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Os esforços de marketing são constantes para agregar valor às empresas. Por meio de mídias sociais, ações específicas e e-mail marketing, é possível atrair o público-alvo e engajá-lo. O que se busca, na maioria das vezes, é a conversão e o aumento do Retorno sobre Investimento (ROI).
Nesse cenário, algo que pode ser complementar é a utilização de E-mail Referral Campaign, criando campanhas que convertem!
Conteúdo
Conhece o marketing boca a boca? Como já dito, há muitas formas de divulgar o seu negócio, produto ou serviço. Porém, o que se vê muito é o quanto as pessoas estão em busca de informações sobre determinada marca, isto é, são influenciadas por comentários de outros clientes satisfeitos ou não.
O E-mail Referral Campaign nada mais é do que uma campanha de marketing via e-mail que busca induzir o usuário/cliente a indicar o produto, marca para outra pessoa — como se fosse um boca a boca virtual.
Dessa forma, o cliente pode referenciar a empresa para amigos e familiares, seja compartilhando a última compra, recebendo desconto se indicar para um amigo ou até ganhando brindes ao fornecer um novo contato.
Há muitos benefícios em investir em E-mail Referral Campaign e um deles é a segmentação. Conforme você pesquisa o histórico e o comportamento dos clientes, consegue segmentar cada vez mais o assunto do e-mail, personalizando e dando mais credibilidade para a relação entre cliente e empresa.
Além disso, o e-mail é um tipo de ferramenta que pode ser automatizada, trazendo maior agilidade ao dia a dia do empreendimento.
Para conseguir fazer e-mail Referral Campaign siga as nossas dicas abaixo!
Antes de começar a enviar e-mails, pedindo uma referência para cada cliente na sua lista, é fundamental partir para os clientes que estão realmente interessados no seu serviço.
A melhor maneira de descobrir quem são os seus clientes fiéis é por meio do Net Promoter Score (NPS). Para descobrir o NPS de sua empresa, envie aos seus clientes uma pesquisa com o seguinte questionamento: “Qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa para um amigo ou colega?”. As respostas são baseadas em uma escala de 0 a 10, em que 0 faz referência à menor propensão de indicar e 10 a maior.
As devolutivas podem ser categorizadas da seguinte forma:
Você também pode observar o comportamento do cliente para entender a afinidade de alguém para a sua empresa. Por exemplo, clientes fiéis, que estão há anos com você seriam referências boas. A interação positiva nas mídias sociais pode ser um sinal de fidelidade também.
Nesses casos, compensa você utilizar a ferramenta CRM, para organizar o banco de dados dos clientes, de modo a descobrir e rastrear o histórico, elogios e até quem foi indicado por meio de cada lead.
Você também não pode se esquecer de personalizar as campanhas de e-mail marketing. Afinal, nem todos os clientes vão agir da mesma forma. Logo, utilize calls-to-actions diferentes e faça com que o e-mail seja simples e claro.
Reveja o perfil de cada cliente fidelizado e personalize a linguagem, a divulgação dos produtos e dos serviços. Mande brindes, peça para compartilharem para ganhar um desconto e promova o engajamento.
Com uma boa estratégia de E-mail Referral Campaign, a conversão é mais eficaz. Gostou desse conteúdo? Então, aproveite e acompanhe mais postagens nossas no nosso Facebook e no nosso Twitter!