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O e-mail marketing é uma excelente ferramenta de marketing digital, capaz de construir um relacionamento próximo com os clientes de sua empresa e até mesmo aumentar as vendas de seu negócio. Porém, muitos gestores acabam cometendo alguns erros de e-mail marketing que podem destruir qualquer campanha.
Pensando nisso, listamos neste artigo os quatro principais erros que precisam ser evitados em suas campanhas promocionais. Acompanhe!
Conteúdo
Este é um aspecto fundamental de qualquer campanha de e-mail marketing, mas muito ignorado por diversos profissionais de marketing ao preparar suas campanhas. Pensando em atrair o maior número de pessoas possível, enviam as mensagens para todos os e-mails que possuem, inclusive os de clientes e contatos que não autorizaram o recebimento das mensagens.
Alguns profissionais chegam até a comprar listas de e-mails, com a expectativa de impactar um maior número de pessoas possível.
Este é um grande erro de e-mail marketing, pois além de ser invasivo e prejudicar a imagem de sua empresa para seu público, é pouco eficiente, com grandes chances de ir diretamente para a lixeira sem que seja aberto ou para a caixa de spam dos destinatários.
Enviar e-mails apenas com imagens era uma prática muito comum há alguns anos, principalmente pelo apelo visual que era difícil de ser reproduzido de outra forma. Mas esta prática caiu em desuso, e atualmente é um erro de e-mail marketing capaz de colocar suas mensagens diretamente na caixa de spam de seus clientes.
Isso porque muitos servidores de e-mail bloqueiam o carregamento imediato de imagens, principalmente em aplicativos móveis, para agilizar a abertura das mensagens. E por causa do uso indiscriminado do passado, os mesmos servidores de e-mail entendem que e-mails que usam apenas imagens possuem maiores chances de serem mensagens indesejadas, ou spam.
Por isso sempre use as imagens como um complemento às suas mensagens, para dar mais vida e ilustrar o que pretende comunicar a seu cliente, e não como o único conteúdo.
O assunto do e-mail influencia diretamente na taxa de abertura de seus e-mails, pois além do nome do remetente, está é a única informação a que o destinatário tem acesso antes de abrir o e-mail.
Por este motivo você deve dar tanta atenção à criação do título de sua mensagem quanto à criação da mensagem em si. Por isso evite criar títulos longos demais, que podem ter parte de seu conteúdo omitido na caixa de e-mail de seu destinatário. Evite também títulos que não sejam capazes de despertar a curiosidade do destinatário e motivá-lo a abrir a mensagem.
Um erro de e-mail marketing muito comum é usar a ferramenta apenas para promover produtos e aumentar as vendas. Os gestores algumas vezes se esquecem de que ele é uma maneira de construir relacionamento com o cliente, por meio da qual sua empresa se preocupa não só com a venda, mas também em ajudar seus clientes com todas as dúvidas que podem ter no seu dia a dia.
Por isso invista na criação de conteúdo relevante e que seja útil para seu público, ensinando-o a usar seu produto após a compra ou mesmo mostrando a importância de adquirir outros produtos de sua loja. Com isso você terá uma melhor imagem de sua empresa perante seu público, o que influencia diretamente na taxa de abertura e na taxa de conversão de seus e-mails no médio e longo prazo.
Agora que você já conhece os principais erros de e-mail marketing que podem atrapalhar suas campanhas, você estará mais próximo do sucesso e da conquista de seus objetivos.
Ainda tem alguma dúvida sobre o tema? Deixe seu comentário no post.
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