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A não conclusão das compras faz com que as taxas de abandono de carrinho e check-out continuem altas no e-commerce nacional. Atualmente, segundo o IBOPE, a taxa de abandono em lojas virtuais fica entre 65% a 83%.
Existe um desafio constante para conseguir reverter o crescimento dessas taxas, principalmente por meio de ações que envolvam análises rigorosas e avaliações em busca dos motivos que levam os consumidores a não concluírem suas compras.
Confira agora 5 dicas para otimizar o check-out no e-commerce.
Conteúdo
Toda a comunicação ao longo do check-out deve ser clara para conseguir facilitar a compreensão dos consumidores que estão finalizando suas compras. Eles precisam entender, intuitivamente, o local onde eles devem fornecer as informações necessárias e quais são estas informações que você está solicitando.
Todos os formulários devem ser revistos para ficarem objetivos, com pequenas descrições e exemplos mostrando a forma de preenchimento necessária — número do CPF, por exemplo, se é com pontos e hífen ou somente números.
Evite também as mensagens genéricas, como “dados inválidos”. O que está inválido? Está inválido mesmo ou falou preencher? Além disso, explique a necessidade de solicitar certas informações. Se pedir mais de um número de telefone, explique que é para acionar o consumidor caso haja problemas na entrega.
O consumidor já teve todo o trabalho por trás daquela compra. Pesquisou preço, verificou outros sites e comparou com outros produtos. Tudo o que ele deseja, nesse momento, é finalizar a compra. Pensando nisso, não existe a necessidade de tornar o check-out burocrático. Você já conferiu quantas etapas tem o check-out da sua loja?
Se o check-out tiver mais que três etapas, questione-se pelo motivo de serem tantas assim. Lembre-se de que o carrinho não faz parte do check-out, logo faça uma análise das próximas telas e passos e estude a possibilidade de reduzir o número de cliques para que a compra seja finalizada o quanto antes.
Faça o processo de check-out como se fosse um consumidor do seu próprio e-commerce. Verifique quais são as rotas de fuga durante esse processo. Avalie topo, rodapé e outros links que possam levar o cliente para fora daquela área durante a finalização da compra.
Após identificar os pontos de fuga da sua área de check-out, faça um planejamento para readequar essa área e fazer com que o consumidor tenha foco no pagamento.
A quantidade de pessoas que têm acesso à internet por meio de seus smartphones é cada vez maior. Essa presença massiva da população faz que com as pessoas usem os seus dispositivos para novos fins, que fogem dos habituais jogos e das redes sociais.
Com telas menores que as dos computadores, os smartphones necessitam de uma versão responsiva da sua loja online para facilitar a navegação do consumidor. Além disso, você ganha a adesão de outros consumidores que só usam a internet por meio de seus smatphones e passarão a encontrar na sua loja uma experiência agradável de compra.
Outra maneira de otimizar o check-out da sua loja virtual é por meio de ações que envolvam e-mail marketing. Se o consumidor, por exemplo, não concluir um pagamento, você pode programar um e-mail marketing para saber o motivo e o incentivar a voltar e finalizar o processo.
É possível também realizar pesquisas de satisfação e oferecer cupons de desconto para que a compra seja concluída com sucesso. Com planejamento e ações efetivas, você otimiza o carrinho de compras e todo o processo de check-out do seu e-commerce.
E aí? Gostou das dicas para otimizar o processo de check-out no e-commerce? Conta pra gente nos comentários.
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