Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?
Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.
Explore os principais insights de marketing por e-mail, WhatsApp e CRM. Baixe grátis o CRM Report 2024!
Criar uma eficaz campanha de e-mail pode parecer ser um desafio. Entretanto, existem algumas regras básicas que você pode seguir para dar às suas mensagens de marketing a melhor chance de chegar às caixas de entrada e serem efetivamente lidas. Essas regras determinam a boa gestão de e-mail marketing da sua empresa.
O e-mail marketing é a realização de marketing direto por meio do uso de e-mails. Ele se vale da velocidade e facilidade no envio de e-mails para se comunicar diretamente com os clientes potenciais.
Contendo mensagens importantes, dicas, atualizações e promoções, essa ferramenta do marketing digital favorece, e muito, uma relação mais duradoura e lucrativa.
Conteúdo
Para saber como está a sua gestão dessa ferramenta, pergunte-se sobre o momento atual da empresa:
Se você respondeu “Não” para alguma delas é porque necessita urgentemente rever suas estratégias de e-mail marketing.
Em primeiro lugar, é necessário buscar a união de três elementos: a integridade dos dados, relevância e reputação. Com isso, sua base está montada. A partir de então, você deve seguir com o roteiro abaixo para fazer a gestão de e-mail marketing para sua empresa.
Antes mesmo de pensar em iniciar uma nova campanha, você precisa ter uma compreensão clara de quem é o seu público-alvo ideal. Demore o tempo que for necessário para construir a definição dele; sem essa pesquisa você estará diminuindo consideravelmente o nível de sucesso, antes mesmo de começar.
Você conhece os dados demográficos do seu público e características? Tem as informações que o identificam, como idade, gênero, formação acadêmica, renda, estado civil, ciclo de vida familiar, estilo de vida, atividades e interesses, atitudes e crenças? A resposta para tudo isso vem de muita pesquisa!
Sua campanha de e-mail será eficaz, a partir do momento que você tiver em mãos os dados reais dos clientes, conhecendo seu perfil e comportamento, a fim de enviar e-mails relevantes, capazes de despertar sua atenção para a leitura. Com estes dados, você poderá fazer a correta segmentação da sua lista e, assim, enviar conteúdos distintos para cada segmento.
É difícil obter tais dados, por isso é preciso validar aqueles que você já conseguiu e aumentar a credibilidade deles, monitorando as redes sociais ou realizando pesquisas mercadológicas, por exemplo.
É provável que você já tenha uma lista de contatos. Então, certifique-se de que todos eles sejam clientes ou potenciais clientes. Descarte em definitivo aqueles que não o são: você deve se concentrar no seu público-alvo sempre.
O e-mail marketing estará condenado ao fracasso se o destinatário não tiver dado primeiro a permissão para o contato. E-mails não solicitados são geralmente marcados como spam pelos usuários e podem transformar potenciais clientes em inimigos ferozes; portanto, SEMPRE peça permissão antecipadamente.
Portanto, é importante atentar para o seguinte: como você conseguiu a lista de contatos que você possui? Os contatos permitiram o envio? Certifique-se disso antes de iniciar o contato por e-mail.
Outro método de manter um banco de dados saudável é registrar e analisar o nível de interação dos seus contatos. Você pode observar:
Essas informações vão ajudar a refinar suas campanhas de e-mail marketing e favorecer o engajamento com o público.
Entregar conteúdo relevante é uma tarefa complicada, mas as recompensas são muito boas. Para dar a seus e-mails uma chance maior de evitar a lixeira, crie um diálogo com os consumidores e descubra, assim, o que eles querem ver em sua caixa de entrada.
Ouvir os clientes faz com que você reúna mais dados que, por sua vez, ajudam você a entregar mensagens mais relevantes e oportunas.
Uma das melhores maneiras de garantir que seu conteúdo atenda às necessidades do cliente é através de uma mensagem de boas-vindas.
Essa mensagem pode mostrar as vantagens de assinar a newsletter e aproveitar para fazer perguntas sobre o tipo de conteúdo e a frequência com que os novos clientes desejam receber atualizações.
Essa fase inicial de engajamento é um momento crítico para definir o tom para todos os contatos futuros.
Com base no seu objetivo, crie sua campanha ou um fluxo de campanhas. Veja as dicas a seguir:
O seu domínio e sua ferramenta de email marketing possuem uma reputação estabelecida junto a cada provedor de e-mail dos seus contatos. É esta reputação que vai determinar as chances de suas mensagens atingirem a caixa de entrada ou irem direto para a pasta de spam.
A reputação depende de uma variedade de fatores, incluindo:
Os remetentes podem construir uma reputação positiva e garantir um bom nível de entrega na caixa de entrada se, além de trabalharem com listas opt-in, segmentação e envio de conteúdo relevante, implantarem todos os métodos de autenticação no DNS, especialmente SPF e DKIM.
Isso deve ser combinado com a mais rica compreensão do que o cliente precisa e espera dos seus e-mails, à medida que mais provedores estão olhando para métricas de engajamento tais como:
Analise cada campanha realizada e você terá a chance de perceber e entender o que deu errado nelas, aplicando as devidas correções para as novas. Assim, você conseguirá tornar melhor a experiência dos contatos junto aos seus e-mails, aumentando o nível de engajamento e a fidelização junto à sua marca.
Seguindo esses passos, é possível fazer uma gestão de e-mail marketing efetiva. Percebe-se que o cliente é quem dita se a campanha deu certo ou não, a partir do momento em que você consegue visualizar e interpretar as métricas detalhadamente.
Se você gostou dessas dicas e quer saber mais sobre o assunto, siga-nos nas redes sociais: você sempre encontrará excelentes informações e estratégias no Facebook e no Twitter.
Leia também este artigo: Como um serviço de e-mail marketing pode ajudar seu negócio?