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Sua lista é muito pequena? Descubra como captar mais e-mails
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Sua lista é muito pequena? Descubra como captar mais e-mails

  • timer 09/08/2016
  • 3 min de leitura

De todos os desafios de quem trabalha com email marketing, fazer a lista de e-mails crescer é um dos maiores. Afinal, sem uma lista grande e de qualidade, o resultado final do email marketing poderá ser insatisfatório. Então se sua lista é muito pequena, descubra como captar mais e-mails com as dicas deste artigo.

Especialmente no caso de lojas virtuais que estão em fase inicial de operação, é fundamental ter uma estratégia clara e definida para captar e-mails. Esta deve ser a maior preocupação  de uma loja virtual em início de operação no que se refere a email marketing. Não adianta você ter a “estratégia perfeita” de conteúdo se sua lista é ainda muito pequena (ex: 1.000 e-mails). Por mais que você faça tudo certo, sua conversão será mínima, dado o pequeno alcance da comunicação. Isto é plenamente normal quando a lista é muito pequena.

O problema é que é justamente nestas lojas em começo de operação que ocorre a maior desmotivação com o email marketing. Muitas empresas acabam o considerando uma mídia “ineficiente” e abandonam o seu uso. É uma pena, pois o email marketing é a mídia com maior potencial de geração de ROI no e-commerce. Contudo, o ROI é proporcional ao tamanho e qualidade da lista, dentre outros fatores. Mas de um modo geral, é por volta de 10.000 e-mails de lista que o ROI com email marketing pode começar a ficar razoável. Por isso todas as lojas no começo de operação precisam logo atingir esta marca!

Se você está nesta jornada, no “meio do caminho”, preparei abaixo algumas dicas poderosas para turbinar a captação de e-mails em seu e-commerce, vamos lá:

 

1. Torne muito mais visível o seu formulário de newsletter

É incrível, mas ainda vejo a maioria das lojas virtuais com o formulário de newsletter lá embaixo, no rodapé. Não é preciso ser um expert em usabilidade para saber que um formulário no topo será muito mais visualizado do que no rodapé! Concorda?

Por isso, caso o seu esteja lá embaixo, trate de reposicioná-lo urgentemente. Deixe o formulário no topo do site, próximo do fullbanner (acima ou logo abaixo), com cores e fontes chamativas. Esta simples alteração resultou em um aumento de mais de 100% na captação de e-mails através deste formulário em algumas lojas virtuais com as quais trabalhei.

 

2. Crie um splash/pop up para captação de e-mails

Captar e-mails através de um formulário que carrega “na frente” do site é uma ótima alternativa. Ainda que você possa achar que é “chato” para os seus usuários, acredite, não há qualquer evidência de que estes formulários afetem a navegação e a conversão, quando eles são corretamente produzidos. Já medi pessoalmente métricas como taxa de rejeição e tempo de permanência antes e depois do splash e não foi contabilizado nenhum problema.

Eles possuem um potencial de captação muito maior que o formulário comum de assinatura de newsletter, especialmente se você oferecer uma vantagem para a primeira compra. Por isso, aproveite para oferecer um cupom de desconto para a primeira compra. Funciona muito bem!

 

3. Envie um e-mail automático de boas vindas

Além de captar o e-mail, você precisa se preocupar em criar engajamento o quanto antes. Isso se faz através de um envio automático de boas vindas. Qualquer ferramenta razoável de email marketing tem este recurso. Através dele, assim que a pessoa se cadastrar, ela vai receber um e-mail de boas vindas contendo a vantagem que você prometeu no formulário. Entregue exatamente o que foi prometido, ok?

 

4. Aumente o tráfego do site com investimento em outras mídias

É aqui que entra um ponto-chave para tudo isso funcionar: você precisa de tráfego! Não adianta nada você ter os formulários de captura, ter envio automático, mas ter um volume muito baixo de visitas por dia. Sua captação será maior do que era, mas possivelmente ainda assim insuficiente. Por isso, é necessário investir em outras mídias que direcionem tráfego para a loja. Por mais que lojas virtuais pequenas tenham limitações sérias de orçamento, é importante ter um plano de investimento em outras mídias que seja cumprido, mesmo que comece pequeno, mas comece. Quanto mais você investir, mais tráfego terá e, consequentemente, mais e-mails conseguirá captar.

Este item 4 é talvez o mais complexo para as pequenas lojas, dada a falta de orçamento para investir. De fato, este é um problema, mas é meu trabalho aqui mostrar que não existe milagre quanto a isso. Apenas com tráfego na loja é que você conseguirá captar mais e-mails. O tráfego é o combustível para esta máquina funcionar! E ele custa dinheiro, não há saída, nem atalho. Não acredite que a saída seja comprar uma lista, porque não é. Não é assim que você terá resultado com email marketing. Não existe este atalho!

Observe que as dicas acima valem também para lojas virtuais que já estão a mais tempo no mercado. É comum ainda existirem lojas com bases maiores, acima de 30.000 e-mails por exemplo, e que ainda não captam toda a quantidade de e-mails que poderiam.

Colocar estas dicas em prática vai de fato aumentar sua captação de e-mails. Vamos começar?

Veja também este artigo: A importância da segmentação no email marketing

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