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No dia 1º de julho de 2023, o Google Analytics como conhecemos hoje – também chamado de Universal Analytics – será descontinuado, dando espaço ao Google Analytics 4 (GA4). E talvez você esteja se perguntando: como isso pode impactar o meu e-commerce?
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Bem, o lojista que deixar para se inteirar da nova ferramenta na última hora corre grandes riscos de ficar “no escuro”. Então, continue com a gente neste artigo para que você entenda o que fazer para seguir tendo os seus dados e as métricas que o Google Analytics fornece para otimizar a gestão do seu negócio.
Conteúdo
A versão atual do Google Analytics com a qual estamos acostumados foi lançada em 2013, em uma época, por exemplo, em que os desktops representavam mais de 72% do tráfego total da internet. Para se ter uma ideia, em 2022, o tráfego total da internet originado por dispositivos móveis já era de 58%. Isso sem falar que as pessoas buscam cada vez mais experiências omnichannel, usando os dispositivos móveis para ter uma melhor experiência até mesmo no ambiente físico das lojas.
Portanto, o Google precisava encontrar uma maneira de unificar todos esses dados em uma plataforma. Além disso, as leis de proteção de dados estão sendo implementadas em todo o mundo, estimulando que usuários comecem a prestar muita atenção à sua privacidade online.
Como resultado dessas mudanças, o Google Analytics Universal não pode mais acompanhar as demandas das empresas e dos consumidores. Por isso, em julho deste ano, ele irá parar de computar dados, dando espaço para o Google Analytics 4 entrar em cena.
O Google Analytics 4 foi lançado em 2020. Por isso, alguns lojistas já estão utilizando a ferramenta e aproveitando todas as suas vantagens, como a atenção primária ao rastreamento de privacidade e o acompanhamento de todo o trajeto da jornada do cliente com a sua marca. O GA4 é uma ferramenta avançada, que pode fornecer insights mais específicos para o seu negócio.
Pode-se dizer que Google Analytics 4 é uma plataforma quase que totalmente diferente do Google Analytics Universal, pois há muitas mudanças e muita evolução entre um modelo e outro. Reunimos, abaixo, os principais pontos aos quais você precisa estar atento quando adotar o GA4. Confira:
O primeiro e importante ponto que precisa ficar claro para você, lojista, é que os dados do Google Analytics Universal não serão migrados para o Google Analytics 4. A sua conta no GA4 deve ser criada do zero. Então, quanto mais você demorar para criar a sua conta no GA4, mais dados você deixará de captar.
Outro ponto de atenção é que, por mais que você siga tendo acesso aos dados do Google Analytics Universal até dezembro deste ano, nunca compare esses dados com os que foram captados pelo Google Analytics 4. Lembre-se: são ferramentas diferentes que, portanto, têm análises de dados diferentes.
As análises do Google Analytics 4 serão todas baseadas nos chamados Eventos. Esses Eventos nada mais são do que as interações que o usuário faz no seu site conforme ele navega.
Então, em vez de mensurar os cliques em uma URL tagueada, como era comumente feito com o Google Analytics Universal, agora, será necessário entender o caminho que o cliente percorre na sua loja virtual.
Portanto, você tem o Plano de Mensuração como um grande aliado do seu negócio. A nossa dica aqui é: planeje primeiro o que você quer e precisa medir para que na hora de colocar a captação dos dados em prática não fique faltando um ou mais itens importantes para a sua análise.
Para fazer o seu Plano de Mensuração, é preciso considerar as macro, micro e nano conversões. No caso dos e-commerces:
>> Aprenda como configurar o seu plano de mensuração!
A taxa de rejeição é uma métrica usada para entender o comportamento do usuário nas páginas de um site. Basicamente, essa taxa significa que um usuário acessou o seu site, mas não realizou nenhuma ação na página antes de sair dela.
Para calcular a taxa de rejeição atualmente, o Google Analytics Universal divide as sessões de página única por todas as sessões. Ou seja, a taxa de rejeição é a porcentagem de todas as sessões do seu site em que os usuários visualizam apenas uma página e acionam apenas uma solicitação do servidor.
