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Você também usa o smartphone no seu dia a dia para verificar e-mails, pedir um carro de aplicativo, encomendar um delivery, fazer compras online? Pois saiba que você não está sozinho: o Relatório de Apps Mobile de Compras, da Liftoff, mostrou que, em 2021, o mercado de m-commerce gerou uma receita de R$ 95,5 milhões e representou 53% das vendas do e-commerce nacional. Portanto, não restam dúvidas que o e-mail marketing para mobile é um aliado cada vez mais importante para alavancar os resultados do e-commerce.
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Conteúdo
Uma pesquisa da Custora aponta que e-mails marketing abertos em smartphones ou tablets estão superando os e-mails lidos em desktops em termos de números de m-commerce. Os e-mails no desktop geram cerca de 20% das vendas do m-commerce, enquanto e-mails em smartphones geram cerca de 26% das vendas e e-mails em tablets geram aproximadamente 23%.
Esse crescimento tanto do acesso a e-mails por dispositivos móveis quanto das compras feitas nesse modelo pode ser explicado pela praticidade e agilidade que o mobile proporciona aos consumidores, como:
Como falamos, o e-mail marketing para mobile tem um enorme potencial para aumentar as conversões no m-commerce. E para alavancar ainda mais os seus resultados, reunimos algumas dicas de como otimizar as suas campanhas pensando nos clientes de smartphones e tablets. Confira!
O assunto do e-mail para mobile deve envolver o consumidor nos primeiros 40 caracteres, garantindo que ele será lido e compreendido de forma quase instantânea pelo destinatário. Lembre-se: a linha de assunto é crucial para que o consumidor decida se o seu e-mail será aberto ou não, seja pelo desktop ou pelo mobile.
Além disso, também é necessário explorar o pré-cabeçalho, ou pré-header. Ele serve para explicar o conteúdo do seu e-mail para o cliente. Portanto, trabalhe o seu texto de pré-cabeçalho, que também precisa ser curto e complementar a sua linha de assunto.
Especialmente nas campanhas de e-mail marketing para mobile, é fundamental incluir os botões de acesso às mídias sociais da sua marca. Essa é uma porta aberta para os consumidores acessarem diretamente pelo smartphone páginas como Facebook e Instagram da loja virtual, onde eles encontram mais informações sobre produtos, vídeos tutoriais, contato para tirar dúvidas, entre outras facilidades, tudo isso com o propósito de incentivar as suas vendas.
Segundo o SAGE Handbook of Political Communication, o cérebro humano processa uma informação visual 60 mil vezes mais rápido do que decifra um texto. Logo, a imagem é extremamente relevante para complementar a mensagem principal do seu e-mail marketing.
No entanto, é comum que imagens e vídeos aumentem o tempo de carregamento dos e-mails. Mas é possível usar algumas estratégias, adequando a resposta do mobile para mostrar esse conteúdo visual.
Utilize a análise de dados da sua loja virtual para verificar as métricas de comportamento do cliente, como o quanto ele acessa o seu site pelo smartphone, o tempo gasto na sua loja online, a localização dele etc. e segmente a sua base de acordo com cada perfil. A partir disso, é possível personalizar o seu envio e ativar esses leads pelo canal que eles mais usam, ou seja, o mobile.
Assim, oferecendo os produtos e serviços que mais interessam para os seus clientes, somado ao formato de e-mail com o qual eles mais se identificam, maiores são as suas chances de gerar conversões.
As vendas por dispositivos móveis estão evoluindo a cada ano, abrindo novos caminhos para as marcas aplicarem as melhores estratégias de comunicação com o seu público. Mas se você ainda tem dúvidas sobre como começar a usar o e-mail marketing para mobile no seu e-commerce, entre em contato com a gente, os nossos especialistas estão preparados para alavancar os resultados do seu negócio.