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Conheça os 6 principais erros que impactam o sucesso da campanha

  • timer 04/07/2022
  • 3 min de leitura

Um canal ágil, econômico e sustentável. As empresas que já entenderam a importância do marketing digital sabem que o e-mail marketing é indispensável para construir relacionamento com os clientes. Porém, existem alguns erros capazes de impactar o sucesso da campanha. Vamos conhecê-los? 

Leia mais: 
>> 5 motivos por que seu e-commerce não vende e como resolver 
>> 7 dicas para ter a taxa de abertura como uma aliada das suas vendas 

1. Não dar atenção à linha de assunto

Todos nós recebemos dezenas ou até mesmo centenas de e-mails por dia. E, claro, não tem como ler todos. Em geral, damos uma olhada nos assuntos e clicamos apenas naqueles que realmente nos interessam, certo?

É por isso que o sucesso da campanha também depende, e muito, de uma linha de assunto bem elaborada. Entre as principais características de um assunto que certamente vai chamar a atenção do usuário, estão: 

  • Ele não engana as pessoas só para aumentar a taxa de abertura; 
  • É curto, direto ao ponto e até pode ser bem-humorado; 
  • Pode reforçar a credibilidade da sua marca, mostrando que você entende do que fala; 
  • É personalizado; 
  • Deve evitar letras maiúsculas, excesso de pontos e emojis. 

2. Não segmentar

Talvez, esse seja o erro que mais prejudique o sucesso da campanha. Imagine que você tem um e-commerce de artigos esportivos. Obviamente, venderá para homens e mulheres, ou seja, perfis distintos de consumidores. Agora, já pensou tentar atingir ambos os perfis com o mesmo e-mail? Por exemplo, enviando promoções de tênis femininos para o cliente que só compra camisetas masculinas. O resultado será uma decepção por parte do consumidor e grandes chances de ver a sua mensagem parar na caixa de spam

Por outro lado, a segmentação adequada traz vantagens como: 

  • Possibilitar a personalização da comunicação, por exemplo, chamando o cliente pelo nome ou citando uma característica específica, como idade, cidade etc.;
  • Oferecer conteúdo realmente relevante; 
  • Poder mostrar ao consumidor que você realmente se interessa pelos seus desejos e necessidades, e que não quer apenas vender; 
  • Garantir que você realmente terá a permissão dele para enviar e-mails. 

3. Não colocar CTA

Você deve estar sempre direcionando os próximos passos do seu público na jornada de compra, chegando ao ponto em que há mais chances de ocorrer a conversão. Assim, o call to action (CTA) se torna uma peça fundamental para alcançar o sucesso da campanha

Use verbos de ação, que despertem o senso de urgência do consumidor. Além disso, aposte em uma chamada que você sabe que chamará a atenção do seu público e que irá agregar valor para a oferta. Afinal, “baixe o e-book gratuito” é bem mais interessante do que um simples “baixe agora”.

4. Pecar pelo excesso ou falta de conteúdo

Abrir um e-mail e encontrar um texto gigante e com muitas opções de cliques pode assustar o destinatário e despertar o desinteresse dele pelas suas mensagens. Mas, da mesma forma, e-mails que contêm apenas imagens, sem nada de relevante a dizer, também afastam os consumidores. 

O segredo – como em tudo na vida – é encontrar o equilíbrio entre textos, imagens, links e botões de forma que o cliente se sinta atraído pelo seu conteúdo. E o mesmo vale para a frequência de envio: não dispare e-mails em excesso a ponto de incomodar o usuário, mas também não envie de menos a ponto de ele se esquecer da sua marca. 

5. Não dar atenção ao mobile 

Uma pesquisa da FGV mostrou que existem dois dispositivos móveis para cada habitante brasileiro. Não é à toa que as compras por m-commerce cresceram 78% em 2020. 

Esses comprovam que o sucesso da campanha também está baseado na possibilidade que o cliente tem de acessar o seu conteúdo onde, quando e pelo dispositivo que ele quiser. Invista em e-mails responsivos: escreva linhas de assunto com até 35 caracteres para que o cliente tenha uma leitura completa no celular e evite usar imagens pesadas para facilitar o carregamento da sua mensagem. 

6. Não acompanhar os resultados das campanhas

As campanhas de e-mail devem ser acompanhadas de perto para identificar quais mensagens levam a mais conversões e quais vão parar no spam. Sendo assim, nossa dica é: com o Google Analytics, você consegue analisar todas as métricas importantes sobre o desempenho das suas campanhas para tomar as melhores decisões e agir de forma a alcançar os melhores resultados para o seu negócio.

Já conferiu?
>> E-book: Como criar peças de e-mail que convertem 

Para evitar esses e tantos outros erros e alcançar o sucesso da campanha, conte com a nossa equipe de especialistas. Estamos aqui para acompanhar a sua estratégia de comunicação de ponta a ponta.

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