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O que é gamificação e como pode ser usada no e-commerce
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O que é gamificação e como pode ser usada no e-commerce

  • timer 13/10/2016
  • 2 min de leitura

Está precisando dar uma turbinada nas vendas do seu e-commerce? Vamos te contar o que é gamificação e como ela pode ajudar o seu negócio! Esse termo, que vem do inglês “game” (jogo), é uma estratégia que aplica a mesma lógica dos jogos em situações variadas, buscando o engajamento e a fidelização do público.

Quer entender um pouco melhor sobre o assunto? Então, vamos lá!

O que é gamificação e como funciona?

As estratégias de gamificação podem ser aplicadas literalmente na forma de um jogo ou apenas em algumas ações que levam o cliente a interagir com o conteúdo. Para que sejam aplicadas com sucesso, é necessário que haja uma meta clara a ser alcançada pelo participante, assim como as recompensas e regras a serem seguidas.

Alguns dos tipos mais comuns de recompensas que podem ser oferecidas aos clientes são:

Pontos

Sistema já bem conhecido pelos programas de fidelidade, os pontos podem ser adquiridos ao realizar alguma compra, fazer a resenha de um produto ou indicar um amigo. Neste caso, os pontos acumulados podem oferecer descontos e brindes para o cliente.

Conquistas

Nesse sistema, os clientes recebem selos ou medalhas de acordo com o seu progresso nas atividades sugeridas. Quanto mais alto for o nível conquistado, mais benefícios o cliente recebe.​

Competição

Outra forma de incentivar a interação é criando uma competição entre os clientes. Os usuários são rankeados de acordo com seu desempenho e os mais bem colocados recebem a premiação.

Como implantar a gamificação na sua loja virtual?

O jogo proposto precisa fazer sentido. Este é o primeiro passo. Não basta criar uma mecânica por criar, as ações propostas precisam conversar com a marca, com seus valores e com o estilo do negócio. Quando você sabe exatamente a realidade do seu e-commerce, fica muito mais fácil realizar essas ações.

Analise o seu público, veja quais os benefícios sua empresa pode oferecer sem comprometer a saúde do negócio. É muito importante que a ação seja bem planejada para que não haja falha na entrega das premiações prometidas, já que essa quebra de promessa pode levar a um grande prejuízo na imagem — e até no bolso — da sua empresa.

Quer ver alguns cases para se inspirar?

No game Universo Vivo, da empresa de telefonia, o jogador pode completar os níveis respondendo perguntas e receber estrelas por suas conquistas. As estrelas podem ser trocadas por recargas de celular e pacotes de internet. Em algumas etapas do jogo, o cliente encontra ainda baús com prêmios instantâneos.

Um case não tão literal é o da empresa de armazenamento de dados online, Dropbox. Aqui, a mecânica não é muito parecida com um game tradicional: o cliente ganha espaço extra para armazenar dados cada vez que indica um amigo para se cadastrar no serviço.

Os dois cases estimulam a indicação e a interação entre os clientes, o que aumenta a visibilidade da empresa e a possibilidade de fidelização. Tão importante quanto implantar estratégias de gamificação no seu negócio é a divulgação dessas ações. Aqui, o e-mail marketing é uma ótima ferramenta para alcançar seus objetivos.

Agora que você já sabe o que é gamificação e algumas possibilidades de uso no seu e-commerce, é só colocar a mão na massa! Quer mais informações úteis para turbinar o seu negócio? Assine a nossa newsletter e receba conteúdo de qualidade no seu e-mail.

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