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5 dicas para reduzir custos do e-commerce com e-mail marketing

  • timer 15/02/2023
  • 4 min de leitura

Você sabia que 60% das empresas brasileiras fecham as portas antes de completarem quatro anos? Esse dado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reforça como a falta de planejamento e controle financeiro pode impactar um negócio. Por isso, você não deve apenas pensar em como vender mais, mas também em como reduzir os custos do e-commerce

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>> Prepare-se para o crescimento do seu e-commerce em 2023 
>> FoMO: uma estratégia de marketing para vender mais 

Afinal, uma coisa está ligada à outra: diminuir gastos aumenta o lucro. E com um lucro maior, você pode investir em marketing, tecnologia, equipe, entre outros aspectos que são fundamentais para uma boa escalada. 

A verdade é que a ideia de abrir uma loja online pode parecer muito fácil, já que se trata de um mercado promissor – em 2022, o e-commerce brasileiro teve o maior crescimento da América Latina. Mas qualquer negócio exige estruturas sólidas para dar certo. 

Pensando nisso, reunimos algumas dicas de como você pode reduzir os custos do e-commerce tendo o e-mail marketing como um grande aliado. Confira: 

1. Fidelize clientes

Já falamos diversas vezes no nosso blog sobre como conquistar um cliente novo traz um custo mais alto para a empresa. 

“Além disso, o cliente que volta a comprar de uma marca tende a ter um ticket médio mais alto por já ter mais confiança”, completa Lucas Brum, Head Comercial na Mailbiz.

Para exemplificar a importância de fidelizar os clientes, reunimos algumas informações:

  • 50% dos seus clientes gostariam de comprar de novo de você; 
  • 7x mais barato é vender para quem já é cliente do que conquistar um cliente novo; 
  • 25% é quanto gasta a mais um cliente recorrente comparado a um cliente novo.

E a Mailbiz pode apoiar seu negócio nesse processo de fidelização. Nossa solução Impulse ajuda os lojistas a segmentarem a sua base de contatos, se comunicarem e construírem um relacionamento com os clientes através do e-mail marketing, usando a captação de dados para analisar os históricos de pedidos.

>> Saiba como a fidelização de cliente contribui para aumentar o seu ticket médio 

2. Use o marketing digital a seu favor

O marketing digital é o seu maior aliado na hora de divulgar a sua loja online. Usando as mídias sociais, patrocinando o seu site, tendo uma estratégia de envios de campanha de e-mail marketing, você tem diversas opções para se comunicar com o seu público no ambiente digital. 

A questão é que, se estamos falando sobre reduzir custos do e-commerce, o e-mail marketing sempre será a melhor opção. Afinal, para alcançar precisamente o seu público-alvo em meio a tantos concorrentes, você precisará lançar mão de anúncios patrocinados, que costumam ter seu custo inflacionado com o tempo. 

Já com o e-mail marketing, você facilmente consegue os contatos dos clientes em troca de algum benefício – como desconto na primeira compra, dicas sobre como usar um produto, brindes especiais – ou a partir da base de cadastro da newsletter. Assim, você se comunica diretamente com eles, fazendo-os percorrer toda a jornada de compra até chegar à conversão. 

>> Descubra como reduzir custo de remarketing com e-mail marketing 

3. Negocie com fornecedores

Além de fornecedores como os da sua plataforma de e-commerce ou de transporte/logística, você precisa contar com um bom fornecedor de e-mail marketing. Considerando o que falamos no item anterior, sobre a importância de usar o e-mail marketing para construir relacionamento com o seu público-alvo, leve em conta que nem sempre o valor mais baixo é, de fato, o menor custo. 

Planejar e colocar em prática as suas campanhas é fundamental para alcançar as conversões que você busca. Portanto, avalie o custo-benefício de ter um parceiro que oriente os seus disparos de ponta a ponta. 

4. Invista em ferramentas de automação

Automatizar processos permite que você se comunique com os seus clientes com muito mais agilidade, eficiência e, o melhor de tudo, reduzindo os custos do e-commerce. A Mailbiz, por exemplo, oferece a solução de templates dinâmicos: basta informar a URL do produto, que nós trazemos, automaticamente, o nome, a foto, o preço e o link desejados, diretamente do seu site para o corpo do e-mail. 

Além disso, com a automação de e-mail marketing da Mailbiz, você pode delegar para a ferramenta o envio de qualquer tipo de informação importante para ajudar o cliente a fechar negócio com a sua empresa. Isso inclui: 

  • Criar campanhas automáticas com base no histórico de compra dos seus clientes para gerar a recompra de produtos que acabam rápido, como cosméticos e suplementos; 
  • Criar automações baseadas no comportamento do consumidor com conteúdo relevante após interações de abertura ou clique. Foque em entregar aquilo que é capaz de ampliar o nível de recompra; 
  • Recomendar produtos, categorias e marcas relacionadas ao último pedido realizado em determinado intervalo de período. 

Dica bônus: reduza as devoluções

Essa dica não está diretamente ligada ao e-mail marketing, mas é um gasto que também causa bastante dor de cabeça aos lojistas. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é a empresa que deve arcar com os custos de postagem para retorno de mercadoria. 

Isso sem falar nos custos de mão-de-obra para colocar o produto de volta no estoque e de marketing para divulgá-lo novamente. Ou seja, os gastos com devolução podem impactar bastante o orçamento do seu negócio. 

Então, procure entender o motivo pelo qual as devoluções ocorrem. A descrição do produto na página está correta? Elabore descrições detalhadas, adicione fotos de diferentes ângulos, aposte em vídeos para dar aos compradores uma noção realista do produto. 

Se você trabalha com e-commerce de moda, garante que não haja devoluções por causa de tamanhos e modelagens errados. Forneça gráficos precisos, que permitam aos clientes identificarem seus tamanhos de peito, cintura e quadril e entenderem como a roupa se ajustará ao seu corpo.

O sucesso do cliente é o que nos move. E para alcançar os seus objetivos, sabemos como é importante reduzir os custos do e-commerce. Então, conte com o nosso time de especialistas para definir a melhor estratégia para as suas vendas. Estamos aqui para ajudar a sua loja online a chegar em todos os resultados que ela merece.

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