Explore os principais insights de marketing por e-mail, WhatsApp e CRM. Baixe grátis o CRM Report 2024!

voltar Voltar
Opt-out no e-mail marketing: entenda sua importância
voltar Voltar

Opt-out no e-mail marketing: entenda sua importância

  • timer 05/09/2016
  • 3 min de leitura

Você já pensou no quanto seria desagradável para um contato continuar recebendo e-mails pelos quais ele não tem mais o menor interesse? Por questões éticas e legais, as pessoas que fazem parte de uma lista devem ter liberdade para entrar e sair dela quando bem entenderem. Por isso, o uso do Opt-out no e-mail marketing é tão fundamental.

Continue lendo este texto e saiba mais sobre essa prática: seu conceito, seus benefícios e as melhores práticas de Opt-out para usar em suas campanhas de e-mail marketing. Acompanhe!

Como funciona o Opt-out no e-mail marketing?

O Opt-out é a opção que um contato faz para interromper os envios de e-mails de uma empresa. É uma condição obrigatória em qualquer campanha de e-mail marketing e que deve ser respeitada pelas marcas, anunciantes e pelas ferramentas de envio. Esse recurso garante a liberdade de sair de uma lista quando quiser.

Normalmente o Opt-out é inserido no corpo das mensagens por meio de um link que leve o usuário a um descadastramento automático ou após preencher um pequeno formulário. Algumas vezes as empresas oferecem a opção para o contato interromper os envios temporariamente ou para explicar o motivo da retirada.

Se você já recebeu algum e-mail com o link “unsubscribe” ou “cancelar assinatura”, saiba que esses são dois dos modelos ou expressões mais usadas para simplificar a sua saída de uma lista.

Qual a sua importância?

A liberdade do usuário é a principal vantagem dessa prática, tanto que ela proporciona outros benefícios importantes para as empresas. Vamos destacar alguns:

Diminui os riscos de prejuízos à imagem da marca

Os usuários que conseguem sair facilmente de uma lista não terão motivos para reclamar de possíveis dificuldades impostas pelos anunciantes para fazer o Opt-out. Imagine o quanto seria ruim se esses contatos resolvessem falar mal da marca em suas redes sociais ou em sites de reclamação.

Aumenta a satisfação dos usuários

É sempre bom lembrar que a retirada de uma lista nem sempre é um rompimento definitivo. Se a saída para o contato não for chata, certamente ele continuará com uma boa percepção sobre a marca e ela voltará a ser lembrada sem maiores objeções.

Evita que os seus e-mails caiam em listas de rejeição (blacklists)

Os usuários também têm o poder de reportar para os seus servidores de e-mail (Gmail, Outlook, Yahoo etc.) que os envios de empresas são impertinentes, de direcioná-los para a caixa de spam e, assim, prejudicar a reputação do domínio da sua marca.

 

Quais as melhores práticas de Opt-out?

 

1. Nunca envie e-mails para quem fez opt-out

Já que esses usuários não querem mais receber seus e-mails, não há motivo para insistir. Se eles quiserem voltar um dia, que façam isso por conta própria. Para evitar qualquer engano ou surpresas desagradáveis para esse público, o ideal é que a sua ferramenta de email marketing não permita o envio de e-mails para estes contatos. Normalmente as ferramentas fazem isso automaticamente, mas se tiver qualquer dúvida, verifique com a sua!

2. Cuide ao começar a usar uma nova ferramenta de disparo

Um erro muito comum que as empresas cometem é mudar de ferramenta de disparo e importar a lista original que possuíam em seu computador ou na plataforma de e-commerce, sem considerar as pessoas que já fizeram opt-out. O resultado? Uma enxurrada de reclamações!

Por isso, se estiver mudando de ferramenta de disparo, a primeira coisa a fazer é um “backup” dos contatos ativos (cadastrados) das suas listas a partir da ferramenta de disparo antiga, pois assim você garante que os descadastrados não voltarão a receber suas mensagens.

3. Deixe o link para sair visível

É imprescindível que a saída de uma lista seja um processo intuitivo para os usuários. O que facilita bastante é posicionar o link de Opt-out no começo ou na assinatura da mensagem. São pontos de localização mais fáceis de serem identificados.

4. Disponibilize outras opções para descadastramento

Em vez de links automáticos, você pode oferecer outros caminhos para que os contatos se retirem de sua lista. Entre essas opções estão o uso de um endereço de e-mail específico para Opt-out ou um número para solicitação via SMS ou Whatsapp.

O uso do Opt-out no e-mail marketing é relevante para assegurar uma relação saudável e espontânea entre marcas e seus contatos. Os usuários ficam livres para saírem quando quiserem e interrompem relações indiferentes e desagradáveis para eles, podendo, inclusive, voltarem à lista no futuro.

Por fim, sua empresa melhora a performance das suas campanhas, especialmente ao evitarem o envio para pessoas não interessadas.

Compreendeu a necessidade de ter um Opt-out no e-mail marketing? Que tal agora conhecer e curtir nossa página no Facebook e receber conteúdo como esse direto na sua timeline?

Leia também este artigo:  Desafios do e-commerce: como calcular o ROI

Avalie esse post
Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.