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E-mail Referral Campaign: criando campanhas que convertem!

  • timer 03/01/2017
  • 3 min de leitura

Os esforços de marketing são constantes para agregar valor às empresas. Por meio de mídias sociais, ações específicas e e-mail marketing, é possível atrair o público-alvo e engajá-lo. O que se busca, na maioria das vezes, é a conversão e o aumento do Retorno sobre Investimento (ROI).

Nesse cenário, algo que pode ser complementar é a utilização de E-mail Referral Campaign, criando campanhas que convertem!

O que é E-mail Referral Campaign?

Conhece o marketing boca a boca? Como já dito, há muitas formas de divulgar o seu negócio, produto ou serviço. Porém, o que se vê muito é o quanto as pessoas estão em busca de informações sobre determinada marca, isto é, são influenciadas por comentários de outros clientes satisfeitos ou não.

O E-mail Referral Campaign nada mais é do que uma campanha de marketing via e-mail que busca induzir o usuário/cliente a indicar o produto, marca para outra pessoa — como se fosse um boca a boca virtual.

Dessa forma, o cliente pode referenciar a empresa para amigos e familiares, seja compartilhando a última compra, recebendo desconto se indicar para um amigo ou até ganhando brindes ao fornecer um novo contato.

Quais são os benefícios de investir nessa estratégia?

Há muitos benefícios em investir em E-mail Referral Campaign e um deles é a segmentação. Conforme você pesquisa o histórico e o comportamento dos clientes, consegue segmentar cada vez mais o assunto do e-mail, personalizando e dando mais credibilidade para a relação entre cliente e empresa.

Além disso, o e-mail é um tipo de ferramenta que pode ser automatizada, trazendo maior agilidade ao dia a dia do empreendimento.

Como fazer uma E-mail Referral Campaign?

Para conseguir fazer e-mail Referral Campaign siga as nossas dicas abaixo!

1. Localize seus promotores

Antes de começar a enviar e-mails, pedindo uma referência para cada cliente na sua lista, é fundamental partir para os clientes que estão realmente interessados no seu serviço.

A melhor maneira de descobrir quem são os seus clientes fiéis é por meio do Net Promoter Score (NPS). Para descobrir o NPS de sua empresa, envie aos seus clientes uma pesquisa com o seguinte questionamento: “Qual é a probabilidade de você recomendar a nossa empresa para um amigo ou colega?”. As respostas são baseadas em uma escala de 0 a 10, em que 0 faz referência à menor propensão de indicar e 10 a maior.

As devolutivas podem ser categorizadas da seguinte forma:

  • Alguém que escolhe 0-6 na escala é rotulado como um “detrator”;
  • Pessoas que escolheram 7-8 são “passivas”;
  • “Promotores” são aqueles que responderam 9 ou 10. São os clientes que você deseja enviar a sua campanha de e-mail de referência para obter os melhores resultados.

 

2. Examine compras anteriores e a atividade do cliente

Você também pode observar o comportamento do cliente para entender a afinidade de alguém para a sua empresa. Por exemplo, clientes fiéis, que estão há anos com você seriam referências boas. A interação positiva nas mídias sociais pode ser um sinal de fidelidade também.

Nesses casos, compensa você utilizar a ferramenta CRM, para organizar o banco de dados dos clientes, de modo a descobrir e rastrear o histórico, elogios e até quem foi indicado por meio de cada lead.

3. Personalize

Você também não pode se esquecer de personalizar as campanhas de e-mail marketing. Afinal, nem todos os clientes vão agir da mesma forma. Logo, utilize calls-to-actions diferentes e faça com que o e-mail seja simples e claro.

Reveja o perfil de cada cliente fidelizado e personalize a linguagem, a divulgação dos produtos e dos serviços. Mande brindes, peça para compartilharem para ganhar um desconto e promova o engajamento.

Com uma boa estratégia de E-mail Referral Campaign, a conversão é mais eficaz. Gostou desse conteúdo? Então, aproveite e acompanhe mais postagens nossas no nosso Facebook e no nosso Twitter!

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