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O nicho de cosméticos liderou o crescimento do mercado de e-commerce no Brasil em 2022, com uma alta de 21,2% em relação a 2021, de acordo com dados de uma pesquisa da Ebit/Nielsen. O e-commerce de cosméticos se manteve em constante evolução, com o aumento do número de lojas virtuais, a popularização dos meios de pagamento online e a expansão da oferta de produtos e serviços.
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Vale ressaltar que o Brasil é um dos principais consumidores no segmento de cosméticos voltados para homens, representando 13% do mercado global de beleza masculina. Segundo a consultoria Research & Markets, o setor segue em alta em nível global, e a previsão é que movimente cerca de US$ 78,6 bilhões até 2024.
Conteúdo
O primeiro aspecto que precisa de um olhar mais atento do lojista do e-commerce de cosméticos está relacionado a entender o comportamento do seu consumidor. À medida que a análise de dados se torna cada vez mais importante, vão surgindo ferramentas mais modernas, atualizadas e sofisticadas para apoiar a captação e o entendimento das informações que as empresas podem conseguir no ambiente online. E, para os e-commerces, isso é muito valioso.
A ferramenta da Mailbiz permite que você, lojista, compreenda o comportamento do seu consumidor a partir da análise do seu histórico de compras, por exemplo. Com isso, você pode – e deve – agir de maneira estratégica, segmentando a sua base e planejando automações eficientes, com foco na conversão.
“As automações podem ser desde as mais básicas, como oferecer um cupom de desconto na primeira compra e ficar relembrando o cliente desse cupom, oferecendo os top produtos da sua loja. Ao mesmo tempo, é possível criar segmentações com base nas interações dos usuários”, reforça Gregory Luiz, especialista de Sucesso do Cliente na Mailbiz.
Confira sugestões de campanhas automáticas de e-mail marketing para ativar:
Outra característica marcante dos consumidores de e-commerce de cosméticos é que eles buscam todos os produtos que estão fazendo a cabeça das celebridades, das blogueiras e das influenciadoras. E você, lojista, precisa ficar de olho no que está na moda para conquistar esse perfil de cliente.
O YouTube – apenas para citar um exemplo – é um canal que reúne muitas pessoas que conhecem a indústria da beleza, e esses influenciadores impactam consideravelmente o seu público, bem mais até mesmo do que marcas que usam celebridades conhecidas, já que alguns influenciadores são considerados especialistas nesse nicho.
E quando falamos em influenciadores, não estamos tratando, necessariamente, daqueles que têm milhões de seguidores. Os chamados microinfluenciadores também impactam o seu público menor e mais segmentado. Ou seja, você pode apenas ficar de olho no que está em alta ou pode contar com a parceria de alguém capaz de influenciar potencialmente o seu público-alvo.
Aposte em tutoriais de maquiagem, unboxing de produtos, reviews de influenciadores que endossem a sua marca. Quando os consumidores veem o produto com mais detalhes e até mesmo sendo usado por uma pessoa real, as chances de eles confiarem mais na sua marca só aumentam.
Outra rede social que ganha destaque nesse cenário é o Instagram, que cresceu rapidamente e se tornou uma das plataformas mais importantes para o marketing de influenciadores. Neste canal, os microinfluenciadores se destacam pelas suas taxas de engajamento consideravelmente mais altas, mesmo tendo menos seguidores.
A gigante da indústria de cosméticos Maybelline já percebeu a importância de se comunicar com um público mais nichado, juntando-se à até então microinfluenciadora Jackie Aina. Assim, a marca conseguiu diversificar parte da sua campanha de marketing e comercializar diretamente para clientes afro-americanos nos EUA, o que tornou o seu produto mais comercializável para um público mais amplo.
Quando os consumidores navegam pelos produtos online, eles procuram uma prova de qualidade e valor. As imagens do produto geram as primeiras impressões, tendo grande importância na tomada de decisão de uma compra.
E quando falamos de e-commerce de cosméticos, existe um mundo de possibilidades na hora de trazer imagens comunicativas e contextuais. Você pode começar pelas packshots, que nada mais são do que as imagens de produtos normalmente usadas como foto principal nos e-commerces, com um fundo branco para tornar a navegação mais limpa e fácil.
Outra opção é uma foto do produto com estilo contextual, buscando mostrar ao cliente como seria possuir e usar o item. As imagens estilizadas são uma excelente maneira de promover uma estética específica, criando uma história visual em torno do produto e como ele se encaixa na rotina dos seus clientes em potencial.
Por fim, também existe a opção de imagens que mostram o produto em uso. Fotos situacionais são muito importantes devido à sua naturalidade. Essas fotos mostram exatamente o seu produto usado da maneira para a qual foi projetado.
