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Social commerce: o que é, importância e como adotar na empresa

  • timer 26/03/2024
  • 4 min de leitura

Com as inovações tecnológicas e as mudanças sociais, uma das tendências que vem se destacando no mercado é o social commerce. Esse termo pode parecer novo, mas provavelmente você já se deparou com essas estratégias ao navegar pelas redes sociais, inclusive, pode até já utilizar para otimizar suas vendas.

Ele vem crescendo devido ao uso expressivo das redes sociais, assim, é cada vez mais seguro e possível realizar compra e venda dentro dessas plataformas. Entenda tudo sobre o assunto no conteúdo abaixo.

O que é o social commerce?

O social commerce é uma estratégia para otimizar as transações de compra e venda de produtos e serviços realizadas nas plataformas das redes sociais, como Instagram, Facebook, Pinterest e outros. Dessa forma, o consumidor conta com a facilidade de ver conteúdos, tirar dúvidas e finalizar a compra ali mesmo. Algumas empresas optam por direcionar alguma etapa da compra para o site, como o pagamento.

O termo é pouco conhecido e, por ser algo relativamente novo no mercado, algumas pessoas têm receio de cair em golpes financeiros ou ainda de compartilhar dados confidenciais nas redes sociais. Então, quando veem algo que desejam adquirir, compram no site oficial ou até mesmo em lojas físicas.

Apesar disso, é uma tendência em crescimento, inclusive, no Brasil, podemos perceber as compras cada vez mais comuns pelo WhatsApp. Mesmo sem conteúdos como nas outras redes sociais, o envio de fotos, de catálogos e de mensagens de novidades tem efeitos positivos. Inclusive, existem serviços de recuperação de carrinho de compras, que são automatizados para WhatsApp e e-mail.

Como é o funcionamento do social commerce?

Na prática, o social commerce permite que os consumidores realizem suas compras diretamente na postagem da rede social. Por isso, conseguimos visualizar botões de “compre aqui” ou “compre agora” em posts, stories e mais. Algumas plataformas ainda criam lojas virtuais dentro da própria rede social, como o Instagram Shopping, para aumentar as conversões.

Devido a essa nova forma de comprar, as empresas estão investindo em conteúdos para as redes sociais, com fotos, vídeos, tutoriais, review e mais. Mas ainda é uma modalidade na qual você pode comprar de pessoas reais que só querem vender um item ou um serviços simples, como fretes para mudança.

Importância

Utilizar o social commerce nas suas estratégias de vendas é uma das formas de aumentar a lucratividade da sua empresa, pois a praticidade e a agilidade para finalização das compras reduz as desistências devido a burocracias de sites, instabilidades na internet, velocidade baixa das páginas e mais.

Além disso, seus clientes podem compartilhar seus produtos e serviços para os amigos e a família. Se a experiência de compra for positiva, certamente esse consumidor vai propagar e engajar a sua marca. Para melhorar ainda mais a experiência do seu cliente, utilize e-mail de pós-venda com informações importantes de acompanhamento e utilização do produto adquirido.

Tipos de social commerce

Existem alguns tipos de social commerce. Conhecê-los é importante para montar as suas estratégias, direcioná-las da forma correta e aplicar no seu negócio e aumentar seu rendimento. Confira os principais tipos abaixo:

  • De pessoa física para pessoa física: existem plataformas que conectam a pessoa que deseja vender com a outra que quer comprar, como OLX, Mercado Livre, Enjoei e mais. Podem ser de produtos novos ou usados, até mesmo de serviços e aluguéis, como a Airbnb. Algumas empresas também utilizam essas plataformas e colocam vendedores para atender o público;
  • Redes sociais: a grande tendência em crescimento, as redes sociais são responsáveis por diversas vendas. É possível utilizar gatilhos mentais para fazer isso, como de autoridade, escassez e prova social;
  • Fóruns: as plataformas de chat e fóruns também oferecem oportunidades de vendas, além da troca de informação e discussão de produtos, marcas e serviços.

Confira também: As principais tendências do e-commerce para 2024

Vantagens do social commerce

Além de aumentar as vendas do seu negócio, engajar o seu público e ter um contato mais próximo com eles, humanizando a sua marca, confira outras vantagens abaixo:

  1. Experiência do consumidor: a facilidade para tirar dúvidas, realizar a compra e receber o produto, ou contratar o serviço, são pontos-chave da experiência positiva de compra. Não esqueça de investir no pós-venda;
  2. Autoridade e visibilidade da marca: investir em conteúdo de qualidade e boas estratégias aumentam a autoridade da sua marca, além dos comentários positivos de outros clientes, anúncios e reviews. Esses detalhes fortalecem a confiança de novos leads para finalizarem a compra ou a contratação;
  3. Segmentação de cliente e anúncios: fazer uma boa segmentação de clientes ajuda a criar estratégias e anúncios certeiros para alcançá-los. Isso acontece quando você está nas redes sociais, visualiza um anúncio de algo que você gosta e acaba comprando.

Além disso, veja como aumentar o ticket médio com cross-sell e upsell.

Como adotar na sua empresa?

Comece criando contas oficiais da sua empresa nas redes sociais. Trace estratégias de conteúdo que sejam verdadeiras, priorizando a qualidade do material e a experiência de compra do usuário. Além disso, conteúdos em vídeo chamam mais atenção, e você pode explicar, em riqueza de detalhes, os seus produtos, como utilizá-los, ingredientes e mais.

Não esqueça dos clientes que gostam de comprar em sites, então, vincule seu e-commerce nas plataformas. Ainda, identifique os produtos que são mais bonitos visualmente e invista neles, afinal, nem todos os itens são adequados para o social commerce.

Automatize todas as etapas que puder, assim, uma compra realizada nas redes sociais já entra para o seu sistema, fatura a nota fiscal, retira o produto do estoque e separa a entrega por região.

Ainda, é possível utilizar os dados da última compra do seu cliente para fazerem a recompra com o Impulse da Mailbiz! Assim, você consegue oferecer produtos relacionados, reativar clientes inativos de forma personalizada no momento certo e totalmente baseado em dados.

Para otimizar as estratégias do seu negócio e ver outros conteúdos como este, continue navegando no nosso blog. Aproveite para conferir também a personalização como chave para melhorar a experiência do cliente no e-mail marketing. Até lá!

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