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Entregabilidade do E-mail Marketing: como otimizar a entrega
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Entregabilidade do E-mail Marketing: como otimizar a entrega

  • timer 16/07/2024
  • 3 min de leitura

O envio dos e-mails da sua campanha é importante, mas você sabe se suas mensagens estão chegando até a caixa de entrada dos seus assinantes? Alguns fatores podem atrapalhar o caminho dos e-mails e não chegar até seu leitor.

Para te ajudar nas entregas, preparamos este conteúdo com as principais informações sobre o tema. O que pode atrapalhar a entregabilidade do e-mail marketing e o que você pode fazer para otimizar essa etapa, confira!

O que é e por que a entregabilidade de e-mail é importante?

Quando falamos em entregabilidade de e-mail, referimo-nos ao envio da mensagem e ao recebimento pelo leitor em sua caixa de entrada. Assim, suas estratégias têm maiores chances de alcançar o objetivo, seja para transformar leads em clientes, nutrir seus leads, entre outros.

Por exemplo, se os seus e-mails forem bloqueados ou caírem na caixa de spam, dificilmente seu cliente vai ler o conteúdo. Por isso, a entregabilidade é essencial para que suas ações consigam aumentar as suas métricas.

O que pode afetar a entregabilidade dos seus e-mails?

Existem alguns fatores que podem atrapalhar a entregabilidade do seu e-mail marketing. É importante conhecê-las para ajustar as suas mensagens e realizar as entregas efetivamente. Resumidamente, as etapas são:

  • Gateway: os provedores utilizam filtros de mensagens para qualificar o conteúdo que chega até o leitor, separando os e-mails que consideram maliciosos ou não confiáveis;
  • Filtro de spam: esse filtro confere a reputação do remetente, o engajamento com o assinante e o conteúdo da mensagem. Assim, ele direciona o e-mail para a pasta de spam ou a caixa de entrada.

Ambas as opções acima automatizam essa etapa, por isso, mesmo que o seu e-mail não seja um spam ou tenha um conteúdo mal-intencionado, suas mensagens podem ser barradas.

Como posso melhorar a entregabilidade do e-mail marketing?

Para te ajudar, selecionamos 7 dicas práticas de otimizações. Assim, suas mensagens terão a entregabilidade do e-mail marketing que deseja, aumentando suas conversões e melhorando o relacionamento com seus clientes.

Confira também: Dark Mode em e-mail marketing: o que é, importância e boas práticas.

1. Otimize a reputação da sua marca

Os provedores de internet verificam a reputação da sua marca para determinar se o e-mail enviado por você é confiável e deve ser entregue até a caixa de entrada dos assinantes. Considerando alguns fatores como domínio, IP, CTR e mais.

2. Personalize o conteúdo das suas mensagens

Utilize os dados ao seu favor e verifique o histórico de compras, o conteúdo que ele já interagiu ou a posição do funil de vendas em que ele se encontra. Assim, você consegue segmentar e personalizar suas mensagens.

Por exemplo, se o seu cliente comprou um tênis masculino, você pode oferecer outros tênis ou acessórios que complementem a compra, como meias e cadarços. Além disso, personalize os conteúdos de retargeting em que seu lead ainda não finalizou a compra.

3. Entregue conteúdo atraente e de qualidade

Se o conteúdo for atraente e de qualidade, as chances de abertura e cliques dos seus e-mails aumentam consideravelmente, pois a mensagem será condizente com as interações e etapa do funil dos seus clientes. Além disso, se eles gostarem dos seus e-mails, a taxa de cancelamento de assinaturas será reduzida. Para te inspirar, confira 7 exemplos de e-mail marketing.

4. Limpe a lista de e-mails periodicamente

Se você já tentou o reengajamento e mesmo assim seus clientes não abriram seus e-mails ou interagiram com a sua marca, exclua esses endereços. Pode ser doloroso desistir de alguns contatos, mas, acredite, é melhor evitar o envio do que aumentar as taxas de cancelamento de assinaturas e bloqueios.

5. Práticas que você deve evitar

Se você deseja maximizar a entregabilidade do e-mail marketing da sua empresa, evite algumas ações, como:

  • enviar spam: essa prática não funciona;
  • comprar lista de e-mail: envie e-mail somente para os usuários que desejam receber o seu conteúdo;
  • enviar e-mail sem estratégia: se o seu lead abrir um e-mail que não condiz com o seu interesse, dificilmente abrirá os próximos;
  • enviar e-mail que não pode ser respondido: pode ser mais fácil, mas ninguém gosta de ter a sua opinião ignorada.

6. Utilize uma boa ferramenta de e-mail marketing

Escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing é uma das formas de otimizar a entregabilidade das mensagens. Essas plataformas contam com funcionalidades que podem te ajudar, com a segmentação da lista de contato para enviar mensagens personalizadas e mais.

Além disso, a plataforma de e-mail marketing da Mailbiz conta com um dashboard interativo conectado ao Google Analytics para você acompanhar suas métricas, um editor de arrasta e solta para criar seus e-mails rapidamente, integração com sistema ERP e outras funcionalidades que facilitam suas estratégias.

Para vender ainda mais, continue no nosso blog e confira 10 dicas para aumentar a taxa de conversão do e-mail marketing. Até lá!

 

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