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Por que o e-mail ajuda a aumentar as vendas do seu e-commerce
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Por que o e-mail ajuda a aumentar as vendas do seu e-commerce

  • timer 26/07/2021
  • 4 min de leitura

O e-mail marketing como forma de comunicação com os consumidores continua a prosperar como um canal essencial para alcançar os clientes em toda sua jornada de compra. Por isso, ele é capaz de ajudar a aumentar as vendas. Mesmo com novos canais de marketing crescendo em popularidade, as estratégias em torno do e-mail marketing seguem evoluindo, comprovando sua importância e eficácia.

Leia também: 
>> 5 dicas para usar o e-mail para construir relacionamento com o cliente
>> 5 habilidades de marketing para alavancar o e-commerce

Como ilustra um relatório recente da Cheetah Digital e Econsultancy, o e-mail é um forte motivador de vendas. A pesquisa, que abrangeu 6 países e quase 5 mil entrevistados, mostra que 73% dos norte-americanos, por exemplo, relataram ter comprado um produto ou serviço por e-mail. Da mesma forma acontece com a maioria dos entrevistados do Reino Unido (74%), França (74%), Austrália (74%) e Espanha (61%).

A pesquisa ainda mostra que e-mails opt-in emergiram como o segundo maior influenciador declarado das compras do consumidor, em uma lista de 20 influenciadores, atrás apenas do boca a boca. Com o e-mail sendo uma força tão potente, é fundamental considerá-lo na sua estratégia para encontrar consumidores para seu e-commerce e aumentar as vendas.

Pensando nisso, reunimos alguns pontos que mostram como o e-mail se torna cada vez mais essencial quando o assunto é captar consumidores, crescer sua base de contatos, construir relacionamento com o público e, logo, aumentar as vendas. Confira: 

E-mail pode gerar um ROI mais alto

Embora o e-mail possa ser encarado como um canal antigo, a maneira como ele é usado evoluiu, e é preciso adaptar as estratégias para atender melhor aos padrões de comunicação atuais. Quem ainda experimenta baixas taxas de abertura e cliques deve saber seguir as melhores práticas para conquistar consumidores para seu e-commerce e aumentar as vendas.

>> Saiba como reter clientes e vender mais com e-mail marketing

Quando o marketing por e-mail é executado corretamente, pode ter um ROI mais alto do que outros canais. Em um estudo da DMA, foi registrado que, para cada US$ 1 gasto em e-mail marketing, você pode estimar cerca de US$ 42 em retorno. O e-mail marketing não só tem um ROI lucrativo, mas também é uma das soluções de marketing mais econômicas.

E-mail traz vendas e cria relacionamentos de longo prazo

Embora anúncios de Facebook e Google, por exemplo, sejam eficazes para trazer novos consumidores para seu e-commerce e aumentar as vendas, eles não podem ser usados ​​para convertê-los em clientes, acompanhá-los para garantir sua satisfação e oferecer promoções. Sem esse tipo de acompanhamento, você tem apenas uma longa lista de contatos, não uma estratégia de marketing para gerar vendas e criar relacionamentos duradouros com os clientes.

Em resumo, embora outros canais possam ser ótimos para atrair consumidores, o valor do e-mail vai muito além do estágio de aquisição: 59% dos profissionais de marketing dizem que o e-mail é melhor para retenção, e 52% dizem que é ideal para conversão em diferentes estágios da jornada de compra, ainda segundo o estudo da DMA. 

E-mail ainda é o método de comunicação preferido para aumentar as vendas

É verdade que as pessoas recebem muitos e-mails, mas isso não significa que esses e-mails sejam indesejados. Quando foi a última vez que você viu uma mensagem de spam em sua caixa de entrada? Os filtros de e-mail se tornaram tão inteligentes que é altamente provável que os e-mails em sua caixa de entrada sejam e-mails que você assinou em algum momento.

Quando alguém se inscreve para receber seus e-mails, está permitindo que você acesse sua caixa de entrada. Eles estão sinalizando que estão interessados ​​em sua empresa e abertos a ouvir você. 

>> Veja também: Como seu e-commerce deve se adequar à LGPD 

Muitos consumidores preferem ser contatados por marcas por e-mail. Isso porque o e-mail também é muito menos invasivo do que muitas outras formas de comunicação. Afinal, as pessoas optam por verificar seus e-mails de acordo com sua própria programação e podem escolher se querem ou não abrir o e-mail. 

E-mail pode ser segmentado e personalizado com a plataforma de automação certa

Uma forma de marketing por e-mail que não deve ser usada é a velha abordagem em massa. Hoje, isso é considerado spam e deve ser substituído pela oportunidade de personalizar e-mails para cada perfil em sua lista.

Com o e-mail, você pode ter uma comunicação mais direcionada e pessoal do que com outros canais. Com a plataforma de automação certa, você terá um tesouro de dados sobre todos os seus contatos, como: 

  • Em quais produtos e serviços eles estão interessados; 
  • Histórico de compras; 
  • Quais das suas páginas eles visitaram; 
  • Anúncios que eles clicaram; 
  • Suas informações demográficas.

Como exemplo de personalização dessa comunicação, alguns e-commerces enviam ofertas com base em cliques anteriores dos usuários e no histórico de compras e navegação.

Os consumidores respondem positivamente a esses e-mails personalizados. Para se ter uma ideia, campanhas de e-mail segmentadas são mais eficazes e consideradas mais confiáveis ​​por 77% dos consumidores.

Como você pôde ver, o e-mail marketing segue sendo um canal de extrema relevância para você encontrar consumidores para seu e-commerce e aumentar as vendas. Mesmo com a popularidade de outros canais, como as mídias sociais, e de soluções como anúncios pagos, para construir um relacionamento sólido com seu público, o e-mail é seu maior aliado. 

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