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À medida que nos aproximamos de 2024, é importante que as lojas online se mantenham à frente das mudanças do mercado para acompanhar as expectativas dos seus clientes e manter a sua vantagem competitiva. Pensando nisso, reunimos neste artigo as principais tendências do e-commerce para o próximo ano. Confira a seguir:
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Conteúdo
A Inteligência Artificial se torna uma grande aliada das campanhas de marketing ao reforçar princípios básicos, como: segmentação, personalização e automação. Sempre lembrando que a Inteligência Artificial não pode substituir o papel dos profissionais de marketing. Em vez disso, ela é usada para otimizar e refinar as estruturas já existentes nos processos.
Quem deseja melhorar as suas campanhas e se conectar com o seu público-alvo pode se beneficiar da Inteligência Artificial das seguintes formas:
A Realidade Aumentada (RA) em 3D é uma tecnologia inovadora que vai além da simples visualização de informações em dispositivos como smartphones. Como uma das tendências do e-commerce, ela facilita a verificação de cor e tamanho de produtos e revoluciona a forma como os consumidores interagem com produtos online.
Por exemplo, imagine poder experimentar virtualmente roupas e acessórios, avaliando como ficam antes de decidir pela compra? A partir dessa tecnologia, os negócios online são capazes de simular experiências que, antes, eram possíveis apenas em compras presenciais. Isso ajuda a reduzir as chances de o cliente devolver um produto, já que ele consegue ter uma noção mais clara do que está comprando.
As vendas através do Live Commerce, também chamado de Live Shopping, têm crescido rapidamente. É o que indicou o levantamento da VTEX, que apontou um aumento de três vezes mais do que a média dos outros canais, no primeiro semestre de 2023.
Há várias formas de vender por essa estratégia virtual com interações ao vivo. Por exemplo, em algumas transmissões, os produtos têm contagem regressiva, marcando os minutos e segundos até que o item esteja disponível. Em outros, o público pode receber descontos para comprar durante um determinado período por meio de um código que aparece na tela.
A mensageria, como SMS e WhatsApp, é uma excelente maneira de se comunicar com os clientes e, assim, aumentar as vendas do e-commerce. É uma estratégia rápida, fácil de usar e que permite uma comunicação direta com o público.
Ela permite que as empresas mantenham um canal de atendimento, buscando melhorar cada vez mais o relacionamento com os consumidores. Além disso, a mensageria também envia promoções e ofertas exclusivas, recuperar carrinhos abandonados, enviar saldo de cashback.
Além de oferecer um suporte instantâneo, a mensageria é utilizada para notificações de envio, fornecendo aos clientes informações em tempo real sobre o status de seus pedidos. Ela também se torna uma ferramenta valiosa para personalização, permitindo que as empresas enviem recomendações de produtos com base no histórico de compras e preferências dos clientes, criando ofertas personalizadas e aumentando as chances de conversão.
A mensageria, quando utilizada de maneira estratégica, se torna uma ferramenta versátil para impulsionar as vendas. É uma forma de fortalecer o relacionamento com o cliente e criar uma experiência de compra mais personalizada e agradável no contexto do e-commerce.
O cross border é uma transação comercial que ultrapassa fronteiras. Por exemplo, quando você está no Brasil e compra um produto que vem da China, essa operação é chamada de cross border.
Esse é um modelo que vem se popularizando cada vez mais, afinal, as compras online permitem uma negociação sem fronteiras. A Shopee, por exemplo, vem apresentando um crescimento expressivo no Brasil. Segundo dados da E-bit/Nielsen, a plataforma teve um aumento de 1000% nas vendas em 2020, tornando-se uma das empresas de e-commerce que mais crescem no país.
Um e-commerce nacional pode utilizar o modelo cross border como uma estratégia de expansão e diversificação de seu portfólio. Assim, é possível aproveitar oportunidades de mercado além das fronteiras do país.
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As redes sociais são uma grande fonte de tráfego e vendas para muitas lojas virtuais. Por isso, é cada vez mais comum a integração das lojas virtuais com esses canais, possibilitando a promoção e a venda de marcas, produtos e serviços.
Isso pode incluir o uso de anúncios patrocinados ou mesmo a divulgação orgânica. Além de comprar diretamente pelo Instagram e Facebook, os clientes ainda podem compartilhar a experiência com amigos e familiares. Investir nessa integração é uma forma de aproveitar essa tendência e, claro, aumentar as conversões.
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