[ Black Friday ] Aproveite 30% OFF na implantação e 1ª mensalidade só em novembro! Venha ver!

voltar Voltar
Mailbiz lança novo Dashboard de email marketing
voltar Voltar

Mailbiz lança novo Dashboard de email marketing

  • timer 24/08/2018
  • 4 min de leitura

Uma das maiores dificuldades de qualquer empresa que trabalha com marketing digital é conseguir entender, no detalhe, quais ações estão gerando bons resultados e quais não estão funcionando.
E se não conseguimos medir corretamente os resultados das nossas ações, infelizmente, o resultado é sempre o mesmo: decisões equivocadas .

Da mesma forma que você vai ao médico para descobrir qual é o seu problema e ele só indica um tratamento após fazer o correto diagnóstico, no mundo do e-mail marketing funciona da mesma forma.
Você só deve alterar pontos importantes da sua estratégia, como ferramenta de disparo, profissionais da equipe, frequência de envio, etc, após ter o correto diagnóstico do que está causando determinado problema de performance.

Contudo, na prática, o que vemos no dia-a-dia do marketing digital ainda é bastante amadorismo e a maior parte das empresas tomando decisões com base em “achismos”. E aí, sem dúvida, quem sai perdendo é sempre o negócio de quem age desta maneira.

Uma das decisões mais comuns no mundo do e-mail marketing, quando as coisas não vão bem, é trocar a ferramenta de e-mail marketing ou trocar os profissionais de marketing. Muitos gerentes e diretores tomam esse tipo de decisão sem qualquer base confiável de dados, gerando prejuízos para todo mundo e, de novo, principalmente para o próprio negócio.

Como já dizia Peter Drucker, “o que não pode ser medido não pode ser melhorado”. Nós aqui na Mailbiz acreditamos MUITO nisso. Tanto que seria impossível prestar serviços de consultoria em e-mail marketing sem saber fazer um diagnóstico claro e preciso da performance de cada cliente. Como indicar uma mudança na estratégia se não enxergamos o funil de vendas completo? Como saber qual métrica está boa ou está ruim sem ter todo o histórico de dados do e-commerce à disposição? É simplesmente impossível.

Focando esforços em aumentar a visibilidade da performance do e-mail marketing, nosso time trabalhou duro para lançar o mais completo Dashboard de e-mail marketing do Brasil.
Com ele, tomar decisões sobre a estratégia de e-mail marketing agora ficou muito mais fácil. Nosso novo Dashboard exibe não apenas o desempenho nas métricas essenciais do e-mail marketing, mas também se o valor da métrica é bom ou ruim para o seu negócio.

Isso é o que há de mais inovador no Dashboard. Simplesmente olhando os gráficos você já saberá se determinada métrica está com resultado bom ou ruim para a sua realidade.

Desta forma, todos os clientes atendidos pela Mailbiz podem enxergar claramente sua performance nos 4 pilares de performance do e-mail marketing:

1. CAPTAÇÃO

Representa o quanto o seu negócio consegue captar de e-mails em relação à meta diária de captação sugerida pela nossa ferramenta.

2. ENGAJAMENTO

Exibe como está o seu nível de engajamento, de 1 a 5, com as campanhas de e-mail marketing. Lembrando que medimos engajamento com base em sua frequência de envios, taxa de entrega, taxa de abertura, taxa de clique e taxa de descadastro.

3. VENDAS

Demonstra o seu desempenho de Vendas em determinado período, comparando Receita, Taxa de Conversão e Ticket Médio com seu próprio histórico anterior. Todos os dados de vendas são obtidos a partir de nossa integração com o Google Analytics.

4. ROI

Exibe a performance de Retorno sobre o Investimento no período filtrado, com um número de 1 a 5.

No novo Dashboard, o resumo da performance de toda a sua estratégia de e-mail marketing pode ser visualizado no box “Desempenho Geral”.

Veja abaixo um exemplo de Desempenho Geral:

 

O nível de captação de e-mails agora é facilmente visualizado em um gráfico, que mostra quantos novos e-mails seu negócio captou por dia. Veja abaixo:

 

Além de enxergar o resumo da sua performance no Desempenho Geral e do seu volume diário de Captação, você poderá visualizar todas as métricas de engajamento com um gráfico para cada uma delas:

 

Como você deve ter visto, todo o Dashboard possui cores intuitivas, que vão demonstrar, além do próprio número, se ele é bom ou ruim para o seu negócio.

E para os e-commerces, agora fica visível o funil completo de Vendas, que vai desde a captação de e-mails até o ROI (Retorno sobre o Investimento).

 

dashboard-funil-vendas
Cada etapa do funil tem cores para as métricas importantes, então é muito simples saber se cada uma das métricas está com bom desempenho ou não.

No exemplo ao lado, percebemos que há um desempenho ruim de captação diária de e-mails, que para este negócio, deveria ser maior do que 42 e-mails por dia.
Por outro lado, há um bom desempenho na Frequência de Envios do período filtrado.

Percebemos também que há problema na Taxa de Abertura, ela está muito baixa. Em relação a Taxa de Clique, está com desempenho um pouco abaixo da média.

Ao olharmos as métricas de Vendas, percebemos que a Taxa de Conversão está excelente para este negócio e o Ticket Médio está com desempenho mediano (nível 3 de 5).

 

É assim que se faz performance para e-mail marketing: entendendo o desempenho do funil em cada etapa e, ao diagnosticar problema em qualquer uma das etapas, poder contar com um consultor para tomar ações efetivas que transformem os resultados. Desta forma temos ajudado centenas de e-commerces pelo Brasil a alavancar os resultados de engajamento e vendas com e-mail marketing.

Nossa Consultoria agora está ainda mais capacitada e habilitada para conduzir lojas virtuais a um grande aumento de engajamento e vendas com e-mail marketing. E você, ainda está tomando decisões sem uma base confiável de dados?

Conte com a gente para profissionalizar de vez o seu e-mail marketing e atingir um nível de excelência de performance. Para falar com um de nossos consultores, é acesse aqui.

5/5 - 1 votos
Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.