Celebre conosco o último mês do ano! RESGATE AGORA a recompensa de hoje no nosso Calendário do Advento 🎁

voltar Voltar
O que é e por que investir na jornada do cliente
voltar Voltar

O que é e por que investir na jornada do cliente

  • timer 05/12/2019
  • 2 min de leitura

Você já ouviu falar na jornada do cliente? A expressão se refere à trajetória percorrida pelo consumidor durante o processo de aquisição de um produto ou serviço.

 

Leia mais:


>> Como organizar as listas de email para ter mais retorno no e-mail marketing
>> Como acompanhar campanhas de e-mail marketing no Google Analytics

 

Entender essa jornada é fundamental para conseguir chamar a atenção do máximo possível de pessoas com interesse no que você oferece. Mas é preciso saber usá-la como vantagem para o seu negócio, fazendo com que o cliente opte pela sua marca.

Para isso, você precisa, em primeiro lugar, entender os apelos – ou gatilhos – que podem levar um consumidor a escolher o seu e-commerce. Em seguida, deve estar apto a acompanhar esse comprador em potencial e conquistá-lo durante esse processo.

Portanto, conhecer a jornada do cliente é muito importante. Vamos saber um pouco mais sobre o assunto?

 

Como agir em cada etapa da jornada do cliente


Alguns fatores exercem forte influência ao longo do caminho realizado pelo consumidor até chegar a você. Sua empresa deve entendê-los para conseguir que trabalhem a seu favor, independentemente do ponto em que o cliente está na jornada.

Na primeira etapa, de aprendizado e descoberta, o cliente não sabe que precisa do que você oferece. Sua marca precisa atrair a atenção dele já no primeiro contato e causar boa impressão nesta primeira interação.

 

Para se ter uma ideia, no Brasil, conforme o estudo The Shopper Story, da Criteo, em torno de 79% dos consumidores usam diferentes canais antes de comprar um produto.

 

Portanto, ele deve sentir confiança na sua marca para entregar dados que permitirão a continuação da relação. Por exemplo, deixar o e-mail em troca do download de um guia.

Quando o cliente já reconhece a necessidade de comprar, ele está na etapa de nutrição, e estratégias de marketing, como criação de conteúdos ou anúncios personalizados, podem ser de grande ajuda. Com isso, você mostra as vantagens dos seus produtos e amplia as chances de que ele feche a compra ao final da jornada. 

Quando ele começa a fazer comparações entre o que encontrou no mercado, você deve mostrar o que ele ganhará ao optar pelo seu produto ou serviço. Você deve deixar claro quais são as vantagens e os diferenciais da sua marca, como preços competitivos, segurança ao falar de serviços, qualidade e durabilidade dos produtos.

Na hora em que o cliente vai decidir, sua empresa precisa usar as melhores armas, sejam as condições de pagamento, a facilidade na entrega, promoções e descontos. Nesta etapa, você precisa estar pronto para resolver toda e qualquer dúvida do consumidor, com agilidade e transparência.

E se você continuar apoiando e prestando esta mesma atenção ao consumidor, tenha certeza de que ele voltará, tornando-se fiel e podendo, até mesmo, virar um disseminador da sua marca.

 

Gostou do post? Continue acompanhando as novidades no nosso blog e conte com a Mailbiz para apoiar o sucesso do seu negócio com estratégias robustas de e-mail marketing.

Avalie esse post
Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.