🛒 O WhatsApp chegou na Mailbiz! Conheça o Jornadas PRO e venda até 3x mais! Comece agora 

fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

FoMO: uma estratégia de marketing para vender mais

  • timer 18/11/2022
  • 4 min de leitura

Usar o FoMO (Fear of Missing Out, ou medo de perder uma oportunidade) é uma estratégia de marketing para vender mais em que se aproveita o desejo do consumidor de não perder nenhuma oportunidade que surge. Ou seja, é uma forma de impulsionar gatilhos como urgência e escassez, agilizando a tomada de decisão do consumidor na hora de fechar uma compra. 

Leia mais: 
>> 4 diferenciais para aplicar no seu e-commerce e aumentar as vendas 
>> Entenda o comportamento do consumidor e alavanque o seu e-commerce 

Você já percebeu como é só pensar em fazer uma viagem ou comprar uma roupa nova, que logo anúncios sobre esses produtos aparecem nas suas redes sociais ou no seu e-mail? E, muitas vezes, eles estão com descontos incríveis e em baixa quantidade no estoque. 

Despertar a vontade do cliente de pagar por aquilo antes de qualquer outra pessoa é a grande sacada da estratégia FoMO. Com chamadas do tipo “Compre agora ou se arrependa depois”, ativa-se no cliente o medo de perder o que quer que seja. 

Como aplicar o FoMO na prática

Nossa mente está condicionada a temer a perda de oportunidades. Assim, é possível usar esse tipo de gatilho a favor do seu negócio para aumentar as vendas. Continue com a gente e descubra como fazer isso. 

Use os prazos a seu favor 

Estamos acostumados a respeitar limites desde a infância, o que reflete diretamente nas nossas ações enquanto adultos. Por isso, temos a sensação de que prazos não podem ser perdidos, inclusive quando o assunto é fechar uma compra. Então, ao definir um prazo de encerramento para as suas promoções, os consumidores entendem isso como uma oportunidade, que não podem deixar passar. 

No exemplo abaixo, a marca francesa de cosméticos L’Occitane usa essa tática muito bem: 

Ofereça descontos especiais 

Nós já falamos aqui no blog sobre como é importante saber reconhecer a sua base de clientes VIPs. E essa mesma lógica pode ser aplicada a essa estratégia de marketing para vender mais que é o FoMO. 

Ao afirmar para uma determinada parte da sua base de contatos que você está oferecendo um super desconto especial apenas para eles, esse público se sente realmente prestigiado e que, claro, não pode perder essa oportunidade. Mas lembre-se a regra aqui é ser completamente honesto, quando você diz ao seu público que apenas aquelas pessoas receberão uma oferta específica, nunca disponibilize essa mesma oferta para outros clientes. 

A rede de telefonia Claro tem oferecido ofertas exclusivas para determinados clientes da sua base de contatos aproveitarem a Copa do Mundo: 

Aproveite a multicanalidade 

Cada vez mais, os e-commerces precisam estar preparados para se comunicar com o seu público pelos mais diversos canais. Afinal, o cliente vai fechar uma compra quando, onde e como ele decidir que é melhor e mais conveniente. 

Mas como aplicar o FoMO na estratégia de marketing para vender mais nesse contexto? Você pode, por exemplo, informar ao público pelas redes sociais da sua marca que quem entrar na sua base de contatos ganhará um desconto especial por e-mail marketing. Além de despertar uma necessidade nos consumidores, você ainda consegue aumentar a sua base de assinantes. 

A Amazon, por exemplo, solicita aos clientes que informem seu endereço de e-mail para receber o link de download do aplicativo da marca e, assim, ganhar descontos exclusivos: 

Confira também: 
>> 8 princípios da economia comportamental para usar no e-commerce 

Estimule o espírito competitivo

Os seres humanos são naturalmente competitivos. É fato que o nosso interesse aumenta quando sabemos que outras pessoas também estão interessadas pelo mesmo produto. 

Assim, o FoMO atua para estimular a ideia de que não se pode perder algo para outro cliente. Usar mensagens como “Aproveite essa promoção antes dos outros” e oferecer os itens que estão mais em alta na sua loja, deixando isso claro no e-mail, são táticas que se encaixam muito bem nessa estratégia. 

A rede de eletrodomésticos e eletrônicos Fast Shop incentiva os seus clientes a transformarem as suas casas no “melhor lugar” para assistir à Copa do Mundo com amigos e familiares: 

Deixar aquela sensação no cliente de que ele está perdendo algo muito importante é uma boa estratégia de marketing para vender mais. E se você busca ainda mais orientações para tornar as suas campanhas um sucesso, conte com o nosso time de especialistas. Estamos aqui para ajudar a alavancar o seu negócio.

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.