Assim, sessões de página única têm tempo de permanência zero porque o usuário não aciona nenhuma outra ação na página e encerra a sessão. Por considerar essa métrica imprecisa, o Google decidiu encerrar o uso da taxa de rejeição, a substituindo pela taxa de engajamento – que conheceremos melhor a seguir.
O Google Analytics 4 chega com a promessa de ser uma solução inovadora, que usa tecnologia de ponta para ajudar a captar os dados mais importantes dos seus clientes. Assim, ele é capaz de criar uma única jornada do usuário para todos os dados vinculados à mesma identidade.
Outra novidade é que o GA4 simplificou a interface de relatórios, tornando mais fácil identificar aquilo que é mais relevante para o seu negócio. Em resumo, em vez de uma longa lista de relatórios predefinidos que tentam abranger todos os casos de uso, o GA4 traz uma visão mais geral e simplificada.
Então, vamos conhecer as principais métricas abordadas pela ferramenta e que você terá à sua disposição a partir de agora?
O principal objetivo da sessão engajada é remover as rejeições da contagem de sessões. Ou seja, uma sessão engajada só é contada como tal após o usuário permanecer na página por 10 segundos ou mais. Se ele sair antes disso, não contará como uma sessão engajada.
>> Confira aqui o Guia de Sessões Engajadas no GA4
O número de sessões engajadas por usuário contabiliza quantas vezes o mesmo ID de usuário retornou para uma determinada página e, em seguida, calcula a média da sua contagem total de usuários, fornecendo uma média acima de 1 com o número real dependendo de quantos usuários novos ou recorrentes o seu conteúdo tem.
O tempo médio de engajamento indica quanto tempo o seu site ficou aberto em primeiro plano no navegador do usuário. Essa métrica é importante, pois não considera qualquer usuário, mas apenas aqueles que engajaram – ou seja, permaneceram 10 segundos ou mais na página.
Entre aqueles usuários que permaneceram 10 segundos ou mais na sua página, a taxa de engajamento indica a porcentagem de sessões que interagiram com o seu conteúdo.
Como já falamos, o Google Analytics 4 tem diferenças significativas, se comparado ao Google Analytics que conhecemos hoje. Por isso, pode ser realmente difícil se aprofundar nas suas funcionalidades em um primeiro momento. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para ajudar você, lojista, a se sentir mais confortável ao usar melhor o GA4. Saiba mais:
Pela primeira vez na história do Google Analytics, o GA4 permite que você realmente modifique tanto os próprios relatórios quanto a sua organização de navegação. Isso significa que você pode fazer coisas como criar coleções de relatórios para equipes específicas para que elas tenham um lugar claro para atender às suas necessidades.
Com o Google Analytics 4, você também pode alterar o tipo de gráfico que funcionará melhor em cada um dos seus relatórios. Por exemplo, cada relatório de tabela vem com um gráfico de linhas ou um gráfico de barras. Dependendo da sua necessidade de análise, é possível alterá-los ou removê-los.
O relatório em tempo real exibe as atividades do usuário em seu site e em aplicativos móveis assim que elas acontecem. Este relatório mostrará dados como o número de usuários ativos nos últimos 30 minutos, informações de referência, título da página com a qual seus usuários interagem, contagem de eventos por nome e conversões.
O life cycle é um relatório padrão do Google Analytics 4 que fornece os dados das atividades do usuário em cada etapa da sua jornada como cliente. Os dados do life cycle incluem quatro tipos de relatórios:
A interface de relatórios sobre os usuários no Google Analytics 4 permite que você saiba mais sobre os perfis dos seus visitantes, incluindo idade, interesses e tipo de dispositivos que eles mais utilizam. Por padrão, você encontrará informações detalhadas nas seguintes categorias:
>> Quer conhecer mais dicas e detalhes para começar a usar o Google Analytics 4? Então, não deixe de assistir ao nosso webinar!
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