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Passo a passo do cronograma de e-mails para Black Friday
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Passo a passo do cronograma de e-mails para Black Friday

  • timer 13/10/2022
  • 4 min de leitura

Organização é tudo. E elaborar um cronograma de e-mails para Black Friday é a chave para colher bons frutos na sexta-feira mais esperada do ano. 

Leia mais: 
>> Aproveite as principais datas do e-commerce para vender mais 
>> Como usar e-mail marketing para alavancar as vendas em datas comemorativas 

Abaixo, apresentamos a você um cronograma de e-mails para Black Friday que já foi testado por centenas de lojas virtuais e que resultou em números altíssimos de conversões de vendas. Confira: 

Entre 60 e 45 dias antes

Essa é a hora de começar a falar sobre Black Friday para seu público. Você deve informar sobre a sua participação, mas sem dar maiores detalhes sobre descontos ou produtos. Para isso: 

  • Comece a incluir as cores da Black Friday (preto, branco e vermelho) no layout das suas campanhas, mas sempre com o cuidado de não descaracterizar a identidade visual da sua marca. 
  • Use um contador regressivo para mostrar que está contando os minutos para maior liquidação do mundo. 
  • Aproveite para ativar um pop-up no seu site para captar e-mails de interessados na temática da data. 

Dica bônus: começando a divulgação com 60 dias de antecedência, lembre-se que é preciso reavaliar as suas campanhas durante todo o período da Black Friday. 

30 dias antes 

Com a proximidade de novembro, é importante começar a ser mais específico sobre como será a sua Black Friday.

  • Aproveite não só o e-mail, mas também as suas redes sociais, blog e outros canais para divulgar banners de promoções e o acesso à sua landing page para a captação de contatos. 
  • Reforce a sua participação na Black Friday em todas as suas campanhas de e-mail marketing, detalhando a faixa de descontos com a qual você vai trabalhar. Lembrando que esse conteúdo deve sempre linkar para a sua landing page da Black Friday. 

15 dias antes 

  • Duas semanas antes, envie campanhas informando quais marcas ou categorias entrarão nas promoções, usando os descontos máximos oferecidos como um gatilho para atrair o cliente (o famoso “até 70% off”).

7 dias antes 

  • Reenvie as suas campanhas com uma prévia dos descontos. O ideal é reforçar a sensação de antecipação na linha de assunto, usando expressões como “Faltam 7 dias para Black Friday”. 

2 dias antes 

  • É recomendável reforçar as campanhas de aquecimento mais perto da Black Friday. Adicione ao seu e-mail banners mostrando as faixas de desconto e a hora em que serão disponibilizadas as ofertas. 

Chegou o grande dia 

Quando chega a tão esperada sexta-feira, não é hora de descansar, mas sim de reforçar a sua estratégia de e-mails. De modo geral, o ideal é fazer pelo menos três disparos: 

Primeira campanha 

Assim que a sua loja começar a vender com os preços promocionais (caso você não tenha feito Black Month ou Black Week), faça um envio divulgando o início da Black Friday. É indicado fazer o disparo à meia-noite da sexta-feira para mostrar que você já está preparado, esperando os consumidores. 

Segunda campanha 

No começo da manhã da sexta-feira (entre 7h e 9h), mande o seu segundo e-mail. A ideia é atingir aquelas pessoas que veem seus e-mails na chegada ao trabalho, por exemplo. Por isso, em alguns casos, o material pode ser o mesmo usado na campanha um.

Terceira campanha 

Perto do final da tarde, envie o seu terceiro e-mail. Utilize a sensação de urgência como gancho para atrair a atenção da sua base de contatos na Black Friday já na linha de assunto. Expressões como “[ÚLTIMAS HORAS] Não perca as nossas ofertas!” costumam funcionar muito bem. 

Como estruturar o seu e-mail 

O primeiro passo para construir uma peça de e-mail que converte é conhecer os campos essenciais de uma peça. Cada um deles tem um propósito e exige cuidados especiais no momento de sua definição. Entre os principais campos, podemos citar: 

  • Linha de assunto: é como se fosse um cartão de visitas, se não for atraente e personalizado o suficiente, pode perder o público na hora. 
  • Pré-cabeçalho: é um espaço fundamental para conquistar a atenção do destinatário. O pré-cabeçalho pode ser usado para explicar mais o conteúdo ou expandir a linha de assunto, criando um storytelling. O humor também pode ser uma estratégia útil para usar neste campo. 
  • Cabeçalho: essa é a parte da peça em que você deve destacar o seu logo, reforçando a lembrança da sua marca. No cabeçalho, também é importante destacar a possibilidade de adicionar o remetente à lista de contatos para evitar que suas mensagens sejam classificadas como spam. 
  • Corpo: essa é a hora de fazer o seu conteúdo brilhar. O corpo do e-mail é composto pelas imagens, descrições dos produtos e botões de CTA. Juntos, eles trabalham para convencer o seu cliente a clicar e conferir as suas ofertas. Por isso, o design da peça é fundamental para fisgar a atenção. 
  • Rodapé: essa área é de extrema importância para demonstrar autoridade e aumentar a segurança do consumidor. Insira informações como formas de pagamento, horário de atendimento, políticas da marca e redes sociais. 

>> Quer saber mais? Confira o e-book: Como criar peças de e-mail que convertem 

Neste artigo, uma dica de cronograma de e-mails para Black Friday que você pode seguir para encantar a sua base de contatos. Estamos preparados para ajudá-lo a desenvolver a melhor estratégia de comunicação para alavancar as suas vendas nessa e em outras datas. Entre em contato com o nosso time de especialistas!

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