com uma plataforma que segue as melhores práticas requisitadas pelos provedores de e-mail? Entre em contato com a Mailbiz! Nossos especialistas estão à sua disposição para ajudar o seu negócio a decolar.

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.