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Para ter sucesso com seu e-commerce, não basta apenas publicar produtos no seu site e esperar que os consumidores simplesmente fechem uma compra. No ambiente online, onde a concorrência é cada vez maior e o público tem cada vez mais informações à disposição, é preciso dedicar esforço para construir relacionamento com os usuários, conquistá-los e fidelizá-los.
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Ao longo de 2021, 52% dos consumidores devem comprar mais por e-commerce, segundo uma pesquisa realizada pela Social Miner e Opinion Box. Nesse contexto, nossa dica é: aproveite que as compras no ambiente virtual estão ganhando a simpatia dos usuários e trabalhe para gerar a lembrança da sua marca junto a esse público.
Para tanto, é fundamental contar com habilidades de marketing que contribuam nesse processo. Pensando em ajudá-lo a alavancar suas vendas, reunimos um conjunto das principais aptidões que é preciso ter para atingir o sucesso do seu negócio. Confira:
Conteúdo
Escrever é, essencialmente, comunicar-se pelo texto. Cada descrição de produto, post de blog, tutorial ensinando como usar e, inclusive, aquela página institucional contando a história da empresa são caminhos para se aproximar das pessoas que chegam até seu site. E, quando bem feito, o conteúdo se torna um aliado dos resultados positivos do seu negócio.
Um bom exemplo de marketing de conteúdo que dá certo para construir relacionamento com o público vem da gigante do varejo Magazine Luiza. Afinal, quem não conhece e Lu, a personagem virtual que busca humanizar a experiência com a marca?
O Blog da Lu é um espaço que traz personalidade e informação a cada conteúdo, reunindo novidades sobre produtos, guias, além de comportamento e tecnologia. A Lu também aparece em vídeos e nas redes sociais da marca. Usando uma linguagem informal, ela facilita a comunicação com as pessoas.
>> Assista ao vídeo: Como criar conteúdo que vende no e-commerce
Outra das habilidades de marketing essencial para alcançar o sucesso de um e-commerce é saber examinar dados e estatísticas para tomar boas decisões. Essa capacidade de se embasar em fatos contribui para que o lojista entenda os movimentos do mercado, não perca tempo nem dinheiro investindo em ações e campanhas apenas por impulso ou achismo e até mesmo ajuda a prever crises de imagem da marca.
Por exemplo, certamente, você tem uma determinada meta de vendas por mês. Olhando os indicadores de performance de cada campanha de marketing e quanto cada uma está gerando de vendas, você sabe se está acima ou abaixo da média do período e pode agir com antecedência. Portanto, os profissionais que entendem e usam os dados de maneira mais eficaz acabam por ter mais controle das suas ações para alcançar a receita esperada.
A aparência de um anúncio, um artigo ou mesmo uma página de detalhes do produto pode ter um impacto significativo em como a mensagem é passada pela sua marca e recebida pelo público. Portanto, uma das habilidades de marketing importante para o seu e-commerce é ter essa percepção de que a aparência do seu site, seus anúncios, páginas de produto, blog, redes sociais, materiais ricos (como e-book)… tudo precisa ter um design que converse, seja clean e agradável aos olhos do consumidor.
Nesse contexto, também entra a importância de conhecer sobre UX design. Afinal, você pode até ter produtos imperdíveis e preços incríveis, mas também precisa considerar a experiência de compra do cliente no e-commerce.
Os consumidores estão cada vez mais exigentes e prestam muita atenção na experiência que têm com uma marca e nos serviços prestados por ela. Por este motivo, o UX design surge aqui como um conceito importante para criar um ambiente seguro e amigável, no qual os clientes possam ter uma boa jornada de compra.
Em uma estratégia de marketing digital, a mídia paga é uma das opções que mais cria oportunidades e, portanto, ajuda a aumentar as vendas. Nesse cenário, ao promover uma marca, Google, Facebook e Instagram são ferramentas essenciais.
