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5 melhores ferramentas de análise de dados para conhecer
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5 melhores ferramentas de análise de dados para conhecer

  • timer 13/08/2024
  • 4 min de leitura

O comportamento do consumidor vem mudando ao longo do anos devido aos avanços tecnológicos e ao crescente uso dos dispositivos móveis. Com isso, um grande volume de dados é produzido diariamente. Quando eles são analisados da forma correta, podem impulsionar a gestão do seu negócio.

As tecnologias de análise de dados facilitam a visualização e o entendimento dos processos do seu negócio. Cada tecnologia apresenta as informações de formas diferentes e algumas possibilitam a personalização. Confira o conteúdo abaixo e saiba mais sobre o assunto!

1. Power BI

Essa ferramenta permite a visualização de dados de modo dinâmico, ideal para facilitar a gestão do seu negócio. O Power BI reúne diferentes tipos de dados para análise, apresentando as informações por meio de painéis ou relatórios. Ainda, essa tecnologia permite compartilhar os relatórios com outros integrantes da sua equipe.

O Power BI é intuitivo de usar, porém algumas funcionalidades podem ser limitadas ou o uso torna-se complexo quando integrado com outras ferramentas.

Confira também: Conheça 7 métricas para avaliar uma campanha de e-mail marketing

2. Excel

O software mais famoso dessa lista, o Excel, é capaz de gerenciar um alto volume de dados, além das funcionalidades mais conhecidas, como cálculos, gráficos e criação de planilhas. Essa ferramenta conta com uma interface fácil de utilizar, o que pode ser vantajoso para usuários que estão começando a trabalhar com dados.

Mesmo que você opte por outras ferramentas de análise de dados, é essencial ter um conhecimento em Excel, pois provavelmente você vai lidar com a integração dessas planilhas.

3. Looker Studio

O Looker Studio é uma ferramenta desenvolvida pelo Google para análise de dados. Ela possibilita a criação de painéis e relatórios fáceis de interpretar, com tabelas e gráficos. Além disso, essa tecnologia integra-se com outras ferramentas, como o Excel e o Google Analytics 4 para o cruzamento de dados, assim, é possível fornecer insights para suas estratégias e ações.

4. Tableau

Essa ferramenta de análise de dados foi fundada na Universidade de Stanford e é considerada uma das melhores do mercado, porém não conta com versão gratuita. O Tableau permite analisar dados de diferentes fontes de modo simultâneo com dashboard interativo e fácil de visualizar.

A vantagem dessa ferramenta é ser compatível com vários tipos de dados, além de permitir o compartilhamento automático dos painéis.

5. Python

Existem algumas linguagens de programação que são utilizadas para fazer a análise de dados. Isso porque essas ferramentas conseguem coletar, organizar e manipular diferentes tipos de dados, como o Python. A vantagem dessa linguagem é sua facilidade de uso para calcular uma grande variedade de fórmulas simples e complexas.

Qual a importância das ferramentas de análise de dados?

Com essas ferramentas, estrategistas e líderes da empresa conseguem tomar melhores decisões por meio de informações confiáveis. Além disso, podem traçar estratégias para aumentar a taxa de conversão, conhecer o perfil dos clientes e outras ações de vendas e marketing.

Como escolher a melhor ferramenta de análise de dados?

Para escolher a ferramenta ideal para o seu negócio, é preciso considerar suas necessidades, por exemplo, há softwares com funcionalidades direcionadas para o mercado financeiro e outro para a área da saúde. Além disso, ouça a opinião dos usuários que já testaram a ferramenta, pois, se ela for complexa, é preciso oferecer treinamento para que a sua equipe consiga utilizá-la da forma correta.

Outro ponto importante a ser analisado é a compatibilidade com diferentes tipos de dados, assim, você pode utilizar as informações já coletadas ao longo desses anos e integrar outras ferramentas que utiliza.

Como usar a análise de dados comportamentais nas suas ações?

Os dados comportamentais são as informações utilizadas nas estratégias de marketing digital, pois eles mostram os hábitos de consumo dos clientes. Dessa forma, as empresas conseguem saber o que os consumidores compram com frequência, quando eles costumam realizar suas aquisições e mais. Com essas informações, é possível criar uma jornada do cliente e abordá-lo de forma eficiente.

Esses dados podem ser coletados de diferentes fontes, como sites, aplicativos, CRM, internet das coisas (IoT), visualização de produtos e compras. Com todas essas informações, as ferramentas de análise de dados conseguem processá-los e transformá-los em informações úteis, em forma de gráficos ou painéis para facilitar o entendimento do usuário.

Isso permite fazer análises mais profundas, como o motivo de um cliente visualizar um produto várias vezes, mas não adquiri-lo. Com esses insights, sua empresa consegue traçar estratégias eficientes para proporcionar uma experiência personalizada ao cliente ou entender suas necessidades e atendê-las.

Importância dos dados comportamentais para o marketing

Grandes empresas utilizam os dados comportamentais nas suas estratégias de marketing e conquistam ótimos resultados, transformando leads em clientes. Confira os exemplos abaixo.

Mailbiz

Garantir que seus clientes voltem a comprar é uma das chaves para o sucesso. A Mailbiz entende essa necessidade e desenvolveu uma solução exclusiva para potencializar essa estratégia: o módulo Impulse, um CRM exclusivo para e-commerces.

O Impulse é projetado para transformar os dados da última compra de seus clientes em uma poderosa ferramenta de retenção. Com ele, você pode criar campanhas recorrentes que recomendam produtos, categorias e marcas de forma personalizada, baseada no histórico do cliente. Isso não só aumenta a chance de recompra, mas também reforça o relacionamento do cliente com sua marca.

O módulo Impulse automatiza esse processo, tornando a estratégia de CRM ainda mais eficiente e lucrativa. Além de economizar tempo, maximizar os resultados, gerar mais vendas e fidelizar a base de clientes.

Amazon

A Amazon utiliza a análise de dados comportamentais para recomendar produtos aos usuários. Para que essa estratégia seja eficiente, são considerados alguns fatores, como os produtos adquiridos e visualizados, além do estilo, das cores, da ordem dos produtos e mais.

Netflix

A empresa de streaming Netflix utiliza grandes quantidades de dados comportamentais para recomendar as melhores opções para cada usuário. Além disso, a empresa também usa essas informações para expandir o seu serviço em novos locais.

Como vimos, as ferramentas de análise de dados são necessárias para impulsionar a sua empresa e conquistar os resultados esperados. Para conhecer outros conteúdos sobre tecnologia, ferramentas e gestão, continue aqui no blog da Mailbiz e confira 10 características que os e-commerces de sucesso têm. Até lá!

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