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O e-mail marketing é uma das mais poderosas ferramentas que você tem à disposição para direcionar o seu público até a venda. Mas, para ter sucesso, você precisa implementar uma estratégia eficiente: é aí que entra a importância do CTA no e-mail marketing.
CTA é a abreviação de call-to-action, ou chamada para a ação. Basicamente, é um convite à próxima ação que você quer que o seu público execute após ter contato com aquele conteúdo.
É algo que vai além de “compre já”: você deve levar em consideração os seus objetivos e as características da sua audiência para implementar a comunicação adequada.
Se o CTA não for estratégico, você não vai conseguir direcionar o seu público para o próximo estágio. Ele vai abandonar o seu e-mail sem executar as ações que levariam até o clique e a um possível fechamento do negócio. E isso significa que o seu esforço foi em vão.
Conteúdo
O CTA é um dos elementos mais estratégicos que o e-mail marketing possui à disposição para impactar o público e direcioná-lo ao seu objetivo. Sem uma estratégia sólida nesse sentido, seu conteúdo pode se tornar ineficiente.
Tudo o que é produzido no marketing digital precisa ter um propósito. Se o seu conteúdo não tem CTA, é como se fosse um beco sem saída. Você tem que estar sempre direcionando o seu público para os próximos passos na jornada de compra, eventualmente chegando ao ponto em que ocorre a conversão.
Só que, para trazer todos esses benefícios, o CTA no e-mail marketing precisa ser eficiente. Determinadas táticas são mais certeiras do que outras, portanto você deve implementar uma estratégia de qualidade nesse ponto.
Use verbos de ação que imprimam um senso de urgência. Qualifique o seu CTA ao trazer uma redação que agregue valor para aquela oferta. É a diferença de um simples “baixe agora” para um “baixe o e-book gratuito”. O segundo exemplo é mais específico e atrativo.
O seu CTA precisa ter tudo a ver com o seu público-alvo. O que é eficiente para um tipo de pessoa pode não ser para outro. Analise bem qual maneira de comunicação costuma ser efetiva com os seus clientes em potencial, levando em conta sexo, idade, formação, localização e outros fatores.
Além de acertar na redação do seu CTA, ele também deve contar com elementos eficientes que ajudem a direcionar o seu público ao ponto que você deseja.
Isso significa usar cores de destaque e posicioná-lo em pontos estratégicos do espaço. Nada impede que você tenha mais de um CTA em um mesmo e-mail marketing: um no topo e outro ao final, por exemplo.
Agora que você sabe da importância do CTA no e-mail marketing, já possui todas as ferramentas que precisa para acertar. Lembre-se de manter a sua estratégia em constante renovação, sempre observando seus resultados e fazendo ajustes que se mostrem necessários.
Como você pretende começar a sua estratégia de CTA no e-mail marketing? Conte para a gente nos comentários!