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Por que usar uma ferramenta de email marketing?
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Por que usar uma ferramenta de email marketing?

  • timer 22/06/2016
  • 5 min de leitura

Enviar e-mail é algo bem simples, não acha? Dá para enviar para vários e-mails ao mesmo tempo a partir do MS Outlook, Gmail, Hotmail, etc… é super simples! Não é? Pois é, infelizmente ainda hoje muitas empresas tentam enviar e-mails dessa maneira, sem usar uma ferramenta de email marketing. E o pior: acham que vai dar certo!

Se você ainda não entende porque usar uma ferramenta de email marketing é essencial, este post vai tirar todas as suas dúvidas. Vou listar abaixo os principais motivos para você utilizar uma ferramenta profissional de email marketing. Vem comigo!

1. Ter um grande alcance

Os provedores gratuitos (Hotmail, Gmail, Yahoo!, BOL, etc) não foram projetados para enviar e-mails em massa a partir deles. Por isso, há um limite de destinatários por envio, normalmente em torno de 50 a 100 destinatários por mensagem. Isso naturalmente o impede de atingir o seu público completo, caso tenha uma lista acima de 1.000 clientes por exemplo.

Com uma ferramenta profissional de email marketing, você conseguirá entregar uma quantidade elevada de e-mails em poucos minutos, com a garantia de que os provedores não irão bloquear a entrega. As ferramentas profissionais podem gerenciar facilmente listas de grande porte e garantir a entrega de todos estes e-mails de forma consistente e confiável.

 

2. Entrega na caixa de entrada muito mais consistente

Os provedores atualmente são muito inteligentes. Eles percebem quando alguém tenta fazer envios em massa a partir de uma estrutura “não-profissional”. Então se você estiver fazendo isso, a maior parte dos provedores dos seus clientes com certeza irá filtrar a mensagem, classificando como “spam” ou suspeita.
E isso simplesmente aniquila suas chances de retorno. Lembre-se: e-mail não lido é dinheiro jogado fora!

 

3. Conteúdo muito mais rico e interativo

Quando você tenta enviar direto a partir do Gmail, por exemplo, um e-mail que tenha imagens, terá que enviar as imagens em anexo. Isso só já é uma péssima prática, pois a pessoa terá primeiro que perceber que tem um anexo, depois precisa clicar nele e só assim visualizará. Mas vai parar por aí! Ela não terá como clicar e ser direcionada para o seu site. E isso é péssimo!

Com uma ferramenta profissional, as suas imagens não irão em anexo. Elas aparecerão no corpo do e-mail, incorporadas, sem exigir que sejam baixadas e carregarão automaticamente. E o melhor de tudo: você poderá deixar todas elas clicáveis, ou seja, cada uma poderá ser clicada e ir para uma página diferente! Tudo isso se configura através de codificação HTML. Mas se você não entende nada de HTML, não se preocupe: a maioria das ferramentas profissionais de email marketing possuem modelos de campanhas prontos em HTML, em que você edita apenas os textos e as imagens, sem ter que programar nada no código!

E caso você queira enviar e-mails apenas com texto, também pode, com o diferencial de que conseguirá fazer links em partes do texto para o seu site, de modo muito simples, também sem precisar entender nada de HTML.

 

4. Relatórios detalhados e em tempo real

Outro grande problema de tentar enviar e-mails em massa de modo amador é que você não terá qualquer relatório sobre o desempenho! Do que adianta você enviar um e-mail para várias pessoas e não saber quantas abriram, quantas clicaram, quem abriu, quem clicou, onde clicou, etc?

As ferramentas profissionais fornecem uma série de relatórios para cada campanha que você envia. Assim, você consegue saber, em tempo real, como estão suas métricas de desempenho, como por exemplo a Taxa de Abertura e a Taxa de Clique. Veja abaixo um exemplo de relatório de campanha da nossa ferramenta, para entender o tipo de informação a qual você terá acesso:

Relatorios_Campanha1

Acredite: é impossível ter bons resultados sem saber o desempenho detalhado de cada campanha enviada!

 

5. Possibilidade de se descadastrar da sua lista

Você respeita o seu cliente? Pois bem, se respeita, deve permitir que ele tenha a opção de parar de receber os seus e-mails sempre que desejar! Se você não utiliza uma ferramenta de email marketing, não poderá oferecer esta possibilidade de modo automático. As boas ferramentas de email marketing inclusive obrigam a inserir o link de descadastro (também chamado de opt-out) em todas as campanhas.

Uma vez clicado no link, a pessoa está automaticamente fora da sua lista e não receberá mais o seu conteúdo! E você saberá exatamente quem está se descadastrando, através dos relatórios de desempenho que falei acima. Não é muito melhor assim?

 

6. Integração com o Google Analytics

Quase todo mundo usa o Google Analytics para medir o desempenho de acessos e conversões no site, concorda? Com uma ferramenta profissional de email marketing, você conseguirá integrar as campanhas com o Analytics e, assim, poderá ver dentro do Analytics quantos acessos e vendas cada uma de suas campanhas gerou. Este é mais um dos recursos muito úteis das ferramentas de disparo.

 

7. Recursos avançados de segmentações e automações

Se você envia seu e-mail a partir do provedor gratuito, cada e-mail é só um e-mail, você não sabe nada sobre aquela pessoa. As ferramentas de email marketing são muito inteligentes, pois elas gravam todas as interações que cada pessoa da sua lista teve com suas campanhas. Assim, você poderá por exemplo criar um filtro de todas as pessoas que abriram sua última campanha. Ou, ainda, um outro filtro com todos que clicaram em um determinado link de uma determinada campanha.

Tendo este filtro criado, imagine a possibilidade de conteúdos direcionados que você pode enviar a elas! Todos estes conteúdos direcionados são muito mais relevantes, costumam trazer muito mais aberturas e cliques que envios para a lista inteira.

Além destes envios direcionados, as ferramentas profissionais também permitem que você configure envios automáticos com base em algum “gatilho”. Um gatilho muito comum é a data de cadastro. A partir do cadastro na lista, pode haver um fluxo de e-mails automáticos! Outro gatilho comum é o clique em um determinado link. Ao clicar no link “x”, o sistema enviará sozinho uma campanha “x” dias após o clique! Imagine o potencial de retorno destas automações! É realmente muito grande.

 

8. Integrações com outros sistemas

As ferramentas profissionais também se destacam pela possibilidade de integrar dados com outros sistemas, incluindo as plataformas de e-commerce. Isso é muito útil para economizar o seu tempo! Imagine o seu cliente comprando em seu site e, automaticamente após finalizar o cadastro, já passa a integrar sua lista de clientes na ferramenta de email marketing. Ou, então, alguém se cadastra para receber suas ofertas e entra na hora na sua lista, já recebendo um e-mail de boas vindas. Isso sim gera engajamento de verdade!

Enfim, listei os 8 motivos principais para você usar uma ferramenta de email marketing. Mas existem muitos outros! Existem muitas outras funcionalidades interessantes nas ferramentas profissionais de disparo que podem levar seus resultados a outro patamar.

Acredite: você PRECISA usar uma ferramenta profissional para o envio de e-mails. Só assim entenderá como seu público pensa, o que ele valoriza e conseguirá finalmente se comunicar de modo consistente e relevante com ele.

Aqui na Mailbiz, nós trabalhamos duro para que nossa ferramenta faça muito pelos nossos clientes.

Espero que tenha entendido porque você precisa de uma ferramenta de email marketing.
Agora, se está na dúvida de como escolher uma, este artigo é para você. Boa leitura!

Veja também: A importância da segmentação no email marketing

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