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Abandono de carrinho: 8 dicas para evitar no seu e-commerce

  • timer 28/04/2023
  • 6 min de leitura

Os clientes do seu e-commerce chegam a colocar mercadorias no carrinho de compras, mas desistem antes do processo de check-out? E você não sabe o que está levando ao abandono de carrinho e fazendo com que os seus consumidores mudem de ideia no último minuto? 

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No cenário brasileiro, 85% dos consumidores desistem de concluir os seus pedidos na etapa final, conforme aponta a pesquisa Abandono de Carrinho 2022, da Opinion Box. Sendo que 15% dos compradores repetem essa prática regularmente. 

Ainda de acordo com o estudo, o valor do frete acima do esperado é um dos principais culpados por essa alta taxa de desistência. Para se ter uma ideia, entre os consumidores entrevistados, 66% afirmaram que deixariam de concluir uma transação por esse motivo. 

Já no cenário global, a taxa média de abandono de carrinho de compras em todos os setores do e-commerce, em 2022, foi de mais de 69,9%. É o que mostram os resultados do estudo realizado pelo Baymard Institute

Mas a boa notícia é que é possível recuperar o desejo de compra dos seus clientes e, assim, reduzir o abandono de carrinho, alavancando os resultados da sua loja online. Quer saber como? Continue com a gente neste artigo! 

O que é o abandono de carrinho? 

Antes de mergulharmos nas estratégias com as quais você pode contar para reduzir o abandono de carrinho e maximizar as suas vendas, vamos entender melhor o que são os carrinhos abandonados, por que os compradores não fazem o check-out e o que é recuperação de carrinho abandonado. 

Em primeiro lugar, tenha em mente que, a cada vez que um cliente abandona o carrinho de compras, você perde uma venda em potencial. Isso porque, quando um comprador toma a decisão de deixar o carrinho para trás e sair do seu site, há poucas chances de ele retornar por conta própria para concluir a compra. 

Além disso, existe um grande risco de esses compradores acabarem comprando o mesmo item em um e-commerce concorrente ou até mesmo em uma loja física. Então, não agir para corrigir uma alta taxa de abandono de carrinho é uma maneira significativa de limitar o sucesso do seu negócio. 

Por que os clientes abandonam os carrinhos? 

Quem costuma comprar no comércio eletrônico pode abandonar o seu carrinho de compras por diversos motivos. Entre os principais, podemos citar: 

  • Apenas colocar os produtos no carrinho para comparar preços de vários vendedores; 
  • Realizar pesquisas sobre produtos ou serviços; 
  • Procurar um código de cupom para usar; 
  • Preocupar-se com a segurança do pagamento. 

O que é recuperação de carrinho abandonado? 

Felizmente, os problemas citados acima podem ser resolvidos com a estratégia certa de recuperação de abandono de carrinho. Essa estratégia deve se concentrar na conversão em vendas dos carrinhos abandonados por meio de: 

  • Automação de campanhas de marketing que recapturam os clientes em potencial; 
  • Foco em melhorar a experiência do usuário no seu site para facilitar o check-out; 
  • Aumentar a confiança da sua marca para reduzir o número de carrinhos abandonados. 

Como diminuir a taxa de carrinho abandonado

Como já falamos, algumas pessoas podem abandonar o carrinho porque estavam navegando ou queriam ver qual seria o custo final, sem intenção de comprar ainda. Talvez, não haja muito o que você possa fazer sobre essas vendas perdidas em curto prazo, além de redirecioná-las e tentar construir um relacionamento com esses clientes ao longo do tempo. 

No entanto, há outros tipos de abandono de carrinho sobre os quais você pode agir para evitar. Especialmente quando falamos daqueles abandonos por causa de valores de frete inesperados, um processo de check-out complexo ou falha em entender e personalizar a jornada de compra de acordo com o perfil de cada cliente. 

Então, vamos juntos conhecer as melhores soluções para evitar o abandono de carrinho no seu e-commerce? 

1. Lembrete automático 

O abandono do carrinho de compras pode não ser definitivo. Sabia que até 74% dos compradores que abandonam os carrinhos são persuadidos a voltar a comprar com a estratégia de comunicação correta? 

Portanto, você deve agir para recuperar esse cliente. Automatize o envio de lembretes por e-mail aos compradores para que eles concluam a sua compra – isso também pode (e deve) incluir um cupom de desconto como incentivo.

Conheça o perfil do seu cliente e faça testes para entender o momento certo de enviar mensagens de carrinho abandonado, bem como para saber qual é a melhor vantagem que você pode oferecer. Lembre-se: frete grátis pode ser mais atraente do que 10% de desconto. 

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Com a automação de e-mail marketing, você pode delegar para a ferramenta a execução de algumas tarefas que não seria possível fazer no período de férias. Isso inclui o envio de qualquer tipo de informação importante para ajudar o cliente a fechar negócio com a sua empresa, como o lembrete de abandono de carrinho

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2. Métodos de pagamento

Diferentes compradores optam por diferentes métodos de pagamento. Se a sua loja online aceita apenas uma variedade limitada de opções de pagamento, você pode perder vendas em potencial quando um cliente abandona o carrinho de compras ao saber que o seu método de pagamento preferido não é aceito. 

