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Como reduzir custos de remarketing e gerar vendas com e-mail marketing
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Como reduzir custos de remarketing e gerar vendas com e-mail marketing

  • timer 04/01/2023
  • 4 min de leitura

Em termos simples, o remarketing é uma maneira de o lojista de e-commerce reimpactar clientes que já visitaram o seu site ou demonstraram interesse nos seus produtos ou serviços, mas não chegaram a fechar a compra, além de resgatar aqueles clientes que já compraram de você. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre como reduzir custos de remarketing com apoio do e-mail marketing para te ajudar a vender mais. 

Leia mais: 
>> FoMO: uma estratégia de marketing para vender mais 
>> Como usar a inteligência de marketing para aumentar as vendas 

É comum os lojistas optarem por fazer remarketing pelas redes sociais ou por anúncios pagos. Mas usar o e-mail marketing com essa finalidade traz vantagens que vão além de reduzir custos. Com os e-mails dos usuários em mãos, você pode reimpactar o cliente que já comprou na sua loja e aproveitar a sua lista de contatos para também segmentar a sua base nas redes sociais (lookalike). 

Por que remarketing por e-mail marketing é mais barato?

É possível trabalhar com três canais para remarketing: pelo Google Ads (rede de display e rede de pesquisa), pelo Facebook Ads e por e-mail marketing. Porém, quando falamos de anúncios, o custo pago para fazer remarketing pode até mesmo inflacionar com o tempo. 

Isso significa que é possível que, hoje, você pague X por clique, mas será necessário pagar X+Y no mês seguinte para obter os mesmos resultados. Vamos conhecer alguns custos de anúncios atuais? Confira a seguir: 

Google Ads 

Para reexibir anúncios para o seu público-alvo através do Google Ads, os valores de custo por clique (CPC) ficam, em média, de R$ 0,75 a R$ 3,50

Facebook Ads 

O custo médio para anunciar no Facebook Ads atualmente fica entre R$ 2 e R$ 12 por semana. 

E-mail marketing

Ao pedir o contato do cliente em troca de algum benefício – como desconto na primeira compra, dicas sobre como usar um produto, brindes especiais – ou a partir da base de cadastro da newsletter, é possível reduzir custos de remarketing, aproveitando as informações para lançar campanhas e fazer o cliente percorrer toda a jornada de compra até chegar à conversão. 

Como fazer remarketing no e-mail marketing 

Com ajuda do e-mail marketing, reduzir custos de remarketing se torna uma maneira eficaz e mais barata para alcançar os seus clientes em potencial. Saiba como é possível fazer isso: 

Configure uma lista de remarketing 

Em primeiro lugar, você precisa configurar a sua lista de remarketing. Isso pode ser feito a partir da análise do histórico de visitas ao seu site e do histórico de compras dos clientes que já adquiriram produtos ou serviços na sua loja online. Assim, você usa essa lista para enviar e-mails direcionados a esses visitantes ou clientes inativos. 

Crie a sua campanha de e-mail marketing 

Em seguida, é necessário criar uma campanha de e-mail marketing específica para os seus esforços de remarketing. Isso deve incluir linhas de assunto, pré-cabeçalho e conteúdo projetados para reengajar clientes em potencial e incentivá-los a converter. 

>> Saiba como criar peças de e-mail que convertem 

Segmente a sua lista de remarketing 

É importante segmentar a lista de remarketing em diferentes grupos com base no nível de envolvimento do usuário com a sua marca. Por exemplo, como já falamos, você pode ter um grupo para quem já comprou e é um potencial cliente para recompra e outro grupo para visitantes do seu site que demonstraram interesse em um produto ou serviço, mas que não fecharam negócio. Isso permite que você envie e-mails mais direcionados e personalizados. 

Ofereça incentivos 

Fazer remarketing por e-mail marketing também passa por incentivar os clientes em potencial a fazer uma compra, oferecendo incentivos que levem à conversão. Isso pode incluir conteúdos ricos, descontos, frete grátis e promoções. 

Programe os seus disparos 

Com uma ferramenta de automação de marketing, enviar os seus e-mails pode ser feito de forma mais fácil e prática com programação e automação. Nesse passo, é preciso definir quais serão os dias e horários dos envios, bem como qual será o intervalo de tempo entre cada disparo. 

>> Entenda se existe melhor dia e horário para os disparos e saiba como programar os seus envios 

Crie landing pages

Se você quer reconquistar um cliente inativo ou atrair o interesse de um lead para a conversão, a sua campanha pode direcionar o contato para uma landing page onde ele fornecerá dados relevantes sobre seus hábitos, ajudando você a entender o perfil do seu consumidor. Lembre-se que essa página precisa ter boa estrutura, design e uma oferta clara e atrativa. 

Acompanhe os seus resultados 

Por fim, é importante acompanhar os resultados dos seus esforços de remarketing para que você possa entender o que está funcionando e o que não está. Use ferramentas como o Google Analytics para analisar métricas como as taxas de abertura e de cliques, fazendo ajustes nas suas campanhas conforme for necessário. 

Seguindo essas dicas, você pode reduzir custos de remarketing usando o e-mail marketing com eficácia para reengajar clientes em potencial e impulsionar as suas vendas. 

Por que usar o e-mail marketing 

A seguir, reunimos alguns números que mostram a importância de ter o e-mail marketing como um aliado do seu negócio. Acompanhe: 

  • O e-mail marketing tem um potencial de 77% de engajamento; 
  • As empresas vêm percebendo um aumento nos níveis de engajamento de seus clientes via e-mail desde 2020; 
  • 8 em cada 10 consumidores abrem e-mails de boas-vindas, o que significa uma taxa de abertura 4 vezes maior do que a taxa de abertura de outros e-mails transacionais; 
  • Quando falamos em ROI, o e-mail gera cerca de US$ 36 para cada US$ 1 gasto na estratégia; 
  • Testes A/B nos e-mails podem aumentar o ROI em 82%; 
  • Conteúdos dinâmicos (como vídeos e gifs) podem aumentar o ROI das campanhas de e-mail marketing em 105%. 

Atuamos para transformar o seu negócio através da nossa metodologia de Sucesso do Cliente, que é totalmente focada no resultado que a sua empresa pode e merece atingir. Entre em contato com os nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a alavancar as suas vendas com estratégias de e-mail marketing.

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