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O e-mail marketing pode trazer muitos benefícios para qualquer negócio. Atualmente, é o canal que mais consegue gerar conversões para a maioria das empresas. Segundo dados do Campaign Monitor, a taxa média de cliques de uma campanha de e-mail é de 3%. Os demais meios, como redes sociais, por exemplo, não chega a 1%.
Isso significa que você tem muito mais chances de conquistar vendas ao utilizar o e-mail marketing em sua estratégia. Basta empregar um planejamento robusto e evitar erros. Ao direcionar sua campanha por certos caminhos, você consegue obter resultados excelentes ao agradar uma maior parcela da sua audiência.
Confira cinco estratégias de e-mail marketing para criar conteúdos melhores!
Conteúdo
As pessoas gostam de ter contato com um conteúdo personalizado, que é a cara delas. Portanto, não faz sentido insistir em estratégias de e-mail marketing idênticas para todos. A forma ideal de melhorar isso é criando segmentos dentro da sua lista de contatos.
Esta separação pode ser feita por faixa etária, nível de relacionamento com a empresa, histórico de compras ou qualquer outro critério. Depois, basta fazer disparos diferenciados para estes segmentos, considerando o perfil de quem está neles.
Um dos fatores mais importantes que determina o sucesso ou fracasso de um e-mail marketing é o primeiro elemento que o destinatário visualiza: o assunto.
Algumas recomendações são básicas, como a de evitar termos associados com spam e mantê-lo com cerca de 60 caracteres. No entanto, certas estratégias de e-mail marketing costumam fazer uso de assuntos bastante curtos (como, por exemplo, “Preciso falar com você” ou “E aí, tudo bem?”), que fogem à regra e, por isso, chamam a atenção.
Por que alguém iria se inscrever e continuar interagindo com seus envios? As pessoas não têm tempo a perder e somente criam vínculos com marcas que realmente lhes entregam algo de valor. Considere estratégias de e-mail marketing que tragam brindes, cupons de desconto, templates, e-books ou qualquer outro atrativo que torne aquele contato mais especial.
Segundo uma pesquisa do grupo Bluewire Media, obtêm mais cliques aqueles e-mails que oferecem algo de graça ao público.
Aberturas de e-mail marketing feitas por dispositivos móveis compreendem 47% do total, segundo números do grupo Litmus. Se o seu conteúdo não está devidamente adaptado a telas menores, você está impedindo que quase metade da sua audiência consiga visualizar seu disparo corretamente, o que é bastante grave.
Implemente os mecanismos do design responsivo para que todo o seu público, não importando as condições de acesso, possa visualizar tudo com a mesma qualidade.
Experimentos são capazes de dar uma vida nova a qualquer estratégia. Por meio de testes A/B, você pode observar a performance de pequenas variações no seu conteúdo para encontrar aquela que obtém mais sucesso.
Vá além e aposte em dias e horários diferentes para seus disparos de e-mail marketing, dando atenção especial àqueles que conquistam engajamento superior. Lembre-se que parcelas diferentes da audiência possuem hábitos e preferências distintas, por isso não existe um dia e horário considerados ideais para todos os casos.
Parte mais do que necessária em qualquer estratégia de marketing digital, o e-mail precisa ser bem utilizado para gerar o retorno que você espera. Ao seguir estas dicas, você vai poder garantir a abordagem ideal para seu planejamento e maximizar o potencial de sucesso dos seus disparos.
Para obter bons resultados com as suas campanhas é preciso sempre ficar de olho nas principais tendências do marketing digital. Receba as melhores ideias direto no seu e-mail assinando nossa newsletter!