🛒 O WhatsApp chegou na Mailbiz! Conheça o Jornadas PRO e venda até 3x mais! Comece agora 

fechar
voltar Voltar
voltar Voltar

Entenda como vai funcionar o PIX

  • timer 22/09/2020
  • 3 min de leitura

Por Larissa Lotufo da Alternativa Sistemas

Segundo informações do Banco Central, o Sistema de Pagamentos Instantâneos (PIX) vai entrar em pleno funcionamento no dia 16 de novembro[1] e promete trazer muitas facilidades aos procedimentos de pagamento no país.

No primeiro momento, o PIX vai permitir a realização de pagamentos e transferências de forma instantânea. Porém o sistema promete ser atualizado e otimizado com o tempo, aumentando a gama de serviços, como o saque no varejo e transferência instantânea para demais países.

MAS AFINAL, O QUE É O PIX?

O PIX é o Sistema de Pagamentos Instantâneos do Brasil. Em suma, os pagamentos instantâneos são as transferências monetárias eletrônicas realizadas de maneira imediata e sem a necessidade de intermediários.

A grande vantagem dos pagamentos eletrônicos é o fato de que a transação ocorre diretamente de uma conta a outra, sem a necessidade de intermediários. Isso otimiza o tempo da operação e diminui o custo por transação.

Fonte: [2]

Uma das grandes promessas da ferramenta, é a substituição do DOC e TED, já que os PIX é um sistema gratuito e que está disponível continuamente, 7 dias por semana, 24h por dia.

Outro aspecto interessante, é que o comprador vai poder optar por opções de crédito, débito e PIX em seus pagamentos, aumentando a competitividade entre as soluções de pagamento.

Importante notar, que o sistema estará disponível para correntistas de todos os bancos e clientes de fintechs e demais financeiras credenciadas, de maneira que, assim que o cliente ativa o PIX, pode realizar operações entre as instituições cadastradas com custo nulo.

POR QUE O PIX É INTERESSANTE PARA O MERCADO VAREJISTA?

A principal vantagem que o PIX promete trazer ao mercado é o aumento da competitividade e da eficiência das transações, o que traz impactos diretos no varejo.

Tal situação decorre da maior inclusão financeira que o sistema promove, já que o acesso a uma conta se torna mais plural, democrático e facilitado, e a maior diversidade nas opções de pagamento oferecidas.

As lojas vão poder oferecer opções de venda mais atrativas para os consumidores, já que a taxação de pagamentos e a imediatez dos pagamentos, podem dinamizar o mercado comercial.

Ao mesmo tempo, o BC anunciou que em 2021 vai atualizar o PIX e oferecer a opção de os usuários de PIX realizarem saques diretamente em varejistas. Tal opção vai ressignificar alguns papéis do comercio e das instituições financeiras.

O QUE O PIX PODE MUDAR NO MEU NEGÓCIO?

Uma das facilidades o PIX promete trazer, é o estímulo à criação de soluções financeiras mais inovativas e fáceis, como a liberação do Whatsapp Pagamentos, por exemplo. Isso significa que a sua loja precisará estar atenta às novidades e acompanhar as novas formas de pagamento que surgirão.

Do ponto de vista técnico, a principal mudança é possibilidade de oferecer ao consumidor a realização do pagamento de uma compra de 3 modos facilitados:

  • Uso de chaves ou apelidos de identificação da conta, como número de celular, CPF, CNPJ, endereço de e-mail etc;
  • Uso de QR Code estático ou dinâmico;
  • Uso de tecnologias de aproximação, como a Near Field Comunicação (NFC).

Com isso em mente, é preciso que a sua loja esteja apta para adotar as novas formas de pagamento de maneira segura e consolidada.

Outro aspecto de destaque, é a diminuição no uso de papel moeda e da dependência de operadoras de cartões de crédito para oferecer opções de pagamento ao seu cliente. Com isso, é possível que a sua loja repense alguns aspectos da precificação e torne os produtos e serviços mais atrativos e acessíveis ao consumidor.

Em resumo, o que o PIX promete é uma diminuição considerável nas taxas transacionais, tendo em vista que os banco até poderão cobrar taxas, mas com valores bem abaixo dos meios mais tradicionais. Com isso o mercado é impactado de forma positiva e o Brasil, finalmente, inaugura a sua entrada no rol de países com adoção de pagamentos instantâneos.

Gostou da reflexão? Este conteúdo foi criado por Alternativa Sistemas

Se você busca um ERP robusto e completo, conheça o Mundo Alternativa Sistemas e todos os produtos e serviços oferecidos! 

A Mailbiz e a Alternativa Sistemas são parceiras e possuem integração. Assim, você pode integrar seus sistemas à plataforma de e-mail marketing da Mailbiz de forma simples, eficaz e transparente.

Com a integração do ERP Alternativa com a Mailbiz se reduz o trabalho de exportar planilhas e importar contatos as suas listas de e-mail já que através da integração, esta tarefa ocorre de forma automática.

SOBRE A ALTERNATIVA SISTEMAS

Alternativa Sistemas é uma empresa de ERP que oferece soluções para gerenciamento empresarial de forma inovadora e na medida certa para cada negócio.  Fundada em 1999, na cidade de Bauru, e desde então é referência em atendimento e desenvolvimento de soluções em tecnologia.


Referências:

[1] Informações do BC publicadas no dia 12 de agosto de 2020.

[2] Figura desta matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/08/12/como-funciona-o-pix-novo-sistema-de-pagamentos-desenvolvido-pelo-banco-central-entenda.ghtml

Vídeo desta matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2020/08/12/bc-aprova-regulamento-de-sistema-que-vai-permitir-pagamentos-instantaneos.ghtml

Compartilhe esse artigo
  • facebook
  • linkedin
  • twitter

Veja também

Anterior
Próximo
icone newsletter

Milhares já recebem nossa news. Vai ficar de fora?

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre e-mail marketing e e-commerce.