Afinal, o Google é o mecanismo de busca mais popular, e também não é novidade que Facebook e Instagram estão nos primeiros lugares entre as redes sociais com mais usuários. Portanto, entender de ads, seja no Google, Facebook ou Instagram, se torna uma das habilidades de marketing indispensável.
Para contextualizar, o Google Ads é a ferramenta de publicidade do Google. Ele permite que os usuários criem e escolham onde exibi-los. Os anúncios são direcionados a clientes em potencial, ou seja, o público-alvo relacionado à sua marca.
O Facebook e o Instagram também têm suas próprias ferramentas de publicidade. Elas têm características próprias, mas, em geral, você pode fazer tudo por meio do Gerenciador de Anúncios do Facebook.
A otimização de mecanismos de pesquisa é o processo de tornar suas páginas da web fáceis para os rastreadores acessarem e indexarem. A ideia é que, se Google, Bing e outros puderem encontrar e catalogar facilmente o que está em sua página, eles poderão listar seu site com mais facilidade entre os primeiros resultados.
Lembre-se: o objetivo do Search Engine Optimization (SEO) não é enganar os mecanismos de pesquisa com conteúdo falso ou excesso de palavras-chave, mas sim ajudar esses mecanismos a localizar e compreender o seu conteúdo e entregá-lo da melhor maneira aos usuários certos.
Portanto, quando bem executado, o SEO acaba tornando seu e-commerce fácil de encontrar, o que irá ajudar a alavancar suas vendas. Por isso, essa é uma das habilidades de marketing fundamental a ser considerada entre suas capacidades.
A multidisciplinaridade é um conceito importante em diversos setores. No mercado de trabalho, são valorizados os profissionais com conhecimento nas mais diversas áreas. E com o profissional de marketing não é diferente.
No cenário atual, um profissional T de marketing é alguém que entende de SEO, análise de dados, marketing de conteúdo, mas sua especialidade é a mídia paga, por exemplo. Isso o torna uma pessoa multidisciplinar e versátil, ao mesmo tempo em que se destaca em um determinado campo.
Assim, profissionais T são pessoas que dominam muitos conhecimentos, mas que, em um deles, é um especialista. Para ilustrar melhor, o Digital Marketer projetou este conceito na imagem abaixo:
A arte define bem um perfil de profissional que, além de entender de mídia paga (que é sua especialidade), também tem habilidades de marketing de conteúdo, e-mail marketing, análise de dados, social media e marketing para e-commerce.
Como falamos, para quem trabalha com e-commerce – ou seja, quem atua diretamente no ambiente online -, é sempre interessante ter algum conhecimento de tecnologia. Porém, você não precisa ser um expert na área para alcançar sucesso de vendas.
Se você contar com o apoio das ferramentas certas, já será um grande passo para embasar suas ações no mundo digital. Quem acompanha nosso blog já percebeu que reforçamos constantemente a ideia de que, para vender mais, você precisa construir relacionamento com seu público.
Para isso, nada melhor do que contar com uma ferramenta intuitiva e amigável para criar suas automações de campanhas de e-mail marketing. Afinal, segundo o relatório E-mail Marketing Trends 2020, 65% dos entrevistados disseram que, no último ano, usaram o e-mail para se comunicar com as empresas, colocando essa opção como prioridade, acima dos outros canais de comunicação.
Com a Mailbiz, além de poder conversar com especialistas para auxiliar na construção e monitoramento da sua campanha, você ainda conta com uma ferramenta que ajuda, entre outras ações, a:
E, como você pode ver no vídeo, todas essas informações são trazidas de forma bem didática, prática e visual. Portanto, para atingir suas metas com as ações de marketing do seu e-commerce, encontre as ferramentas certas, como a Mailbiz, capaz de apoiar o crescimento do seu negócio. Assim, você não precisa virar um expert em tecnologia para se relacionar com o público e aumentar as vendas.