Além disso, aceitar várias opções de pagamento também pode reduzir problemas para os clientes durante o processo de check-out. Por exemplo, se a sua loja aceitar o Apple Pay em vez de exigir que todos os usuários forneçam detalhes dos seus cartões de crédito, o processo de fechar a compra pode ser executado com muito mais eficiência e agilidade. 

3. Taxa de envio 

O abandono do carrinho de compras ocorre por vários motivos possíveis. Custos de envio inesperados e altos impostos estão entre os mais importantes deles. Custos de envio surpreendentemente altos podem influenciar negativamente o desejo do cliente de fazer uma compra.

Portanto, antes de um cliente chegar à página de check-out, certifique-se de fornecer a ele uma explicação prévia sobre quais serão os custos de envio e outras taxas adicionais. E não se esqueça de oferecer frete grátis quando possível. Embora o frete grátis nem sempre seja uma opção viável, vale a pena considerar oferecê-lo em alguns casos a fim de reduzir a taxa de abandono de carrinho

4. Compra rápida e segura 

Seus clientes em potencial buscam por um fluxo de check-out que leve apenas alguns minutos para ser concluído. Mas que também seja bastante seguro. Se você conseguir conquistar a confiança do cliente, tem grandes chances de reduzir as taxas de abandono do carrinho de compras. 

Invista nos símbolos de segurança, que são elementos visuais nas páginas de check-out para indicar aos clientes que um e-commerce manterá os seus dados seguros e protegidos. A presença de símbolos como o SSL ajuda a tranquilizar os clientes durante toda a sua jornada de compra, evitando um longo processo de check-out. 

5. CTAs fortes e exclusivos 

O CTA certo tem o poder de convencer um comprador hesitante a adicionar um item ao carrinho. E o mesmo vale para concluir o check-out. 

Um CTA forte no check-out deve ter o mesmo objetivo dos CTAs das páginas de produto. Ele também deve conduzir o comprador em cada estágio do processo de finalização da compra com uma linguagem orientada para a ação. 

Evite usar termos muito simples, como “Continuar” ou “Prosseguir”. Prefira CTAs que tragam gatilhos de urgência e escassez, como: “Continue! Você está a apenas um passo de aproveitar esta oferta por tempo limitado.”

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6. Salvamento de carrinho 

Se o comprador tiver a intenção de concluir a compra mais tarde, garanta que isso seja fácil, permitindo que ele salve o seu carrinho para concluir mais tarde o processo de check-out. Se um cliente puder retornar ao seu carrinho quando tiver mais tempo para fechar a compra, o abandono de carrinho tende a ser uma causa menos significativa de perda de receita para o seu negócio. 

7. Carregamento da página 

Tempos de carregamento lentos para as páginas de check-out (e todas as outras páginas do seu e-commerce) podem contribuir significativamente para uma alta taxa de abandono de carrinho. Lembre-se que os seus clientes têm vidas ocupadas e buscam agilidade na hora de fechar a compra. 

Certifique-se de que a velocidade do seu site esteja otimizada: aposte em imagens com peso mais baixo, não hospede vídeos diretamente nas suas páginas e garanta uma navegação intuitiva. E, claro, não se esqueça de tornar o seu site responsivo para funcionar nos dispositivos móveis também. 

Para se ter uma ideia da importância dos dispositivos móveis hoje em dia, o Relatório de Apps Mobile de Compras, da Liftoff, mostrou que, em 2021, o mercado de m-commerce gerou uma receita de R$ 95,5 milhões e representou 53% das vendas do e-commerce nacional. Portanto, leve em consideração essa realidade e considere uma boa experiência móvel também. 

8. Distrações no processo de check-out 

É bem comum vermos, nas lojas físicas, diversos produtos disponíveis perto dos caixas para estimular os clientes a comprarem mais quando já estão na fase de finalizar as compras. Porém, é preciso ter cuidado com esses estímulos no ambiente online para evitar distrações indesejadas provocadas pela sua própria loja. 

Por exemplo, o cliente pode estar preenchendo os dados do seu cartão de crédito para finalizar a compra e acabar se distraindo com algum banner ou um CTA mais chamativo que levem para outras páginas, fazendo ele sair dali e não concluir o pagamento. 

Isso é desnecessário na página de check-out, uma vez que o único objetivo ali é levar o consumidor à conversão. Logo, tire do seu campo de visão tudo o que puder desviar o seu foco.

O abandono de carrinho é um problema que, de fato, impacta a receita dos e-commerces. Mas isso não quer dizer que é uma situação que não pode ser resolvida. Use estratégias capazes de reduzir o abandono do carrinho de compras para aumentar as suas vendas.

Ao melhorar o processo geral de check-out, você garante que os carrinhos de compras abandonados não atrapalhem o seu sucesso. Para isso, conte com o apoio da Mailbiz. Aqui, você tem à sua disposição uma tecnologia de ponta e um time de especialistas que entendem muito de marketing para e-commerce. Entre em contato com a nossa equipe e nos deixe ajudá-lo a alavancar a sua loja virtual.

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