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Tipos de e-mail marketing e newsletter: como se comunicar com a audiência
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Tipos de e-mail marketing e newsletter: como se comunicar com a audiência

  • timer 20/09/2022
  • 5 min de leitura

O e-mail marketing é uma das principais formas que as empresas têm de se comunicar diretamente com antigos, novos e futuros clientes. E tanto uma campanha de conteúdo, também chamada de newsletter, quanto outros tipos de campanhas, como e-mail promocional, estão embaixo do guarda-chuva do e-mail marketing e podem gerar conversão. 

Leia mais: 
>> Por que meu e-mail pode virar spam e como evitar em 6 dicas 
>> Conheça os 6 principais erros que impactam o sucesso da campanha 

Neste artigo, reunimos diferentes tipos de e-mail marketing para que você conheça e possa decidir qual se encaixa melhor na estratégia do seu negócio. Vamos conferir? 

Newsletter 

A campanha de conteúdo, ou newsletter, é uma estratégia para que as empresas se comuniquem regularmente com a sua base de contatos, enviando informações relevantes e mostrando o seu valor para o cliente. O conteúdo pode ser variado, como o anúncio de um evento, notícias sobre a marca ou tutoriais de como usar um produto, sendo oferecido em diferentes formatos, entre e-books, vídeos ou podcasts. 

Principais objetivos da newsletter 

  • Informar, ensinar, ser útil para o público; 
  • Manter contato regular entre a sua marca e os seus contatos; 
  • Gerar lembrança de marca; 
  • Gerar tráfego para o seu site; 
  • Fidelizar clientes; 
  • Aumentar a visibilidade da marca; 
  • Melhorar a reputação da marca. 

“Uma campanha de conteúdo pode estar relacionada com a venda de um produto e ser relevante para o cliente. O lojista pode, por exemplo, planejar as suas campanhas incluindo produtos da curva A, ou seja, aqueles mais vendidos. Assim, é possível aumentar as suas taxas de abertura e cliques oferecendo aquilo que o público gosta”, explica Gregory Luiz, especialista de Sucesso do Cliente da Mailbiz.

Exemplos de newsletter 

Uma newsletter pode ser escrita em primeira pessoa, com tom de voz informal, usando linguagem pessoal e senso de humor, descrevendo experiências, como se o autor estivesse escrevendo para um amigo. Quando se conta uma história real, por exemplo, você está abrindo para a sua audiência uma porta para que ela se conecte com a sua marca e ativando emoções que podem inspirá-la a tomar uma decisão. 

O relacionamento por e-mail também pode trazer conselhos e opiniões. Compartilhe o seu conhecimento sobre um tópico em que é especialista. Aproveite esse momento para passar uma mensagem inspiradora e até mesmo provocativa, incentivando a pessoa que assina a sua newsletter a se engajar e interagir com ela. 

A newsletter ainda pode ser um tipo de boletim informativo, focado em compartilhar valor e construir confiança a partir de conteúdo relevante. É possível, por exemplo, divulgar notícias que mostrem o posicionamento da empresa em relação a determinados temas sociais. 

E-mails promocionais 

O e-mail promocional pode ser definido como um tipo de comunicação que tem o objetivo de promover um produto ou serviço de uma marca. Essa técnica de marketing direto busca, portanto, usar o e-mail como principal canal de conversão

Um estudo da Zoho feito com mais de mil brasileiros mostrou que 37% dos consumidores preferem receber novas ofertas por e-mail, e 53% deles acreditam que a melhor maneira de uma marca criar um relacionamento com o seu cliente é por meio de ofertas personalizadas. 

Principais objetivos do e-mail promocional 

  • Promover um produto ou serviço; 
  • Informar sobre lançamentos e promoções da marca; 
  • Gerar vendas; 
  • Fidelizar clientes; 
  • Aumentar a visibilidade da marca; 
  • Melhorar a reputação da marca. 

Exemplos de e-mails promocionais 

O primeiro passo para construir relacionamento e fidelizar os seus clientes deve ser o disparo do e-mail de boas-vindas. Afinal, começar um relacionamento com o pé direito é fundamental e, no mundo digital, quem faz esse papel do cartão de visita é o e-mail de boas-vindas. 

Você também pode enviar campanhas de e-mail marketing com as ofertas mais atraentes do seu e-commerce, ou mesmo com aquelas promoções com foco na queima de estoque. 

Outros tipos de e-mail marketing 

Como vimos, uma campanha de conteúdo também pode abordar ofertas, assim como um e-mail promocional pode trazer conteúdo relevante para o cliente. Por isso, você não deve ficar “dentro de uma caixinha”, usando apenas um modelo ou outro na sua estratégia de comunicação. 

Para que você aproveite ao máximo as vantagens do e-mail marketing, selecionamos outros tipos de e-mail importantes que você deve levar em conta na hora enviar as suas mensagens. Vamos conhecê-los? 

E-mail sazonal 

É o e-mail disparado em datas especiais, como Black Friday e Natal. Nesse caso, foque em um layout relacionado à data em questão (como vermelho no Natal ou preto na Black Friday), mas, claro, sem abrir mão da identidade visual da sua marca. Lembre-se que é essa identidade visual que ajuda o cliente a identificar a sua loja, diferenciando o seu negócio da concorrência. 

>> Aproveite as principais datas do e-commerce para vender mais 

E-mail de boas-vindas 

Uma mensagem de boas-vindas é uma forma de recepcionar os seus clientes. Mesmo que boa parte das vendas não seja realizada logo no primeiro contato com a marca, o e-mail de boas-vindas é um primeiro passo essencial para nutrir o usuário com conteúdo, mostrando que suas mensagens futuras terão relevância direta para ele. Como esse e-mail é esperado pelo destinatário, ele tem alta taxa de abertura e mais chances de cliques, quando comparado com e-mails padrões. 

E-mail para clientes VIPs 

Você sabe quem são os seus clientes VIPs? Para identificá-los, é importante analisar os perfis do seu público, seu histórico de compra, frequência, ticket médio etc. Assim, você consegue segmentar a sua base de contatos para agradá-los dentro dos seus objetivos e sem correr o risco de mandar um brinde ou desconto em um produto que não conversa com o que esse cliente especial precisa.

>> Use a análise RFM para segmentar a base de contatos 

Feito isso, use o e-mail para mostrar que você reconhece o valor dele. Gratifique-o oferecendo algo exclusivo e que seja, de fato, interessante para ele, que aprimore a sua experiência com a marca. Para um fã do e-commerce de vinhos, por exemplo, seria encantador ter a oportunidade de adquirir taças personalizadas. 

Tanto uma campanha promocional quanto uma newsletter são suas aliadas na hora da conversão. E para garantir o envio das melhores campanhas, entre em contato com o nosso time de especialistas.

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