Celebre conosco o último mês do ano! RESGATE AGORA a recompensa de hoje no nosso Calendário do Advento 🎁

voltar Voltar
Google Analytics 4 vem aí! Não perca os dados do seu negócio
voltar Voltar

Google Analytics 4 vem aí! Não perca os dados do seu negócio

  • timer 04/05/2023
  • 6 min de leitura

No dia 1º de julho de 2023, o Google Analytics como conhecemos hoje – também chamado de Universal Analytics – será descontinuado, dando espaço ao Google Analytics 4 (GA4). E talvez você esteja se perguntando: como isso pode impactar o meu e-commerce? 

Leia mais: 

>> CRM para e-commerce: como escolher a melhor plataforma 

>> Conheça os principais números do e-commerce no Brasil 

Bem, o lojista que deixar para se inteirar da nova ferramenta na última hora corre grandes riscos de ficar “no escuro”. Então, continue com a gente neste artigo para que você entenda o que fazer para seguir tendo os seus dados e as métricas que o Google Analytics fornece para otimizar a gestão do seu negócio. 

O que é o Google Analytics 4? 

A versão atual do Google Analytics com a qual estamos acostumados foi lançada em 2013, em uma época, por exemplo, em que os desktops representavam mais de 72% do tráfego total da internet. Para se ter uma ideia, em 2022, o tráfego total da internet originado por dispositivos móveis já era de 58%. Isso sem falar que as pessoas buscam cada vez mais experiências omnichannel, usando os dispositivos móveis para ter uma melhor experiência até mesmo no ambiente físico das lojas. 

Portanto, o Google precisava encontrar uma maneira de unificar todos esses dados em uma plataforma. Além disso, as leis de proteção de dados estão sendo implementadas em todo o mundo, estimulando que usuários comecem a prestar muita atenção à sua privacidade online. 

Como resultado dessas mudanças, o Google Analytics Universal não pode mais acompanhar as demandas das empresas e dos consumidores. Por isso, em julho deste ano, ele irá parar de computar dados, dando espaço para o Google Analytics 4 entrar em cena. 
O Google Analytics 4 foi lançado em 2020. Por isso, alguns lojistas já estão utilizando a ferramenta e aproveitando todas as suas vantagens, como a atenção primária ao rastreamento de privacidade e o acompanhamento de todo o trajeto da jornada do cliente com a sua marca. O GA4 é uma ferramenta avançada, que pode fornecer insights mais específicos para o seu negócio.

Pontos de atenção do Google Analytics 4

Pode-se dizer que Google Analytics 4 é uma plataforma quase que totalmente diferente do Google Analytics Universal, pois há muitas mudanças e muita evolução entre um modelo e outro. Reunimos, abaixo, os principais pontos aos quais você precisa estar atento quando adotar o GA4. Confira: 

Não existe migração

O primeiro e importante ponto que precisa ficar claro para você, lojista, é que os dados do Google Analytics Universal não serão migrados para o Google Analytics 4. A sua conta no GA4 deve ser criada do zero. Então, quanto mais você demorar para criar a sua conta no GA4, mais dados você deixará de captar. 

Outro ponto de atenção é que, por mais que você siga tendo acesso aos dados do Google Analytics Universal até dezembro deste ano, nunca compare esses dados com os que foram captados pelo Google Analytics 4. Lembre-se: são ferramentas diferentes que, portanto, têm análises de dados diferentes. 

Plano de Mensuração 

As análises do Google Analytics 4 serão todas baseadas nos chamados Eventos. Esses Eventos nada mais são do que as interações que o usuário faz no seu site conforme ele navega. 

Então, em vez de mensurar os cliques em uma URL tagueada, como era comumente feito com o Google Analytics Universal, agora, será necessário entender o caminho que o cliente percorre na sua loja virtual.

Portanto, você tem o Plano de Mensuração como um grande aliado do seu negócio. A nossa dica aqui é: planeje primeiro o que você quer e precisa medir para que na hora de colocar a captação dos dados em prática não fique faltando um ou mais itens importantes para a sua análise. 

Para fazer o seu Plano de Mensuração, é preciso considerar as macro, micro e nano conversões. No caso dos e-commerces:

  • A macro conversão é o objetivo principal: as vendas. 
  • Já as micro conversões são as etapas da jornada de conversão pelas quais o consumidor passa até chegar à compra. Por exemplo: adicionar produtos ao carrinho, iniciar o check-out e informar dados de pagamento para, finalmente, fechar a compra. 
  • Por fim, as nano conversões são aquelas ações do consumidor que não têm, necessariamente, a ver com a conversão final, como clicar no menu, assistir a um vídeo ou tirar uma dúvida pelo chat.

>> Aprenda como configurar o seu plano de mensuração!

Fim da taxa de rejeição 

A taxa de rejeição é uma métrica usada para entender o comportamento do usuário nas páginas de um site. Basicamente, essa taxa significa que um usuário acessou o seu site, mas não realizou nenhuma ação na página antes de sair dela. 

Para calcular a taxa de rejeição atualmente, o Google Analytics Universal divide as sessões de página única por todas as sessões. Ou seja, a taxa de rejeição é a porcentagem de todas as sessões do seu site em que os usuários visualizam apenas uma página e acionam apenas uma solicitação do servidor.

Assim, sessões de página única têm tempo de permanência zero porque o usuário não aciona nenhuma outra ação na página e encerra a sessão. Por considerar essa métrica imprecisa, o Google decidiu encerrar o uso da taxa de rejeição, a substituindo pela taxa de engajamento – que conheceremos melhor a seguir.

