🛒 O WhatsApp chegou na Mailbiz! Conheça o Jornadas PRO e venda até 3x mais! Comece agora 

fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

Ferramenta de e-mail marketing: passo a passo para escolher a melhor!

  • timer 01/04/2024
  • 4 min de leitura

Se você ainda não utiliza uma ferramenta de e-mail marketing nas suas estratégias digitais, você está perdendo grandes oportunidades. Essas ferramentas oferecem uma ótima oportunidade de melhorar o seu relacionamento com clientes e ainda conquistar um bom ROI.

Por isso, é muito importante escolher uma boa plataforma de e-mail marketing para fazer os seus disparos e obter os resultados desejados com a suas campanhas.

Se você quer descobrir como escolher a ferramenta de e-mail marketing ideal para a sua organização, aqui é o lugar certo. Continue a leitura e confira as nossas dicas!

O que é uma ferramenta de e-mail marketing?

Antes de começar o nosso passo a passo, é importante entender o que são. As ferramentas de e-mail marketing nada mais são do que plataformas que permitem a criação rápida e prática, além do envio e monitoramento de campanhas com e-mails. Estas plataformas oferecem diversas funcionalidades para otimizar a comunicação com o público-alvo, como:

  • Criar e-mails personalizados e chamativos;
  • Segmentar listas de contatos;
  • Fazer testes A/B;
  • Automatizar o envio de mensagens com base em comportamentos específicos dos usuários;
  • Analisar o sucesso das campanhas por meio de métricas detalhadas, como taxas de abertura, cliques e conversões.

Além de melhorar a eficiência das campanhas de e-mail, essas ferramentas auxiliam as empresas a manterem-se alinhadas com as leis de privacidade de dados, ao gerenciar consentimentos e preferências dos usuários de forma transparente e segura.

Com interfaces intuitivas, essas plataformas são acessíveis tanto para iniciantes quanto para profissionais experientes, permitindo que qualquer um possa criar campanhas impactantes sem precisar de conhecimentos técnicos avançados.

Por que o e-mail marketing é importante?

Ele é um canal de comunicação com um dos melhores ROIs que você pode ter, além de ser uma ferramenta que aproxima você do seu cliente.

Isso se deve, principalmente, à sua alta capacidade de personalização e segmentação, permitindo que as mensagens cheguem diretamente ao público desejado com conteúdo relevante e no momento certo.

Além disso, ao contrário de outras plataformas de mídia social que frequentemente mudam suas políticas de alcance e visibilidade, o e-mail permite que você mantenha um canal direto e constante com sua base de contatos, sem intermediários ou alterações inesperadas nas regras.

Por fim, o e-mail marketing possui um grande custo-benefício e retorno sobre investimento (ROI). Segundo um estudo da HubSpot, o valor de ROI obtido nas campanhas de e-mail marketing é de U$32 para cada U$1 investido. Com isso, esse se torna um dos canais de mídia mais baratos para se investir, trazendo um grande retorno para o seu negócio. [1]

Como escolher uma ferramenta de e-mail marketing?

É importante levar em consideração três fatores: entregabilidade, recursos e atendimento. A partir desses aspectos e outras dicas que iremos dar a seguir, você terá tudo o que precisa para escolher a plataforma ideal para começar a montar as suas campanhas. Vamos lá?

1. Tenha objetivos bem definidos

Se você não sabe onde quer chegar, fica mais difícil encontrar o caminho certo, não é? É muito importante ter os objetivos bem definidos com as suas campanhas de marketing, se é um aumento nas conversões, melhora na taxa de cliques ou simplesmente aumentar o engajamento da sua marca.

Ao estar ciente dos seus objetivos, será possível buscar por recursos que satisfaçam suas exigências e contribuam para a realização de suas metas.

2. Avalie a entregabilidade da plataforma

Essa é a capacidade que a ferramenta possui de entregar os e-mails na caixa de entrada dos seus contatos. Assim, este é o primeiro aspecto que você deve avaliar em uma ferramenta de e-mail marketing ou E-mail Service Provider (ESP), com o qual você está negociando.

Essa capacidade está ligada a diversos fatores técnicos, como a reputação dos IPs de envio e a implementação de padrões de autenticação de e-mail (SPF, DKIM e DMARC). Plataformas com uma alta entregabilidade aumentam significativamente as chances de sucesso das suas campanhas.

3. Verifique os recursos

A ferramenta ideal deve oferecer uma ampla gama de recursos que permitam criar, enviar e monitorar campanhas de forma eficaz. Isso inclui templates prontos, opções de personalização, automação de marketing, segmentação avançada e análise detalhada de desempenho.

Avalie os recursos conforme os objetivos definidos no primeiro passo, assim, você pode verificar se determinada plataforma possui as funcionalidades necessárias para colocar em prática as suas estratégias.

4. Avalie o atendimento ao cliente e suporte da plataforma

Outro ponto importante na sua avaliação deve ser o nível de suporte ao cliente. Confira se a ferramenta oferece suporte rápido e acessível, como atendimento por telefone, chat ao vivo e recursos de treinamento. Isso pode acelerar a resolução de problemas e facilitar o uso eficiente da plataforma.

Leia também: Exemplos de e-mail marketing para se inspirar!

5. Analise a facilidade de uso da ferramenta

Não adianta nada a ferramenta ser super completa e possuir diversos recursos se ela for muito difícil de usar e nada intuitiva. Por isso, analise a usabilidade para garantir que sua equipe possa utilizá-la sem problemas.

Opções com interfaces amigáveis e intuitivas, reduzem a curva de aprendizado e permitem que você tire o máximo de proveito das funcionalidades disponíveis.

Além dessas etapas, existem algumas outras dicas bônus do que você deve fazer na hora de escolher a sua ferramenta de e-mail marketing, como essas aqui:

  • Confira a capacidade de integração com outras ferramentas, como CRM e plataformas de e-commerce;
  • Considere o seu custo-benefício;
  • Escolha uma ferramenta que tenha a capacidade de se expandir com a empresa ao longo do tempo.

Conheça a Mailbiz

Selecionar a plataforma adequada de e-mail marketing é fundamental para potencializar o efeito de suas campanhas. Com o nosso guia, você está super preparado para fazer a melhor escolha, garantindo uma plataforma que atenda às suas necessidades e ajude a alcançar seus objetivos de marketing.

Quer uma dica de uma ferramenta que é garantia de sucesso para as suas campanhas e para o seu negócio? Então, conheça a Mailbiz, uma plataforma de e-mail marketing que vai te ajudar a aumentar suas vendas e o seu ROI. Conte com um método próprio que já foi validado em mais de 3.500 lojas virtuais e com toda certeza vai transformar o seu e-commerce.

Entre em contato conosco e faça já a sua demonstração! Você vai se surpreender com todo o poder que nossa ferramenta vai agregar à sua loja virtual.

Referências:

[1] KIRSCH, K. The ultimate list of email marketing stats for 2023. Disponível em: <https://blog.hubspot.com/marketing/email-marketing-stats>. Acesso em: 27 mar. 2024.

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.