Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
O Business Intelligence ou BI é uma prática eficiente para tomar as melhores decisões dentro da sua empresa. Isso significa trabalhar com inteligência para garantir a prosperidade do seu negócio com segurança e rapidez.
Apesar de parecer um termo recente, ele surgiu na década de 1960 como um sistema para compartilhamento de informações dentro de uma organização. Vinte anos mais tarde foi que ele se desenvolveu com o surgimento dos computadores, transformando dados em informações precisas de maneira rápida e eficiente.
De lá para cá, o BI só progrediu e hoje ele é uma tendência tecnológica que abrange aplicativos, infraestrutura, ferramentas e práticas que abrem espaço para a análise de dados e coleta de informações capazes de otimizar decisões e melhorar o desempenho de uma empresa.
Conteúdo
Ajudar você a tomar decisões mais acertadas, baseadas em informações valiosas e fatos. Em essência, o BI busca fornecer insights que permitem melhorar o desempenho empresarial e aumentar a competitividade. Por isso, ele deve ser tratado como um setor da empresa e contar com uma equipe especializada de analistas para desenvolver estratégias de crescimento. Entre os principais objetivos do Business Intelligence estão:
Com ferramentas técnicas de BI, você pode otimizar suas operações, reduzir custos e maximizar a rentabilidade, sempre com base em dados e análises precisas e confiáveis.
O Business Intelligence funciona como um conjunto de processos, tecnologias, ferramentas e práticas que te permitem coletar, integrar, analisar e apresentar dados para ajudar na tomada de decisões estratégicas e operacionais. A sequência de funcionamento do Business Intelligence pode ser vista da seguinte maneira:
Seguindo essas etapas, você terá um processo de BI muito bem estruturado e pronto para ajudar a sua empresa a colocar tudo no seu devido lugar com inteligência e visando o crescimento exponencial.
A longo prazo, é o BI que vai ajudar a encontrar os pontos de melhoria, além de capacitar os colaboradores para tomarem as melhores decisões de forma consciente e ágil.
O Business Intelligence também é importante para compreender como os clientes qualificados estão recebendo os produtos e a sua marca. Além disso, ele pode te fornecer parâmetros detalhados que vão te guiar melhor na hora de fazer investimentos, entender como você está posicionado em relação à sua concorrência, entre outros aspectos relevantes.
Os principais componentes do BI são fontes de dados, Data Warehouse e Data Mining, além de outras ferramentas de visualização. Vamos te explicar um pouco mais sobre cada um deles.
Você pode trabalhar com fontes de dados internas, externas e dados não estruturados, coletando informações que sejam relevantes para os objetivos da sua empresa. Elas são fundamentais no processo de BI, pois a qualidade, a variedade e a quantidade de dados obtidos dessas fontes impactam diretamente a eficácia das análises realizadas e, consequentemente, a tomada de decisões estratégicas dentro do seu negócio.
O Data Warehouse é um tipo de sistema de gerenciamento que permite um acesso fácil a todos os dados da empresa. Através dele, é possível ter uma visão ampla e padronizada do que está acontecendo ao seu redor. O único desafio é o grande volume de dados a serem processados pelo sistema.
Trata-se da análise dos dados empresariais com o objetivo de identificar correlações, padrões anômalos e tendências. Para obter respostas precisas, é fundamental formular as questões apropriadas. Especialistas na área podem auxiliar na identificação dos resultados mais relevantes.
Existem plataformas de BI para empresas de todos os tamanhos e nós listamos as que possuem melhor desempenho e são as mais utilizadas por grandes nomes do mercado.
De maneira direta, as ferramentas de BI são um compilado de processos capazes de identificar informações importantes em meio aos dados da sua empresa. Independentemente da ferramenta que você escolher para trabalhar, é fundamental seguir 4 passos para tirar o melhor proveito dos resultados.
A todo momento, as empresas geram uma infinidade de dados sensíveis, não sensíveis e de outras origens. Eles podem ser coletados por meio de sistemas CRM e utilizados como informações de BI para estratégias de negócio mais direcionadas.
Entender o que é útil e o que não é para o seu processo de BI é fundamental e isso você vai definir na hora da organização e análise dos dados. Filtre as informações conforme suas prioridades e colete informações e insights para implementar nas suas estratégias de vendas, atendimento etc.
Depois de usar as ferramentas de BI para colher os dados e transformá-los em informações relevantes, é hora de implementar as mudanças. Também é interessante realizar uma mensuração dos resultados para compreender se o uso das ferramentas está sendo válido e positivo.
Por fim, podemos dizer que, de maneira geral, ele ajuda a melhorar a experiência dos clientes, colabora na redução de custos e erros de percurso e garante a eficiência dos seus processos. Ter dados a disposição do seu negócio é essencial para ver os resultados crescerem.
Aqui no blog, você também encontra um conteúdo com as 5 melhores ferramentas de análise de dados. Boa leitura!