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blogPara alavancar os resultados do seu ticket médio do e-commerce, é preciso, em primeiro lugar, entender que não se pode apenas pensar em estratégias para conquistar novos clientes. Para alcançar o sucesso do seu negócio, é fundamental investir na construção de um relacionamento sólido com os clientes antigos também e apostar em soluções capazes de aumentar o nível de recompra.
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“Conquistar um cliente novo traz um custo mais alto para a empresa. Além disso, o cliente que volta a comprar de uma marca tende a ter um ticket médio mais alto por já ter mais confiança”, explica Lucas Brum, especialista em Experiência do Cliente na Mailbiz.
Para que você tenha ideia da importância de fidelizar os clientes e não conquistar novos, reunimos algumas informações:
Conteúdo
Para aumentar o valor médio gasto pelos seus clientes na sua loja virtual, é preciso investir em algumas estratégias capazes de multiplicar seus resultados. Aqui, buscamos reunir dicas que qualquer negócio, de qualquer tamanho e nicho, tem capacidade de implementar visando ao crescimento do seu ticket médio do e-commerce. Confira:
Uma estratégia muito eficiente para aumentar seu ticket médio do e-commerce é a criação de kits com produtos complementares. Essa estratégia pode ser aplicada a qualquer segmento, desde moda, estética, eletrônicos, entre muitos outros nichos de mercado.
Para criar esses kits, entenda a necessidade e os desejos do seu cliente. Além disso, é fundamental que os produtos se complementem. No caso de um calçado feminino, combine com um par de meia-calça. Se você vende casacos de inverno, aproveite para combinar a venda com um cachecol ou luvas.
Ao contrário dos kits, as vendas de cross-sell podem ser separadas, mas também ajudam a aumentar seu ticket médio do e-commerce. Use a comunicação com seu cliente por e-mail marketing para recomendar produtos, categorias ou marcas relacionados ao último pedido realizado em determinado período.
O famoso “aproveite e compre junto” é uma técnica para entender a necessidade do seu cliente ou mesmo despertar aquele desejo que estava no inconsciente dele. Se você vende roupas para fazer exercícios, por exemplo, e uma cliente comprou uma calça legging, por que não aproveitar essa oportunidade para oferecer uma camiseta, uma viseira ou mesmo, se você conseguiu identificar que ela é casada, oferecer um tênis para seu marido?
Trate bem seus clientes VIPs, recompense eles por sua alta fidelidade entregando conteúdos e ofertas exclusivos. Dentro do gasto médio que o público costuma investir no seu e-commerce, trace uma linha que delimita quem entra ou não no seleto grupo dos VIPs. Por ser um número limitado de pessoas, é possível agradá-las com presentes melhores, isso sem mexer muito no seu orçamento.
A regra de ouro é gratificar dando algo que seja, de fato, interessante para o cliente, que aprimore a experiência com a sua marca. Para um fã do e-commerce de vinhos, por exemplo, seria encantador receber uma champanheira ou taças personalizadas. Ou seja, o que queremos dizer é que nem sempre o valor dos “mimos” está atrelado ao preço deles, mas à experiência que se cria para o cliente.
Sugira a compra do mesmo produto ou categoria após um determinado período do último pedido com base no interesse do cliente. Uma forma eficiente de ativar essa estratégia é usar o e-mail marketing para oferecer descontos progressivos.
Sim, é possível aumentar seu ticket médio do e-commerce dando mais desconto e de uma forma bem simples: por exemplo, se o cliente comprar uma unidade do produto, ele ganha desconto de 10%. Comprando duas unidades, ele teria um desconto de 20%. Já na compra de três unidades, o desconto seria de 30% e assim por diante.
Outra forma de oferecer desconto progressivo consiste na conhecida oferta de “compre 3 e pague 2”. Ou seja, o lojista faz com que o seu cliente entenda que está pagando por uma determinada quantidade de produtos, mas está levando mais. Essas estratégias, quando bem aplicadas, se tornam ferramentas muito importantes para conquistar um ticket médio mais alto.
O frete impacta muito na decisão dos consumidores sobre efetivar uma compra ou não. Apenas chamamos a atenção para que você calcule exatamente a margem de lucro para entender em qual a faixa de preço o frete grátis não impactará no seu faturamento.
Afinal, nosso objetivo aqui é fazer seu ticket médio crescer ainda mais, certo? Então, faça as contas, determine se sua faixa de preço está acima de R$ 100, R$ 200 ou qualquer outro valor e comece a agir para conquistar mais clientes e, logo, mais vendas.
A atenção ao cliente no pós-venda também pode ajudar a aumentar seu ticket médio do e-commerce. Mostre seu interesse pela opinião do cliente, peça feedback sobre a experiência durante a jornada de compra e sobre a satisfação com o produto. Esse cuidado traz mais segurança ao consumidor e, logo, ele dará mais abertura para a construção de um relacionamento com ele.
E a Mailbiz pode apoiar seu negócio em cada uma dessas etapas. Nossa mais nova solução, o Impulse, ajuda o lojista a segmentar sua base de clientes, se comunicar e construir relacionamento com os clientes em outros canais, além do e-mail, usando a captação de dados, usando o histórico dos pedidos realizados pelo cliente.
Você já sabe todas as oportunidades que uma estratégia de CRM baseada em dados pode oferecer? Com uma integração avançada com seu e-commerce, a Mailbiz ajuda a conhecer o comportamento de compra dos seus clientes e ensina como fazer uma comunicação com base no histórico de compras, focada em aumentar seu nível de recompra. Método testado e aprovado! Já ajudamos nossos clientes a crescerem mais de 80% com essa solução.
Para alavancar seu negócio, conte com o apoio dos nossos especialistas. Eles estarão ao seu lado durante todo o processo de implementação da nossa ferramenta, seja para tirar dúvidas ou oferecer dicas indispensáveis para conquistar e fidelizar cada vez mais clientes.
>> Quer conhecer mais dados sobre a importância de construir relacionamento com seus clientes para aumentar seu ticket médio? Confira nossa live sobre o assunto: