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NRF 2023: tendências de varejo para seu e-commerce decolar!

  • timer 01/02/2023
  • 5 min de leitura

O evento NRF 2023, o maior do varejo mundial, ocorreu em 14 de janeiro e a Mailbiz esteve lá. A New Retail Federation ofereceu 4 dias de programação intensa e apresentou as tendências do mercado de varejo para 2023, incluindo importância dos dados, economia de consumo, sustentabilidade, hiperpersonalização, experiência do cliente, inteligência artificial e Figital (ou Phygital). O evento forneceu insights valiosos para a indústria de varejo. 

Conheça as tendências mais relevantes:

A era Figital (Phygital) – Integração completa de lojas físicas e online para uma experiência mais personalizada

Você já ouviu falar sobre o Figital? O termo vem do inglês phygital, que é uma combinação entre as palavras físico (physical) e digital. Na prática, é a integração total entre loja física e loja online. 

Comprar online e retirar na loja, ou visitar a loja e comprar online. Essa é a realidade do Figital.

Uma tendência que apareceu na NRF é que muitas empresas digitais estão abrindo lojas físicas para oferecer uma experiência interativa ao cliente. Ao mesmo tempo, combinam as vantagens do varejo físico com tecnologias como QR Codes, IoT, Realidade Aumentada e Metaverso, a experiência do cliente com a marca se torna mais personalizada, imersiva e amigável.

Assista aos principais insights sobre Figital do Lucas Brum, Head Comercial da Mailbiz, diretamente da NRF!

>> Bastidores NRF, Lucas Brum

Sustentabilidade: Gerações Z e Alfa mudam a racionalidade de consumo

A geração Z e Alfa estão mudando a forma como pensamos sobre sustentabilidade. Eles, que nasceram entre 1997 e 2010, respectivamente, têm a consciência de que não podemos desperdiçar os recursos naturais. E isso não é apenas uma opinião, é uma tendência que a NRF já apontou para 2023.

As pessoas têm a preocupação de fazer negócios com empresas que sejam responsáveis e transparentes em relação ao meio ambiente. Bem como aponta a pesquisa da Unilever, que mostra que 21% dos consumidores preferem adquirir produtos de marcas que demonstram preocupação com a sustentabilidade. Dessa forma, é notório que muitos clientes estão dispostos a pagar um preço elevado para apoiar essa escolha consciente.

A era da abundância está chegando ao fim, e é hora de mudarmos nossos hábitos de consumo. Quanto mais conscientes formos sobre economia de energia, economia circular, comércio justo e neutralidade do carbono, melhor será para todos. Por isso, as empresas precisam pensar em como fabricar e revender produtos de forma mais responsável, com reuso, economia circular e consciência sobre descarte. Assista mais sobre esse tema com os bastidores da NRF, com Vínicius Correa, nosso CEO, e Lucas Brum, nosso Head Comercial!

Hiperpersonalização: Ofereça uma experiência única e personalizada para cada cliente

Na NRF 2023, um dos tópicos mais debatidos e atuais foi a hiperpersonalização. A hiperpersonalização visa proporcionar uma experiência de compra singular e altamente personalizada ao cliente. Por isso, é crucial que as empresas utilizem dados e melhorem seus sistemas de CRM para compreender melhor o comportamento do cliente e oferecer-lhe uma experiência única e inesquecível.

Imagine receber uma oferta personalizada para você, com base nas suas preferências pessoais de consumo. Um e-mail marketing que contenha ofertas únicas para suas marcas e produtos preferidos, enviado no momento ideal no qual você costuma fazer compras: a hiperpersonalização é uma tendência, enviar recomendações baseadas no gosto pessoal do cliente é um diferencial.

As gerações Z e Alfa procuram autenticidade e originalidade, e marcas como Adidas, Vans, NBA e outras marcas de luxo já estão oferecendo personalização de produtos. Por isso, uma boa forma de conhecer seu cliente é com a ferramenta Impulse da Mailbiz. Assim, você transforma sua ferramenta de e-mail marketing em um poderoso CRM, com informações ricas para enviar a mensagem certa, na hora certa. Não envie anúncios genéricos para públicos diferentes, invista na hiperpersonalização!

“Enviar o mesmo anúncio para públicos diferentes, com culturas diferentes e comportamentos de compras distintos, até pode funcionar, mas com muito menos impacto. Não adianta gerar tráfego com o público errado” – comenta Lucas Brum, head comercial da Mailbiz

Veja aqui mais sobre o assunto com Thiago Pitta, CTO de Produto, da Mailbiz:

>> Hiperpersonalização na NRF 2023!

Customer Experience: conheça seu cliente e venda melhor

A experiência do cliente, ou customer experience, esé a palavra-chave para as ações de marketing em 2023 e continuará sendo um dos principais pilares do varejo. Conforme as palestras da NRF, ter dados assertivos torna-se cada vez mais importante para se relacionar melhor com seus clientes.

A experiência do cliente é fundamental para o sucesso de qualquer varejo e, para isso, é preciso conhecer bem o consumidor. Do mesmo modo, a falta de conhecimento sobre o cliente pode resultar em experiências irrelevantes e pouco atrativas, prejudicando a recompra e fidelização da base de consumidores.

“Uma das bandeiras que nós levantamos na Mailbiz é a recompra e retenção e o quanto isso é importante para a saúde de um negócio. As empresas que conseguem criar um elo afetivo com o consumidor, vão crescer mais rapidamente e de forma sustentável. ” – reforça Vinicius Correa, CEO da Mailbiz

Voltar ao básico bem-feito, pode ser o segredo para o sucesso da sua loja: saiba mais aqui!

Revolução Artificial: a tecnologia cada vez mais presente nos negócios

A revolução artificial foi outro assunto muito discutido na NRF. Afinal, tecnologia está impulsando a transformação de negócios e experiências voltadas para o cliente. Além de dados e informações precisos, é crucial compreender a intenção do cliente para oferecer uma experiência relevante e personalizada.

“A Mailbiz está desenvolvendo o Customer Data Platform, é um sistema que está evoluindo muito com AI (Artificial Inteligence) para trazer novas visões para nossos clientes e conhecer o cliente de fato, e de um modo mais profundo” – comenta Thiago Pitta, CTO de Produto da Mailbiz.

Outra tecnologia importante é o ChatGPT, uma inteligência artificial avançada capaz de produzir textos coerentes com conversas de linguagem natural, semelhante a um humano. Isso pode ser aplicado no varejo, como alimentar chatbots para ajudar a recomendar produtos, ajudar os clientes a encontrar um produto ou sugerir produtos baseados no histórico de busca e compras.

Além disso, com a chegada da computação quântica, da internet 6G e de uma internet mais rápida e conectada, o processamento de inteligência artificial será ainda mais rápido, oferecendo enormes benefícios.

O Metaverso, por definição, deveria ser o “melhor eu” em um “melhor lugar”, mas uma abordagem mais efetiva seria o Extended Reality (XR), que usa dispositivos físicos para se conectar ao mundo virtual. A Web3 também está sendo utilizada por grandes marcas como Nike e Gucci, faturando bilhões de dólares.

Acompanhe os vídeos abaixo:

>> Bastidores NRF dia 2!

>> Acompanhe nossa jornada de descobertas! Dia dia 3, parte 1!

>> Revolução Artificial: dia 3, parte 2!

Da NRF para o mundo: tecnologia, sustentabilidade, relacionamento e experiência do cliente vieram para ficar!

Para garantir sucesso e crescimento em seu negócio, é importante conhecer bem o seu cliente e proporcionar-lhe uma experiência única. Por isso é preciso compreender seu comportamento e necessidades, oferecer atendimento personalizado e envolvê-lo em sua jornada de compra.

Com essas ações, você pode aumentar a satisfação do cliente e fidelizá-lo, o que resultará em maiores vendas em sua loja virtual. Da mesma forma, é importante que você invista em soluções personalizadas para se destacar no mercado e continuar crescendo.

Investir em tecnologias como a Mailbiz traz muitos benefícios para o seu negócio! Afinal, além de conhecer mais a fundo seu cliente, você pode melhorar a experiência de compra, aumentar as vendas e fidelizar mais clientes. Portanto, com tecnologias avançadas de integração, dados consolidados e análise de sucesso, você pode habilitar automações para entregar conteúdo relevante e aumentar a recompra. 

Não perca mais tempo, fale conosco e descubra como levar seu e-commerce ao próximo nível!

E se você quer rever todos os insights da NRF, assista aos vídeos da nossa playlist dessa viagem incrível!

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