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Hoje vamos falar sobre alguns dos segredos para ter sucesso com o e-commerce.
Em tempos de maior velocidade e de constante evolução, o e-commerce requer cada vez mais dos lojistas uma visão expansiva e estratégica para que seu negócio alce voos mais altos.
Mas, para isso acontecer, é preciso dedicar uma maior atenção a alguns fatores vitais que podem definir a otimização dos processos conectados à empresa, aumentar o quantitativo de vendas e, consequentemente, a lucratividade.
Conteúdo
Os processos de uma loja virtual podem ser tão complexos quanto os de uma loja física. Por isso, é crucial ter um bom plano de negócio, colocando no papel todas as variáveis importantes de um empreendimento.
Um bom planejamento permite ao empreendedor pensar de forma organizada, se antecipar aos possíveis problemas e evitar surpresas que podem se tornar uma dor de cabeça.
Uma boa solução para auxiliar o planejamento são os Mind Maps (mapas mentais), uma ferramenta vantajosa que, além de organizar o pensamento, ajuda a ter uma visão geral do projeto e a orientar todas as etapas necessárias do processo administrativo.
Existe aquela máxima de que a primeira impressão é a que fica. Certamente um site confuso e com um design antiquado pode desestimular o usuário e, consequentemente, afugentá-lo desse ambiente pouco interessante.
Por outro lado, um design inteligente e visual atrativo — por meio de um layout personalizado, bom uso das cores e de imagens de boa qualidade —, garantem a melhor experiência de navegabilidade, cativa a atenção e estimula o desejo de compra de potenciais clientes.
Dispor informações e estruturas bem planejadas, imagens exclusivas e diferenciadas, descrições claras e detalhadas dos produtos e incluir opiniões de outros clientes no site, transmitem credibilidade e confiança.
Adotar essa postura certamente será um fator determinante para influenciar positivamente o consumidor no processo decisório.
É essencial desenvolver estratégias de marketing para a sua loja virtual. Entre elas, estão as ações ligadas ao SEO (Search Engine Optimization) da sua loja, que garantem a relevância do seu endereço nos resultados de buscas, o aumento de visitas e de conversões.
Outra maneira indispensável é o uso das estratégias de e-mail marketing. Além de ser uma mídia poderosa para aumentar a taxa de conversão, pode ser uma forma de melhorar o relacionamento entre a empresa e sua audiência.
Desde que realizado de modo certo, o e-mail marketing é uma das mídias mais eficientes para o e-commerce.
Lembre-se: é muito mais barato vender para um cliente atual do que conquistar um novo!
O trabalho no comércio eletrônico deve ir além de apenas aparência do site e de ações feitas dentro da plataforma. Depois que o cliente fecha uma compra, começa outra etapa: conferência, seleção, embalagem, etiquetagem e envio do produto.
A experiência de compra do usuário só termina quando seu produto chega às suas mãos. Por isso, é essencial garantir extrema qualidade nesses quesitos e realizar a entrega no prazo mais curto possível, a fim de satisfazer plenamente o cliente, gerar confiança e criar um processo de fidelização.
Todo e-commerce de sucesso possui canais de atendimento que funcionam. Você precisa estar disponível nas redes sociais, no e-mail, no telefone e no chat. Mas não basta estar disponível. Seu atendimento precisa RESOLVER os problemas e, se possível, encantar o consumidor.
Nunca esqueça que o consumidor atual pesquisa muito antes de comprar. Se o seu atendimento é deficiente, muito provavelmente você terá reclamações nas redes sociais e em sites especializados como o Reclame Aqui. E isso vai dificultar muito que novos consumidores comprem de você. Reputação é tudo, pense nisso!
Como você viu, as operações de uma loja virtual de sucesso devem estar em consonância com as expectativas dos consumidores, ter tecnologia e gerar envolvimento de todos.
Investir nesses quesitos com sabedoria e precisão pode ser um dos segredos para ter sucesso no e-commerce, pois não somente aumenta as chances de retorno de investimento, como fortalece a sua marca no mercado.
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