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O e-mail marketing é uma das principais formas que as empresas têm de se comunicar diretamente com antigos, novos e futuros clientes. E tanto uma campanha de conteúdo, também chamada de newsletter, quanto outros tipos de campanhas, como e-mail promocional, estão embaixo do guarda-chuva do e-mail marketing e podem gerar conversão.
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Neste artigo, reunimos diferentes tipos de e-mail marketing para que você conheça e possa decidir qual se encaixa melhor na estratégia do seu negócio. Vamos conferir?
Conteúdo
A campanha de conteúdo, ou newsletter, é uma estratégia para que as empresas se comuniquem regularmente com a sua base de contatos, enviando informações relevantes e mostrando o seu valor para o cliente. O conteúdo pode ser variado, como o anúncio de um evento, notícias sobre a marca ou tutoriais de como usar um produto, sendo oferecido em diferentes formatos, entre e-books, vídeos ou podcasts.
“Uma campanha de conteúdo pode estar relacionada com a venda de um produto e ser relevante para o cliente. O lojista pode, por exemplo, planejar as suas campanhas incluindo produtos da curva A, ou seja, aqueles mais vendidos. Assim, é possível aumentar as suas taxas de abertura e cliques oferecendo aquilo que o público gosta”, explica Gregory Luiz, especialista de Sucesso do Cliente da Mailbiz.
Uma newsletter pode ser escrita em primeira pessoa, com tom de voz informal, usando linguagem pessoal e senso de humor, descrevendo experiências, como se o autor estivesse escrevendo para um amigo. Quando se conta uma história real, por exemplo, você está abrindo para a sua audiência uma porta para que ela se conecte com a sua marca e ativando emoções que podem inspirá-la a tomar uma decisão.
O relacionamento por e-mail também pode trazer conselhos e opiniões. Compartilhe o seu conhecimento sobre um tópico em que é especialista. Aproveite esse momento para passar uma mensagem inspiradora e até mesmo provocativa, incentivando a pessoa que assina a sua newsletter a se engajar e interagir com ela.
A newsletter ainda pode ser um tipo de boletim informativo, focado em compartilhar valor e construir confiança a partir de conteúdo relevante. É possível, por exemplo, divulgar notícias que mostrem o posicionamento da empresa em relação a determinados temas sociais.
O e-mail promocional pode ser definido como um tipo de comunicação que tem o objetivo de promover um produto ou serviço de uma marca. Essa técnica de marketing direto busca, portanto, usar o e-mail como principal canal de conversão.
Um estudo da Zoho feito com mais de mil brasileiros mostrou que 37% dos consumidores preferem receber novas ofertas por e-mail, e 53% deles acreditam que a melhor maneira de uma marca criar um relacionamento com o seu cliente é por meio de ofertas personalizadas.
O primeiro passo para construir relacionamento e fidelizar os seus clientes deve ser o disparo do e-mail de boas-vindas. Afinal, começar um relacionamento com o pé direito é fundamental e, no mundo digital, quem faz esse papel do cartão de visita é o e-mail de boas-vindas.
Você também pode enviar campanhas de e-mail marketing com as ofertas mais atraentes do seu e-commerce, ou mesmo com aquelas promoções com foco na queima de estoque.
Como vimos, uma campanha de conteúdo também pode abordar ofertas, assim como um e-mail promocional pode trazer conteúdo relevante para o cliente. Por isso, você não deve ficar “dentro de uma caixinha”, usando apenas um modelo ou outro na sua estratégia de comunicação.
Para que você aproveite ao máximo as vantagens do e-mail marketing, selecionamos outros tipos de e-mail importantes que você deve levar em conta na hora enviar as suas mensagens. Vamos conhecê-los?
É o e-mail disparado em datas especiais, como Black Friday e Natal. Nesse caso, foque em um layout relacionado à data em questão (como vermelho no Natal ou preto na Black Friday), mas, claro, sem abrir mão da identidade visual da sua marca. Lembre-se que é essa identidade visual que ajuda o cliente a identificar a sua loja, diferenciando o seu negócio da concorrência.
>> Aproveite as principais datas do e-commerce para vender mais
Uma mensagem de boas-vindas é uma forma de recepcionar os seus clientes. Mesmo que boa parte das vendas não seja realizada logo no primeiro contato com a marca, o e-mail de boas-vindas é um primeiro passo essencial para nutrir o usuário com conteúdo, mostrando que suas mensagens futuras terão relevância direta para ele. Como esse e-mail é esperado pelo destinatário, ele tem alta taxa de abertura e mais chances de cliques, quando comparado com e-mails padrões.
Você sabe quem são os seus clientes VIPs? Para identificá-los, é importante analisar os perfis do seu público, seu histórico de compra, frequência, ticket médio etc. Assim, você consegue segmentar a sua base de contatos para agradá-los dentro dos seus objetivos e sem correr o risco de mandar um brinde ou desconto em um produto que não conversa com o que esse cliente especial precisa.
>> Use a análise RFM para segmentar a base de contatos
Feito isso, use o e-mail para mostrar que você reconhece o valor dele. Gratifique-o oferecendo algo exclusivo e que seja, de fato, interessante para ele, que aprimore a sua experiência com a marca. Para um fã do e-commerce de vinhos, por exemplo, seria encantador ter a oportunidade de adquirir taças personalizadas.
Tanto uma campanha promocional quanto uma newsletter são suas aliadas na hora da conversão. E para garantir o envio das melhores campanhas, entre em contato com o nosso time de especialistas.