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Um dos principais benefícios do marketing digital é a possibilidade de mensurar cada aspecto da sua campanha com alta precisão. Dessa forma, você consegue ter certeza de que está atingindo o seu público-alvo e descobre se deve realizar ajustes na estratégia.
Para sempre contar com bons resultados, é preciso conhecer os principais indicadores responsáveis por apontar o sucesso ou o fracasso das suas iniciativas. Ao monitorar esses números, é possível encontrar as estratégias que precisam ser intensificadas ou melhoradas.
Ao disparar e-mail marketing, é essencial ficar de olho em duas métricas bastante importantes: o soft bounce e o hard bounce. Apesar de diferentes, ambas significam que o disparo não chegou até o destinatário. O que as diferencia é justamente o motivo da falha na entrega. Entenda melhor a seguir:
Conteúdo
Um soft bounce geralmente significa um motivo temporário para a não entrega de um e-mail. Não se trata de algo permanente, portanto, no próximo envio pode ser possível que o destinatário recebe o conteúdo. Ainda assim, é um indicador importante que ajuda a detectar a real audiência de um disparo.
Na maioria dos casos, o soft bounce acontece quando a caixa de entrada do destinatário está lotada, o servidor está fora do ar e não conseguiu processar o recebimento ou o tamanho da mensagem ultrapassa os limites permitidos.
Ao fazer uma analogia com o mundo offline, é o equivalente a uma pessoa não ser encontrada em sua casa quando chega uma visita. Nesse caso, há a possibilidade de sucesso ao tentar novamente em outra ocasião.
Diferentemente do soft bouce, o hard bounce indica uma razão permanente para a falha de entrega de um e-mail. Na maioria dos sistemas de disparo, endereços que sofrem com hard bounce são automaticamente removidos da lista, já que não há jeito de entregá-los.
O hard bounce ocorre nos seguintes casos: o e-mail do destinatário não foi encontrado, o domínio não existe ou o servidor de destino bloqueou por algum motivo o recebimento de e-mails.
Seguindo a mesma analogia anterior, o hard bounce é o equivalente a você ir visitar um amigo e descobrir que ele se mudou. Portanto, não faz mais sentido insistir em ir até aquela casa, já que ele não está mais lá.
Acompanhar de perto os resultados dos seus envios de e-mail marketing é essencial para garantir que a sua estratégia está dando certo. Mas não pare por aí! Você precisa observar as métricas certas e interpretá-las adequadamente para tomar decisões mais inteligentes a respeito do seu planejamento.
Os principais sistemas de envio de e-mail marketing são capazes de medir o número de soft bounce e hard bounce, tornando-os visíveis em seus relatórios. A partir daí, você tem um termômetro que representa o quão acessível está o público da sua lista de contatos. Se o número de bounces estiver muito alto, significa que o seu conteúdo não está sendo entregue para boa parte do público.
Crie o hábito de medir os resultados das suas iniciativas de marketing para ter certeza de que você está atingindo seus objetivos. A partir desses números, é possível encontrar tanto oportunidades positivas como falhas que necessitam de correção, portanto, nunca abra mão disso.
Ficou com alguma dúvida referente a soft bounce ou hard bounce? Então use o campo de comentários para fazer a sua pergunta!
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