Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
Explore os principais insights de marketing por e-mail, WhatsApp e CRM. Baixe grátis o CRM Report 2024!
ATUALIZADO EM SETEMBRO/2021
A escolha do horário para enviar e-mail marketing é um assunto muito debatido, justamente por sua importância e controvérsias. Por isso, vamos falar um pouco sobre esta difícil escolha. Afinal, qual é o melhor horário para o envio de um email marketing?
Leia mais:
>> Por que o e-mail ajuda a aumentar as vendas do seu e-commerce
>> 5 dicas para usar o e-mail para construir relacionamento com o cliente
Se você esperava uma resposta simples e direta, vai se decepcionar, já que ela não existe. Como quase tudo neste mundo, esta estratégia depende de alguns fatores. Talvez, o mais importante que você precisa levar em conta é se dedicar a conhecer a fundo seu público.
Seus clientes têm o costume de ler notícias e outras correspondências na hora do café da manhã, durante o intervalo do trabalho ou quando chegam em casa? Pensando em ajudá-lo a resolver esta necessidade de se aprofundar no perfil e preferência dos seus clientes, reunimos, aqui, algumas perguntas que são fundamentais e também trazemos dicas de como é possível respondê-las para que sua estratégia de horário para enviar e-mail marketing seja efetiva. Confira:
Conteúdo
Caso a maioria do seu público trabalhe em escritório, é provável que esteja utilizando um computador ao longo do dia. Isto aumenta as chances de abrir o e-mail em horário comercial, tanto no início do dia como no horário de intervalo (mais ou menos entre 12h e 14h).
Neste caso, é interessante enviar suas campanhas no início da manhã, por volta das 08h. Lembrando que enviar no horário da madrugada, em geral, não traz bons resultados, pois quando as pessoas abrem sua caixa pela manhã, a tendência é apagar o que não interessa, e o seu e-mail pode ir junto para o lixo.
Já se o seu público normalmente trabalha na rua, como professores, médicos e representantes comerciais, é mais provável que eles acessem o e-mail na parte da noite. Neste caso, uma boa ideia é enviar mais no final da tarde ou no início da noite.
Aqui, vale a pena analisar a questão da idade e hábitos de compra do seu público. Se você vende games, por exemplo, seu público deve ser predominantemente jovem e vive conectado muitas horas por dia, seja via computador ou smartphone.
Isto significa que ele deve comprar bastante pela internet, ou seja, deve receber muitos e-mails além do seu. Portanto, maior será seu desafio para chamar a atenção dele. Então, além de enviar no melhor horário possível, você deverá se concentrar em como chamar a atenção para que seu e-mail não seja excluído em meio a tantos outros.
Um público muito conectado, normalmente, acessa seus e-mails tanto ao longo do dia como à noite. Mas, como dito acima, exigirá que seu conteúdo seja muito relevante.
Já se o seu público não é muito conectado, seja pela idade ou pela profissão, aumentam as chances de que leia os seus e-mails no horário de intervalo do trabalho ou à noite. Portanto, enviar próximo ao meio-dia ou no final da tarde é bastante indicado.
Outro ponto importante é verificar se seu público é varejo (que, normalmente, compra produtos para consumo pessoal) ou atacado (ou seja, empresas que compram seus produtos para revender). Em caso de um público de atacado, o melhor horário para enviar e-mail marketing é o comercial.
Assim, a dica é enviar pela manhã, entre 09h e 10h, ou à tarde, entre 13h e 14h. Um envio no final da tarde, neste caso, poderá significar a exclusão da sua mensagem no meio de muitas outras no dia seguinte.
Respondendo a estas perguntas, você estará bem próximo de saber o horário ideal de envio para a visualização do seu público. Contudo, será apenas com testes práticos que você chegará na resposta definitiva.
Além de fazer envios em diferentes horários e acompanhar os resultados para ver qual responde melhor, faça testes A/B, ou seja, envie a mesma campanha, no mesmo dia, para a metade da base em um horário e para a outra metade em outro. Ao saber os hábitos e demais características do seu público-alvo, fica mais fácil visualizar oportunidades e estabelecer contato.
E aqui fica uma importante dica final: assim que você encontrar o melhor horário, crie a rotina de enviar sempre neste mesmo horário. Isto vai acostumar seu público, mesmo que de modo inconsciente, e tende a fazer com que os seus resultados sejam cada vez melhores.
>> Para criar uma rotina de disparos, confira nossa Planilha de Programação Mensal de Campanhas
Esperamos que você encontre o melhor horário para os seus envios. E agora que você aprendeu sobre o horário para enviar e-mail marketing, aproveite para entrar em contato com nossos especialistas. Certamente, podemos ajudar a alavancar os resultados do seu negócio.