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Acompanhar a saúde de um negócio é indispensável para qualquer tipo de empresa — principalmente para as lojas virtuais. E as métricas para e-commerce são grandes aliadas neste processo, pois são capazes de dizer o que está dando certo e o que pode ser melhorado, ajudando no planejamento e na gestão do negócio.
Mas quais são as métricas para e-commerce mais importantes para medir a saúde de seu negócio? Se você tem esta dúvida, neste artigo, vamos mostrar quais as métricas para e-commerce que você deve acompanhar ainda hoje. Confira!
Conteúdo
Para garantir o sucesso de seu e-commerce, é preciso gerar o maior tráfego possível para sua loja virtual, transformando estes visitantes em clientes ao final do processo.
Tudo isso tem um custo e, por isso, o CAC é uma das métricas para e-commerce mais importantes para os gestores, pois permite dizer com clareza o quanto você precisa investir para gerar um cliente.
Para medir o CAC de seu e-commerce, é muito simples: basta somar todos os investimentos realizados na geração de tráfego para sua loja virtual e dividir este valor pelo número de clientes gerados por período ou por campanha.
Conhecendo o CAC de seu e-commerce, você poderá identificar o ticket médio ideal para o seu negócio e poderá realizar ajustes para reduzir ainda mais o seu custo de aquisição e aumentar seus lucros.
É impossível falar sobre métricas para e-commerce sem citar o ticket médio. O gestor de uma loja virtual precisa saber o quanto cada pedido gera de receita para sua empresa para poder elaborar um planejamento mais eficiente.
E calcular o ticket médio de seu e-commerce é muito fácil: basta somar o valor total de vendas em um determinado período e dividir este valor pelo número de pedidos realizados neste mesmo período.
Conhecer o valor gerado por cada pedido realizado em seu e-commerce é essencial para prever suas receitas, identificando quantos pedidos precisam ser realizados para manter os lucros da empresa.
Se você deseja ter sucesso em sua loja virtual, você precisa saber se suas páginas de produto são capazes de transformar visitantes em clientes de sua empresa. E a taxa de conversão é uma métrica muito importante justamente por isso, pois ela ajuda a dizer quantas visitas você precisa receber em sua página de produto para realizar uma venda.
E, para medir a taxa de conversão de seu e-commerce, basta somar o total de vendas realizadas por meio de uma página de produtos e dividir pelo número total de visitas em um determinado período. O resultado percentual indica quantas vendas seu e-commerce gera a cada 100 visitas em seu e-commerce.
Além de ajudar a definir metas para o número de visitas em sua página, conhecendo a taxa de conversão de seu e-commerce, você saberá quais produtos, marcas e categorias são mais eficientes para a geração de negócios e quais precisam ser ajustadas. Isso garante a conquista de melhores resultados de vendas para sua loja virtual.
Você poderá realizar também Testes A/B para descobrir, por exemplo, o melhor formato de página de produto que traz maior conversão.
O abandono de carrinho é um dos principais inimigos de uma loja virtual e, por isso, é uma das métricas para e-commerce que você precisa acompanhar de perto para aumentar suas vendas.
Isso porque se um cliente colocou um produto no carrinho, ele tem real interesse em adquirir seu produto, porém algum problema o fez mudar de ideia. Este problema pode ser um prazo de entrega muito longo ou mesmo um valor de frete muito alto.
O cálculo da taxa de abandono de carrinho é parecido com a taxa de conversão. Basta dividir o total de carrinhos abandonados pelo total de clientes que acessaram o carrinho de compras, independentemente se finalizaram a compra ou não. O resultado indica o percentual de carrinhos que são abandonados em seu e-commerce.
E agora que você já sabe quais são as principais métricas para e-commerce, você será capaz de otimizar todo o seu negócio. Quer receber mais dicas como essa? Assine nossa newsletter e receba gratuitamente mais dicas para tornar seu e-commerce ainda mais lucrativo!
Veja também este artigo: Para onde está indo o seu e-commerce?