🛒 O WhatsApp chegou na Mailbiz! Conheça o Jornadas PRO e venda até 3x mais! Comece agora 

fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

Carrinhos abandonados: ative a sua jornada de recuperação

  • timer 17/05/2023
  • 7 min de leitura

A Mailbiz acaba de lançar o módulo de Jornadas. Com esse módulo, o lojista poderá criar novos tipos de campanhas, capazes de impactar os visitantes da sua loja com base nos seus comportamentos de navegação. Mas como a funcionalidade pode ajudar a recuperar os carrinhos abandonados

Leia mais: 
>> Abandono de carrinho: 8 dicas para evitar no seu e-commerce 
>> Google Analytics 4 vem aí! Não perca os dados do seu negócio 

É bem verdade que esse módulo ainda tem muito para evoluir: novas funcionalidades, como Recuperador de Navegação e Fluxos Avançados de Automação, estão previstas para serem desenvolvidas mais para frente. Mas, por hora, estamos disponibilizando o Recuperador de Carrinho Abandonado

Afinal, recuperar os clientes que deixaram os seus carrinhos montados, mas sem pagamento, é uma maneira eficiente de ampliar as taxas de conversão do seu e-commerce. Por isso, vale sim a pena investir em ações de recuperação de carrinhos, principalmente quando estamos falando de um consumidor de fundo de funil, ou seja, aquele que já sabe o que deseja comprar e demonstrou interesse pela sua empresa e pelo seu produto. 

A importância de recuperar carrinhos abandonados 

Recuperar carrinhos abandonados é fundamental porque, muitas vezes, dentro da jornada de navegação, o usuário vai ter algumas ressalvas, algumas dúvidas ou até mesmo a ausência de informações sobre condições comerciais. Então, disparar um lembrete ou oferecer alguma vantagem que ajude na sua decisão de compra é aquele “empurrãozinho” que faltava para ele fechar o negócio com a sua loja, mesmo enquanto ele está navegando e comparando diversos sites. 

Você sabia que, em média, há entre 35% e 65% carrinhos abandonados? E quanto maior é o abandono de carrinho, maior é a ausência de informação, o problema no fluxo de compra ou até questões da plataforma, que não funciona como deveria para atender às necessidades do cliente. Portanto, o seu objetivo deve ser o de fazer a comunicação mais efetiva possível para ajudar a recuperar esse consumidor, que já mostrou a intenção de que quer levar um item seu, mas que, de alguma forma, ainda está pendente para ele. 

Neste contexto, um dos maiores inimigos dos lojistas acaba sendo o próprio smartphone do cliente, uma vez que, a qualquer momento, pode aparecer uma notificação que faça o cliente sair do e-commerce. Sendo assim, as lojas online que usam o recuperador de carrinho têm muito sucesso, conseguindo recuperar até 80% dos carrinhos abandonados. Lembre-se: o abandono de carrinho é o que exige a maior atenção do lojista, depois de fotos de qualidade, descrição dos produtos bem desenvolvidas e, claro, promoções e vantagens comerciais. 

Por que os clientes abandonam os carrinhos? 

No cenário brasileiro, 85% dos consumidores desistem de concluir os seus pedidos na etapa final, conforme aponta a pesquisa Abandono de Carrinho 2022, da Opinion Box. Sendo que 15% dos compradores repetem essa prática regularmente. 

Ainda de acordo com o estudo, o valor do frete acima do esperado é um dos principais culpados por essa alta taxa de desistência. Para se ter uma ideia, entre os consumidores entrevistados, 66% afirmaram que deixariam de concluir uma transação por esse motivo. 

Quem costuma comprar no comércio eletrônico pode abandonar o seu carrinho de compras por diversos motivos. Entre os principais, podemos citar: 

  • Apenas colocar os produtos no carrinho para comparar preços de vários vendedores; 
  • Realizar pesquisas sobre produtos ou serviços; 
  • Procurar um código de cupom para usar; 
  • Preocupar-se com a segurança do pagamento. 

Como criar a sua Jornada

Agora, vamos entrar um pouco mais a fundo em como você, lojista, pode criar a sua jornada dentro da nossa ferramenta e quais são os indicadores que é preciso acompanhar para garantir o sucesso da sua relação com os seus clientes: 

  1. Tipo da jornada: após criar a sua jornada, você deve selecionar a opção “Recuperação de Carrinho Abandonado”. 
  2. Nova Jornada: em seguida, você verá que a nova jornada está dividida em quatro etapas: configurações, dados do e-mail, conteúdo do e-mail e revisão.
    • Configurações: nessa etapa, é onde você dará um nome para a sua jornada. Esse nome vai aparecer no Google Analytics para monitoramento e também na lista de jornadas na ferramenta. Aqui, você também seleciona o Tempo de Envio do E-mail, em que o e-mail de recuperação do carrinho será enviado após o abandono. Indicamos como ideal ter, pelo menos, três jornadas configuradas, sendo a mais curta de 15 ou 30 minutos, a segunda de 6 horas a até um dia e a terceira entre dois e três dias. 
    • Dados do e-mail: é onde você preenche a linha de assunto. Depois, adicione o remetente do seu e-mail – o mesmo que você usa nas suas campanhas manuais na Mailbiz para conseguir aproveitar a atual reputação do seu domínio e, com isso, melhorar a entrega na caixa de entrada. Por fim, no endereço de resposta, sugerimos manter as mesmas opções do remetente. 
    • Conteúdo do e-mail: agora, é hora de customizar o conteúdo do seu e-mail de recuperação de carrinho. Para isso, comece escolhendo um template na nossa galeria de templates. Indicamos que você selecione algum modelo dos e-mails que disponibilizamos especificamente para as Jornadas de Carrinho Abandonado.
    • Revisão: como o próprio nome já diz, essa é a etapa para você revisar a sua jornada. Aqui, você pode enviar um e-mail teste para você mesmo e ver se o e-mail está configurado corretamente, diretamente na sua caixa de entrada ou você pode visualizar no navegador. Depois disso, você pode “Salvar Rascunho” para finalizar a revisão ou “Ativar Jornada”, no caso de já estar tudo correto. Neste momento, o módulo Jornadas já começará a operar e enviará e-mails de recuperação de carrinho aos seus clientes!

