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Um pré-requisito para a sobrevivência de qualquer negócio é conquistar a confiança do consumidor: como o e-mail pode ajudar a conquistá-la vai garantir mais vendas e a criação de um bom relacionamento da marca com o público.
Felizmente, o marketing digital oferece ótimas chances para que qualquer empresa conquiste esse objetivo. O e-mail é, hoje em dia, um dos principais canais de comunicação e pode ser um grande aliado.
Quer saber como o e-mail pode ajudar a conquistar a confiança do consumidor? Então, acompanhe estas dicas!
Conteúdo
Pode parecer óbvio, mas muitas empresas ainda agem como se não soubessem o quanto é importante conquistar a confiança do consumidor. Todo mundo quer ser bem atendido, receber informações sobre os produtos e serviços oferecidos e sentir que é importante para a empresa.
Porém, em muitos casos, acontece justamente o contrário. O atendimento é ineficiente, acontecem erros que não são reparados, o cliente é deixado de lado, e assim por diante.
Como resultado, ele perde a confiança na marca e passa a comprar em outro lugar. Para evitar todas essas situações desagradáveis e garantir a fidelização do comprador, a empresa precisa construir um bom relacionamento com ele.
O e-mail pode ser usado com diversas finalidades, como para ampliar o contato do cliente com a marca, educar potenciais clientes, descobrir mais sobre as preferências deles e, claro, gerar mais vendas.
Sempre que um cliente realizar uma ação no seu site, seja um cadastro, seja uma compra, você pode disparar um e-mail. Palavras de boas-vindas ou agradecimento ajudam o cliente a ver que a sua empresa se importa com a presença dele. Esses e-mails devem ser breves e gentis.
O e-mail também pode ser usado para o caso de erros cometidos pelo negócio. Eles sempre vão acontecer, e a maneira como a empresa reage pode mudar tudo. Use o e-mail também para reparar eventuais falhas e atrasos.
É normal que uma pessoa pesquise sobre um produto antes de comprar. Muitas vezes, o tempo entre a primeira pesquisa e a decisão de compra pode ser longo.
Para não perder o potencial cliente no meio do caminho, você pode usar o e-mail para enviar materiais educativos e informações relevantes sobre os itens que despertaram o interesse dele. Podem ser posts, vídeos, e-books, manuais, comparativos etc.
Além de servirem para garantir que a sua loja não seja esquecida, esses materiais também ajudam a reforçar a autoridade da sua marca. Quem não quer comprar de alguém que conhece muito sobre o produto que vende?
Esse canal de comunicação também pode funcionar como uma espécie de consultor para o cliente.
As mensagens podem conter, por exemplo, recomendações de produtos que combinam com itens que ele adquiriu anteriormente, alertas de preços mais baixos ou pesquisas sobre o nível de satisfação com os produtos comprados.
É importante que esses e-mails tenham o tom de um amigo dando uma dica imperdível e não de uma empresa desesperada para vender! Eles também precisam ser personalizados.
Use ferramentas de automação de e-mail marketing para conhecer e segmentar o seu público. Quanto mais direcionada, mais eficiente será a sua comunicação.
Brinde, desconto, prêmio e promoção são palavras mágicas e podem ser usadas na sua comunicação. No entanto, cuidado para não acabar ficando repetitivo e irrelevante oferecendo sempre as mesmas coisas.
Envie informações relevantes, de acordo com o perfil de cada cliente, e dê total liberdade para o cliente decidir a frequência e o tipo de e-mail que quer receber.
Por fim, lembramos que disparar e-mails aleatórios e torcer para que algum deles funcione não é a melhor estratégia. Faça testes, conheça o seu público e envie conteúdo realmente relevante para ganhar de vez a confiança do consumidor!
E aí, gostou das dicas? Quer dar um up na sua estratégia de e-mail marketing? Então, confira também 6 práticas imperdíveis para ampliar a sua lista de e-mails!