Explore os principais insights de marketing por e-mail, WhatsApp e CRM. Baixe grátis o CRM Report 2024!

voltar Voltar
voltar Voltar

M-commerce: por que apostar no e-mail marketing para mobile

  • timer 26/01/2023
  • 3 min de leitura

Você também usa o smartphone no seu dia a dia para verificar e-mails, pedir um carro de aplicativo, encomendar um delivery, fazer compras online? Pois saiba que você não está sozinho: o Relatório de Apps Mobile de Compras, da Liftoff, mostrou que, em 2021, o mercado de m-commerce gerou uma receita de R$ 95,5 milhões e representou 53% das vendas do e-commerce nacional. Portanto, não restam dúvidas que o e-mail marketing para mobile é um aliado cada vez mais importante para alavancar os resultados do e-commerce

Leia mais: 
>> Push notification para vender mais: 4 dicas de como usar essa solução 
>> 4 diferenciais para aplicar no seu e-commerce e aumentar as vendas 

Como o e-mail marketing para mobile ajuda nas vendas? 

Uma pesquisa da Custora aponta que e-mails marketing abertos em smartphones ou tablets estão superando os e-mails lidos em desktops em termos de números de m-commerce. Os e-mails no desktop geram cerca de 20% das vendas do m-commerce, enquanto e-mails em smartphones geram cerca de 26% das vendas e e-mails em tablets geram aproximadamente 23%. 

Esse crescimento tanto do acesso a e-mails por dispositivos móveis quanto das compras feitas nesse modelo pode ser explicado pela praticidade e agilidade que o mobile proporciona aos consumidores, como: 

  • Flexibilidade: os usuários podem navegar nas lojas online a qualquer momento, além de poderem visualizar os seus e-mails em qualquer lugar. 
  • Melhor experiência: otimizar e-mails para dispositivos móveis reforça a atenção que a loja tem com a jornada do cliente, eliminando, assim, as chances de a mensagem ser marcada como spam. 
  • Localização específica: os smartphones permitem a detecção de localização, que pode ser usada para identificar tendências e dados demográficos de clientes regionais para oferecer vendas personalizadas. 
  • Alcance do cliente: além de acessar e-mails e canais de compras ser muito simples em dispositivos móveis, as notificações ainda alertam os usuários instantaneamente sobre promoções, novidades etc. 

4 dicas para usar o e-mail marketing para mobile

Como falamos, o e-mail marketing para mobile tem um enorme potencial para aumentar as conversões no m-commerce. E para alavancar ainda mais os seus resultados, reunimos algumas dicas de como otimizar as suas campanhas pensando nos clientes de smartphones e tablets. Confira! 

1. Assunto e pré-cabeçalho 

O assunto do e-mail para mobile deve envolver o consumidor nos primeiros 40 caracteres, garantindo que ele será lido e compreendido de forma quase instantânea pelo destinatário. Lembre-se: a linha de assunto é crucial para que o consumidor decida se o seu e-mail será aberto ou não, seja pelo desktop ou pelo mobile. 

Além disso, também é necessário explorar o pré-cabeçalho, ou pré-header. Ele serve para explicar o conteúdo do seu e-mail para o cliente. Portanto, trabalhe o seu texto de pré-cabeçalho, que também precisa ser curto e complementar a sua linha de assunto. 

2. Botões de mídias sociais 

Especialmente nas campanhas de e-mail marketing para mobile, é fundamental incluir os botões de acesso às mídias sociais da sua marca. Essa é uma porta aberta para os consumidores acessarem diretamente pelo smartphone páginas como Facebook e Instagram da loja virtual, onde eles encontram mais informações sobre produtos, vídeos tutoriais, contato para tirar dúvidas, entre outras facilidades, tudo isso com o propósito de incentivar as suas vendas. 

3. Imagens para mobile 

Segundo o SAGE Handbook of Political Communication, o cérebro humano processa uma informação visual 60 mil vezes mais rápido do que decifra um texto. Logo, a imagem é extremamente relevante para complementar a mensagem principal do seu e-mail marketing. 

No entanto, é comum que imagens e vídeos aumentem o tempo de carregamento dos e-mails. Mas é possível usar algumas estratégias, adequando a resposta do mobile para mostrar esse conteúdo visual. 

  • Priorize o uso apenas das imagens mais importantes que representam os seus produtos; 
  • Escolha os formatos mais leves e eficientes, como JPG e PNG para imagens e MP4 para vídeos; 
  • Comprima os arquivos para reduzir o peso de imagens e vídeos. 

4. Ativação dos leads 

Utilize a análise de dados da sua loja virtual para verificar as métricas de comportamento do cliente, como o quanto ele acessa o seu site pelo smartphone, o tempo gasto na sua loja online, a localização dele etc. e segmente a sua base de acordo com cada perfil. A partir disso, é possível personalizar o seu envio e ativar esses leads pelo canal que eles mais usam, ou seja, o mobile. 

Assim, oferecendo os produtos e serviços que mais interessam para os seus clientes, somado ao formato de e-mail com o qual eles mais se identificam, maiores são as suas chances de gerar conversões. 

As vendas por dispositivos móveis estão evoluindo a cada ano, abrindo novos caminhos para as marcas aplicarem as melhores estratégias de comunicação com o seu público. Mas se você ainda tem dúvidas sobre como começar a usar o e-mail marketing para mobile no seu e-commerce, entre em contato com a gente, os nossos especialistas estão preparados para alavancar os resultados do seu negócio.

Avalie esse post
Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.