Indicadores

Você ainda pode visualizar como cada jornada está performando a partir dos indicadores dos e-mails enviados, carrinhos recuperados, taxa de recuperação e receita recuperada. No Painel, você tem acesso a números gerais sobre quantidade de Receita, Carrinhos, Tráfego e Engajamento. Vamos conhecer melhor cada um deles? 

Receita 

A Receita Recuperada é o valor total (em R$) dos carrinhos recuperados pelo Jornadas. Já a Receita a Recuperar é o valor total (em R$) dos carrinhos gerados e que não se converteram em pedido, incluindo os carrinhos anônimos (sem identificação do cliente). Por fim, a Taxa de Recuperação de Receita indica qual é o percentual do valor dos carrinhos abandonados que foi recuperado pelo Jornadas. 

Carrinhos 

Enquanto o módulo Receita traz os valores em Reais, aqui, é onde você confere os números consolidados da quantidade de Carrinhos Recuperados pelo Jornadas, bem como o total de Carrinhos Abandonados, que é a quantidade de carrinhos gerados e que não se converteram em pedidos, incluindo os carrinhos anônimos (sem identificação do cliente). E também a Taxa de Recuperação de Carrinhos, que mostra qual é o percentual do total de carrinhos abandonados que foi recuperado pelo Jornadas. 

Tráfego 

Esse é o total de visualizações da página contabilizadas pelo Jornadas. Você também pode conferir as sessões, que representam o total de visitas contabilizadas em sua loja. É com base nesse total de sessões que calculamos o valor mensal do Jornadas, sempre considerando o total de sessões do mês anterior para calcular o valor mensal do módulo. 

Um ponto importante: você perceberá que existe uma leve diferença entre o total de sessões do Jornadas e o que aparece no Google Analytics. Esse desvio pode ser de até 5%, mas com frequência não ultrapassa a marca de 3%. Por fim, você pode acessar o número de páginas visualizadas por cada sessão (visita) em sua loja. 

Engajamento 

O último item do painel é o de engajamento do e-mail. Ele é o indicador da performance do e-mail, contemplando todas as jornadas criadas e que tiveram envio no período filtrado. Aqui, temos o total dos e-mails enviados, taxa de abertura, taxa de clique (CTOR) e a taxa de descadastro.

Como usar e-mail marketing para converter carrinhos abandonados 

O e-mail marketing é um dos caminhos mais curtos para se comunicar diretamente com os seus clientes e prospects, tornando-se uma importante ferramenta na recuperação de carrinhos abandonados. Para se ter uma ideia, 45% de todos os e-mails de abandono de carrinho são abertos pelos usuários, como aponta um relatório da Moosend. Além disso, 21% de todos os e-mails de carrinhos abandonados são clicados, e 50% destes cliques levam à recuperação de uma compra. 

Mas você ainda tem dúvidas sobre como criar um e-mail marketing capaz de gerar conversão? Continue com a gente neste artigo e confira, a seguir, exemplos de e-mails marketing para reverter a situação de carrinhos abandonados e aproveite o melhor dessa estratégia! 

CTA poderoso

Uma das melhores formas de conseguir converter carrinhos abandonados é enviando um e-mail marketing apenas com o produto – ou os produtos – que estava no carrinho, junto a um CTA poderoso. Ou seja, não inclua outros produtos pelos quais o cliente não se interessou. Garanta a sua venda e a conquista desse cliente dando um passo de cada vez! 

Gatilhos de urgência e escassez 

Edições limitadas e últimas chances têm um efeito positivo na mente do consumidor. Isso porque os compradores tendem a dar mais valor a produtos que tenham uma quantidade limitada. A escassez gera não só a necessidade de consumo nos clientes, como também faz com que se sintam especiais por terem acesso a algo mais exclusivo. 

Seguindo o mesmo caminho da escassez, a aversão à perda é uma reação natural do cérebro humano, que induz a consumir pela sensação de “não posso perder a oportunidade”. Ou seja, para convencer o consumidor a retomar o seu carrinho abandonado, uma boa estratégia é ativar o seu senso de urgência e mostrar que ele só tem a perder se não aproveitar aquela oportunidade.

Atenção ao assunto

Você com certeza já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”, não é? Pois as linhas de assunto do e-mail marketing são o primeiro contato que o destinatário tem com o seu envio e podem ser determinantes para o sucesso de toda a campanha. É como se fosse um cartão de visitas: se não for atraente o suficiente, você pode perder aquele público na hora. 

Quer garantir o sucesso do seu negócio recuperando os carrinhos abandonados? Então, conte com o apoio da Mailbiz. Aqui, você tem à sua disposição uma tecnologia de ponta e um time de especialistas que entendem muito de marketing para e-commerce. Entre em contato com a nossa equipe e nos deixe ajudá-lo a alavancar a sua loja virtual.

Para saber mais detalhes sobre o nosso módulo de Jornadas, confira o webinar que preparamos para você!

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.