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Confiança do consumidor: como o e-mail pode ajudar a conquistá-la
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Confiança do consumidor: como o e-mail pode ajudar a conquistá-la

  • timer 05/08/2017
  • 3 min de leitura

Um pré-requisito para a sobrevivência de qualquer negócio é conquistar a confiança do consumidor: como o e-mail pode ajudar a conquistá-la vai garantir mais vendas e a criação de um bom relacionamento da marca com o público.

Felizmente, o marketing digital oferece ótimas chances para que qualquer empresa conquiste esse objetivo. O e-mail é, hoje em dia, um dos principais canais de comunicação e pode ser um grande aliado.

Quer saber como o e-mail pode ajudar a conquistar a confiança do consumidor? Então, acompanhe estas dicas!

Importância de conquistar a confiança do consumidor

Pode parecer óbvio, mas muitas empresas ainda agem como se não soubessem o quanto é importante conquistar a confiança do consumidor. Todo mundo quer ser bem atendido, receber informações sobre os produtos e serviços oferecidos e sentir que é importante para a empresa.

Porém, em muitos casos, acontece justamente o contrário. O atendimento é ineficiente, acontecem erros que não são reparados, o cliente é deixado de lado, e assim por diante.

Como resultado, ele perde a confiança na marca e passa a comprar em outro lugar. Para evitar todas essas situações desagradáveis e garantir a fidelização do comprador, a empresa precisa construir um bom relacionamento com ele.

Ajuda do e-mail

O e-mail pode ser usado com diversas finalidades, como para ampliar o contato do cliente com a marca, educar potenciais clientes, descobrir mais sobre as preferências deles e, claro, gerar mais vendas.

Exemplos

Boas-vindas e agradecimento

Sempre que um cliente realizar uma ação no seu site, seja um cadastro, seja uma compra, você pode disparar um e-mail. Palavras de boas-vindas ou agradecimento ajudam o cliente a ver que a sua empresa se importa com a presença dele. Esses e-mails devem ser breves e gentis.

O e-mail também pode ser usado para o caso de erros cometidos pelo negócio. Eles sempre vão acontecer, e a maneira como a empresa reage pode mudar tudo. Use o e-mail também para reparar eventuais falhas e atrasos.

Informação e materiais educacionais

É normal que uma pessoa pesquise sobre um produto antes de comprar. Muitas vezes, o tempo entre a primeira pesquisa e a decisão de compra pode ser longo.

Para não perder o potencial cliente no meio do caminho, você pode usar o e-mail para enviar materiais educativos e informações relevantes sobre os itens que despertaram o interesse dele. Podem ser posts, vídeos, e-books, manuais, comparativos etc.

Além de servirem para garantir que a sua loja não seja esquecida, esses materiais também ajudam a reforçar a autoridade da sua marca. Quem não quer comprar de alguém que conhece muito sobre o produto que vende?

Recomendações e alertas

Esse canal de comunicação também pode funcionar como uma espécie de consultor para o cliente.

As mensagens podem conter, por exemplo, recomendações de produtos que combinam com itens que ele adquiriu anteriormente, alertas de preços mais baixos ou pesquisas sobre o nível de satisfação com os produtos comprados.

É importante que esses e-mails tenham o tom de um amigo dando uma dica imperdível e não de uma empresa desesperada para vender! Eles também precisam ser personalizados.

Use ferramentas de automação de e-mail marketing para conhecer e segmentar o seu público. Quanto mais direcionada, mais eficiente será a sua comunicação.

Promoções e descontos

Brinde, desconto, prêmio e promoção são palavras mágicas e podem ser usadas na sua comunicação. No entanto, cuidado para não acabar ficando repetitivo e irrelevante oferecendo sempre as mesmas coisas.

Envie informações relevantes, de acordo com o perfil de cada cliente, e dê total liberdade para o cliente decidir a frequência e o tipo de e-mail que quer receber.

Por fim, lembramos que disparar e-mails aleatórios e torcer para que algum deles funcione não é a melhor estratégia. Faça testes, conheça o seu público e envie conteúdo realmente relevante para ganhar de vez a confiança do consumidor!

E aí, gostou das dicas? Quer dar um up na sua estratégia de e-mail marketing? Então, confira também 6 práticas imperdíveis para ampliar a sua lista de e-mails!

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