4 principais métricas do Google Analytics 4 

O Google Analytics 4 chega com a promessa de ser uma solução inovadora, que usa tecnologia de ponta para ajudar a captar os dados mais importantes dos seus clientes. Assim, ele é capaz de criar uma única jornada do usuário para todos os dados vinculados à mesma identidade.

Outra novidade é que o GA4 simplificou a interface de relatórios, tornando mais fácil identificar aquilo que é mais relevante para o seu negócio. Em resumo, em vez de uma longa lista de relatórios predefinidos que tentam abranger todos os casos de uso, o GA4 traz uma visão mais geral e simplificada.

Então, vamos conhecer as principais métricas abordadas pela ferramenta e que você terá à sua disposição a partir de agora? 

1. Sessões engajadas 

O principal objetivo da sessão engajada é remover as rejeições da contagem de sessões. Ou seja, uma sessão engajada só é contada como tal após o usuário permanecer na página por 10 segundos ou mais. Se ele sair antes disso, não contará como uma sessão engajada. 

>> Confira aqui o Guia de Sessões Engajadas no GA4

2. Sessões engajadas por usuário 

O número de sessões engajadas por usuário contabiliza quantas vezes o mesmo ID de usuário retornou para uma determinada página e, em seguida, calcula a média da sua contagem total de usuários, fornecendo uma média acima de 1 com o número real dependendo de quantos usuários novos ou recorrentes o seu conteúdo tem. 

3. Tempo médio de engajamento 

O tempo médio de engajamento indica quanto tempo o seu site ficou aberto em primeiro plano no navegador do usuário. Essa métrica é importante, pois não considera qualquer usuário, mas apenas aqueles que engajaram – ou seja, permaneceram 10 segundos ou mais na página. 

4. Taxa de engajamento 

Entre aqueles usuários que permaneceram 10 segundos ou mais na sua página, a taxa de engajamento indica a porcentagem de sessões que interagiram com o seu conteúdo. 

5 dicas para analisar os seus resultados no Google Analytics 4

Como já falamos, o Google Analytics 4 tem diferenças significativas, se comparado ao Google Analytics que conhecemos hoje. Por isso, pode ser realmente difícil se aprofundar nas suas funcionalidades em um primeiro momento. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudar você, lojista, a se sentir mais confortável ao usar melhor o GA4. Saiba mais: 

1. Faça com que os relatórios funcionem para você 

Pela primeira vez na história do Google Analytics, o GA4 permite que você realmente modifique tanto os próprios relatórios quanto a sua organização de navegação. Isso significa que você pode fazer coisas como criar coleções de relatórios para equipes específicas para que elas tenham um lugar claro para atender às suas necessidades. 

2. Escolha os seus gráficos 

Com o Google Analytics 4, você também pode alterar o tipo de gráfico que funcionará melhor em cada um dos seus relatórios. Por exemplo, cada relatório de tabela vem com um gráfico de linhas ou um gráfico de barras. Dependendo da sua necessidade de análise, é possível alterá-los ou removê-los. 

3. Visualize os detalhes dos eventos em tempo real 

O relatório em tempo real exibe as atividades do usuário em seu site e em aplicativos móveis assim que elas acontecem. Este relatório mostrará dados como o número de usuários ativos nos últimos 30 minutos, informações de referência, título da página com a qual seus usuários interagem, contagem de eventos por nome e conversões. 

4. Aproveite os relatórios de life cycle 

O life cycle é um relatório padrão do Google Analytics 4 que fornece os dados das atividades do usuário em cada etapa da sua jornada como cliente. Os dados do life cycle incluem quatro tipos de relatórios: 

  • Aquisição: mostra como um usuário chega ao seu site ou aplicativo, além dos seus dados de tráfego, permitindo que você veja se a sua estratégia de direcionamento do tráfego está funcionando. 
  • Envolvimento: exibe as páginas com maior envolvimento do usuário, fornecendo informações sobre o comportamento dos seus visitantes. 
  • Monetização: revela a receita de vendas pelo site e também pelo aplicativo. Além disso, esse relatório ainda pode trazer dados sobre anúncios pagos e impressões de páginas. 
  • Retenção: coleta os dados sobre os seus usuários mais frequentes e quanto tempo eles passam dentro do seu site. Um relatório de retenção também permite comparar como esses usuários geram receita adicional após a primeira visita. 

5. Colete os dados dos seus clientes 

A interface de relatórios sobre os usuários no Google Analytics 4 permite que você saiba mais sobre os perfis dos seus visitantes, incluindo idade, interesses e tipo de dispositivos que eles mais utilizam. Por padrão, você encontrará informações detalhadas nas seguintes categorias:

  • Dados demográficos: identificação de idade, localização, idioma, gênero e interesses dos seus visitantes. 
  • Tecnologia: para entender quais são os dispositivos que os seus visitantes mais usam, entre celular, tablet e desktop. 

>> Quer conhecer mais dicas e detalhes para começar a usar o Google Analytics 4? Então, não deixe de assistir ao nosso webinar!

Ao contar com o apoio da Mailbiz no seu negócio, você tem à sua disposição uma tecnologia de ponta e um time de especialistas que entendem muito de marketing e e-commerce. Então, entre em contato com a nossa equipe e nos deixe ajudá-lo a aumentar as vendas da sua loja virtual. 

Avalie esse post
Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.