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Descubra 5 passos para uma automação de e-mail marketing de sucesso

  • timer 23/04/2024
  • 4 min de leitura

A automação de e-mail marketing te possibilita realizar um planejamento antecipado e monitoramento facilitado, com recursos práticos que te trazem resultados surpreendentes! A estratégia chega para impulsionar a sua comunicação e fidelização dos seus clientes.

Neste post, você aprende tudo o que precisa para aplicar essa modalidade de e-mail marketing no seu cronograma e revolucionar a sua relação com os leads. Continue a leitura!

O que é e quais são as vantagens da automação de e-mail marketing?

A automação em e-mail marketing permite que empresas enviem mensagens automáticas para as suas listas de contatos com base em datas e comportamentos dos leads. Com essa estratégia, você pode disparar alertas de promoções, eventos, além de oferecer experiências personalizadas aos seus clientes.

Investir em um acompanhamento da jornada dos seus contatos ajuda a melhorar posicionamento da marca e retenção de clientes. Ao se tornar o seu próprio influenciador, você potencializa as suas chances de fidelização e aumenta a sua credibilidade frente ao produto ou serviço oferecido.

Como consequência, o impacto da comunicação personalizada reflete diretamente nas suas conversões! Para te dar um exemplo, a Lupi Pet aumentou as suas taxas de recompra e cresceu 50% em vendas no e-commerce apenas ao implementar estratégias automatizadas de e-mail marketing com a Mailbiz.

Quer saber como ela e tantos outros sites impulsionaram as suas vendas com a automação de e-mails? Continue a leitura e confira as dicas para dar o primeiro passo:

1. Use ferramentas e softwares de automação de e-mail marketing

Decidir por um software de automação de e-mail marketing adequado para a sua estratégia e tipo de negócio é crucial para colher resultados promissores. Por isso, pesquise e avalie as funcionalidades disponíveis no mercado e opte pela ferramenta que mais se aproxima dos seus objetivos definidos.

Ela deve ser capaz de te auxiliar na criação de campanhas, segmentação de público, análise de métricas, testes A/B, monitoramento detalhado e muito mais! Além disso, algumas das opções, como a Mailbiz, permitem a integração com plataformas de e-commerce, ERPs e sistemas diversos.

Em nosso blog, você confere o post: Ferramenta de e-mail marketing — passo a passo para escolher a melhor!

2. Configure a sua campanha automatizada com base em dados

Para você dar início à configuração da sua campanha automatizada de e-mail marketing, é preciso definir bem os seus objetivos para traçar um plano de ação. Por isso, avalie dados de comportamento dos usuários em seu site e verifique as taxas de abandono de carrinho, recompra, sazonalidades, entre outros fatores que podem impactar o seu negócio.

Analise os perfis das suas redes de contato e crie estratégias de marketing de atração, jornada de compra ou outros caminhos que você considere pertinentes para a sua realidade. A partir disso, você tem insumos necessários para explorar o seu software e criar campanhas mais assertivas.

3. Segmente os seus públicos-alvos para campanhas personalizadas

Se você pretende oferecer conteúdos e experiências personalizadas, é necessário segmentar a sua rede de contatos. Esse procedimento pode ser feito com base em dados demográficos, características de compra ou interesses em outros conteúdos, por exemplo.

Quanto mais você puder customizar as mensagens para grupos específicos melhor serão os seus resultados. Um estudo da McKinsey aponta que 71% dos clientes valorizam interações personalizadas com as empresas. Essa experiência diferenciada para os segmentos precisa ir muito além de chamá-los pelo nome. Mostre que você entende os seus interesses, desejos, sonhos e medos.

4. Adote as melhores práticas para automação de e-mail marketing

Assim como qualquer outra estratégia para uma comunicação efetiva com os seus clientes, a automação de e-mail marketing também precisa seguir boas práticas de atração. Além de segmentar o público e personalizar o conteúdo, você precisa nutrir os seus leads para transformá-los em clientes fiéis e recorrentes.

Confira algumas dicas valiosas para uma campanha de sucesso:

  • Crie um cronograma de disparo de e-mails: baseie-se nos objetivos pré-definidos e utilize recursos de marketing, como gatilhos mentais e jornada do cliente;
  • Use a criatividade e persuasão nos textos: dos títulos, ao conteúdo até os CTAs, torne o seu e-mail atrativo para aumentar as taxas de abertura e cliques para o site;
  • Produza conteúdos escaneáveis: estruture o seu texto de modo que as informações mais importantes estejam em pontos estratégicos do e-mail;
  • Envie conteúdos valiosos: levante temas e conteúdos relevantes para fazer com que o seu contato sinta o desejo de voltar ao site e continuar consumindo seus e-mails;
  • Utilize recursos dinâmicos: aposte no texto bem escrito, mas não deixe de lado outros recursos como imagens, GIFs e vídeos.

Ao seguir essas e as orientações anteriores, você já estará dominando as habilidades para fazer e-mail marketing e, em breve, começará a colher ótimos resultados com a prática. Você verá o relacionamento com a sua base de contatos melhorar e as conversões aumentarem.

5. Exemplos práticos de fluxos de automação

Agora que você já sabe como a automação de e-mail marketing funciona e quais práticas adotar para a sua estratégia, que tal conferir alguns exemplos práticos? Veja 5 sugestões de e-mails que a Mailbiz separou para você:

E-mail de boas-vindas

O e-mail de boas-vindas é a melhor forma de iniciar uma conversa com o seu lead e potencial cliente. Ele indica que a empresa é presente, se preocupa com o relacionamento com seus contatos e que o cadastro dele deu certo.

E-mail de carrinho abandonado

Essa é uma das estratégias que mais dão resultado para quem adota a automação de e-mail marketing, pois ela permite refrescar a memória do cliente e incentivar que ele tome alguma ação.

E-mail com recomendações personalizadas

Nesta categoria, você desenvolve campanhas personalizadas para nichos de contatos específicos. A tática aumenta as suas chances de abertura e cliques em conteúdos segmentados e relevantes para determinadas parcelas do seu público.

E-mail de funil de vendas

Os e-mails de funil de vendas vão acompanhar toda a jornada do seu cliente até a efetivação da compra. Conforme o funil se desenvolve, ele receberá mensagens cada vez mais incisivas. Leia mais no post: 6 estratégias práticas para transformar leads em cliente no blog da Mailbiz!

Newsletter

As newsletters são muito utilizadas para fortalecer o relacionamento da marca com o cliente. Por meio delas, os leads recebem informações valiosas e permitem conquistar ainda mais o interesse deles pela sua empresa.

Quer aplicar todo esse novo conhecimento em uma ferramenta de automação de e-mail marketing eficiente? Conheça a MailBiz e se junte a mais de 3.500 lojas virtuais que viram as suas vendas e ROI aumentarem em poucos meses de parceria.

Entre em contato com a gente e solicite um orçamento! Explore os nossos planos e recursos personalizados que vão revolucionar a sua nutrição de leads e conquista de clientes ativos!

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