Nesse contexto, você pode considerar fotografar o produto em um modelo ou sendo usado por uma pessoa real. Afinal, os consumidores precisam ter certeza de que estão tomando as decisões de compra corretas, e ter fotos de como um produto fica em outra pessoa torna o processo mais fácil para eles.
Se você quer vender mais, use fotos de pessoas que possam mostrar o que seu produto pode fazer pelo seu público. As fotos antes e depois, por exemplo, podem ser persuasivas e são conhecidas por levar à venda de muitos produtos.
E lembre-se: você não precisa usar modelos perfeitos. Pessoas reais, de todas as formas e origens, podem ser mais identificáveis e representativas para os seus clientes.
Outro ponto importante a se considerar na indústria de beleza e cosméticos é mostrar a seus clientes o seu produto à medida que é aplicado na pele. Imagens sensoriais, com a textura, espuma ou consistência da fórmula ajudam o seu público a imaginar como é usar o produto em questão.
A Mailbiz conta com uma ferramenta que ajuda o lojista a reter clientes e aumentar o nível de recompra do e-commerce. O Impulse extrai informações de histórico de pedidos de clientes para que sejam criadas segmentações e automações focadas em recompra e reativação.
“O Impulse é uma solução capaz de elevar o nível do seu relacionamento com os seus clientes. O recurso permite mapear o comportamento de compra do consumidor e entender qual é o seu estilo e marcas que ele mais gosta. Assim, você manda a mensagem certa, na hora certa”, completa Gregory.
Conforme falado na NRF 2023, as gerações Z e Alfa procuram autenticidade e originalidade e personalização. Por isso, uma forma de conhecer o seu cliente é com a ferramenta Impulse da Mailbiz, transformando a sua ferramenta de e-mail marketing em um poderoso CRM e evitando enviar anúncios genéricos para públicos diferentes. Invista na hiperpersonalização!
A verdade é que uma das coisas mais importantes e mais difíceis para um negócio é fidelizar clientes. Nas lojas físicas, um bom atendimento pode ajudar a fidelizar os clientes. Mas no e-commerce é diferente: hoje, um dos principais recursos que as lojas online dispõem para aumentar o tráfego de clientes é investir em mídia paga nas redes.
Mas o Impulse já está mudando essa realidade. Na prática, a solução extrai informações de histórico de pedidos de clientes para que sejam criadas segmentações e automações focadas em recompra e reativação. Assim, o lojista do e-commerce de cosméticos consegue identificar, mudar e incorporar novos processos de recompensa, sem a necessidade de grande investimento em mídia paga.
Construir um negócio do zero não é fácil – e pode até mesmo ser desanimador, muitas vezes. Mas a história de sucesso que iremos contar aqui mostra que, com a estratégia certa, é possível alcançar as suas metas e fazer o seu e-commerce decolar.
Vamos compartilhar com você um exemplo de loja online do segmento de cosméticos para você se inspirar e para que você possa usar como exemplo, ajudando a atrair mais visitantes ao seu site e convertendo mais clientes. Afinal, a Mailbiz tem todo o conhecimento e as ferramentas certas para impulsionar o seu e-commerce de cosméticos.
Quer saber como? Conheça o nosso case de sucesso dentro desse nicho do mercado.
A loja online Mais Vaidosa está no mercado desde 2010, inicialmente com outro nome e focando em vendas de produtos para cabelos. Em 2013, mudou a sua marca para Mais Vaidosa e passou a focar praticamente 100% em produtos de maquiagem. Além de trabalhar com mais de 80 marcas, criou sua marca própria de produtos, que, hoje, é o carro chefe do site.
Integração do cadastro de clientes, otimização da captura de e-mails e análise de métricas foram algumas das soluções da Mailbiz que ajudaram a Mais Vaidosa a aumentar em 164% as suas vendas, em 87% a captação de novos e-mails de assinantes e clientes e em 108% a taxa de abertura das campanhas de e-mail marketing. Saiba mais sobre as soluções que aplicamos nesse negócio:
“Antes da Mailbiz, não tínhamos uma forma de divulgação em massa que não fosse as redes sociais. Baseado em nossa lista de clientes, que, apesar de muitos contatos serem antigos, nos foi proposto um plano para aumentar engajamento e captação de novos clientes. Notamos que, com o e-mail marketing, os nossos clientes criaram uma fidelização e uma rotina de compras no site, pois estão sempre por dentro das novidades”, afirma Renata Paschoal, CEO da Mais Vaidosa.
A principal vantagem de contar com o apoio da Mailbiz no seu e-commerce de cosméticos é que, além de uma tecnologia incrível, o time de especialistas entende de marketing, e-commerce e desse segmento de mercado. Entre em contato com a nossa equipe, que entende os anseios do seu consumidor, e veja aumentar as vendas da sua loja virtual.