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Por que e como usar GIF animado no e-mail marketing

  • timer 28/05/2014
  • 4 min de leitura

ARTIGO ATUALIZADO EM JAN/2020

Todos que trabalham com campanhas de marketing sabem o qu√£o dif√≠cil √© instigar a curiosidade do p√ļblico para gerar convers√£o em cliques. J√° pensou em fazer isso com gif animado no e-mail marketing?

Pois bem, saiba que eles podem ajudar muito a destacar os pontos mais importantes da campanha sem torná-la pesada. E a boa notícia é que o formato é amplamente aceito entre os provedores de e-mail.

Preparamos um guia sobre o assunto, começando pelas vantagens do uso de GIFs. Confira:

1. Movimento gera atenção

Somos mais atra√≠dos por movimentos do que por informa√ß√Ķes est√°ticas. Uma pesquisa publicada pelo site Pokreni revelou que apenas 20% da informa√ß√£o lida √© retida, ao passo que 90% do que √© transmitido pelo c√©rebro √© visual.

Este fato √© relevante o suficiente para que voc√™ insira um GIF no come√ßo da sua campanha de e-mail. A tend√™ncia √© que, ao ver uma anima√ß√£o interessante, a pessoa absorva todo o conte√ļdo e tenha uma melhor compreens√£o da informa√ß√£o.

2. GIFs conversam com seu p√ļblico

Muitas pessoas estão acostumadas a ver GIFs frequentemente, seja em sites de humor ou em mídias sociais. Os populares memes são, muitas vezes, reproduzidos em GIF.

Ou seja, inclu√≠-los em suas campanhas significa acompanhar esta tend√™ncia e tende a gerar uma maior identifica√ß√£o com o p√ļblico. Conhe√ßa seus clientes e descubra o que est√° em alta com eles, isso pode ser o diferencial para lembrarem da sua marca.

3. Ele ainda é pouco usado no e-mail marketing

Ainda vemos poucos GIFs nas campanhas de e-mail. Aproveite esta chance para se destacar e fazer diferente dos seus concorrentes, trazendo uma surpresa positiva para o p√ļblico.

4. √Č f√°cil compactar informa√ß√Ķes

Por causa da natureza mais sucinta do GIF, fica mais fácil apresentar um produto complexo com alguns poucos quadros em sequência, em vez de colocar várias imagens uma ao lado da outra, que necessitariam de grande espaço na campanha.

Além disso, por compactar tudo no GIF, a atenção do leitor fica em apenas um ponto da tela e não se dispersa por toda a peça para encontrar o que precisa.

Agora, veja algumas dicas para a criação dos GIFs:

Foque na leveza

Uma pesquisa divulgada pela empresa Return Path revela que, aproximadamente, 55% dos e-mails são abertos em smartphones. Por isso, deixar a mensagem leve deve ser uma preocupação constante.

Portanto, ao incluir GIFs animados, tente n√£o ultrapassar os 70KB de tamanho em cada imagem. E se for um bot√£o animado, tente n√£o ultrapassar 15KB.

Escolha os elementos certos

Os GIFs s√£o preferidos em rela√ß√£o a v√≠deos para uso no e-mail porque podem ser mais leves e s√£o amplamente aceitos nos softwares de e-mail. Por√©m, ele n√£o √© ‚Äúnaturalmente leve‚ÄĚ.

√Č importante us√°-lo apenas para pequenas anima√ß√Ķes, com cores, setas e palavras, sem criar anima√ß√Ķes complexas, que sejam baseadas em muitas fotos. Voc√™ at√© pode usar fotos, mas deve escolher entre duas ou tr√™s imagens de baixa resolu√ß√£o para montar a anima√ß√£o, tudo para manter o arquivo pequeno.

Use com moderação

Usar GIFs animados pode se tornar uma armadilha, se voc√™ abusar. N√£o adianta transformar a campanha em uma √°rvore de Natal piscante, pois isso pode causar repulsa em quem l√™. 

O ideal √© focar em uma anima√ß√£o na imagem destaque da campanha, aquela que cont√©m o produto principal. Ou, ent√£o, fazer algumas pequenas anima√ß√Ķes em pequenos bot√Ķes espalhados pela tela, como nos selos de desconto ou nos bot√Ķes de ‚ÄúComprar‚ÄĚ ou ‚ÄúConferir‚ÄĚ.

Seja sucinto

Com o tempo médio de 15 a 20 segundos que é dedicado para ler um e-mail, busque ser sucinto na animação. Exiba rapidamente o que deseja e deixe o Call to Action claro e acessível.

Use serviços online para começar

Ainda não sabe como criar GIF animado? Não se desespere. Existem serviços online que podem ajudá-lo na tarefa. Não deixe de experimentar o Gifpal, Gickr e Make a Gif. Confira, também, este tutorial sobre criação de GIFs no Photoshop.

Faça testes e acompanhe os resultados

Nunca esque√ßa que novas pr√°ticas devem ser sempre testadas quando implementadas. Fa√ßa testes A/B para comparar a diferen√ßa entre os cliques obtidos em uma campanha com GIF animado e em outra apenas com imagens est√°ticas. Teste diferentes tipos de anima√ß√£o e descubra quais agradaram mais ao p√ļblico, visando a criar uma ‚Äúlinha pr√≥pria‚ÄĚ de anima√ß√Ķes para as campanhas futuras.

 

Inspire-se!

Veja, abaixo, alguns exemplos de GIFs animados usados em campanhas de e-mail marketing fora do Brasil, onde o seu uso já é mais comum:

gif_1
gif_2
gif_3
gif_4

Agora que voc√™ j√° sabe como usar GIF animado no e-mail marketing, m√£os √† obra! E n√£o deixe de entrar em contato com a Mailbiz, pois, al√©m de adicionar GIFs facilmente ao seu e-mail marketing com a nossa ferramenta, ainda temos as melhores solu√ß√Ķes para apoiar a estrat√©gia da sua campanha.

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