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Confira 10 características que os e-commerces de sucesso têm

  • timer 09/07/2024
  • 4 min de leitura

Independentemente do segmento da sua empresa, existem características que os e-commerces de sucesso têm e você pode implementar no seu negócio para obter bons resultados. Muito além de focar somente na venda de produtos, é preciso pensar em um sentido mais amplo para ter estratégias mais eficientes.

Para te ajudar a otimizar a sua loja virtual, selecionamos 10 características essenciais para você implementar e conquistar seus objetivos. Se deseja saber mais, confira o conteúdo abaixo!

1. Facilidade na navegação

A facilidade de navegação é uma das principais características que os e-commerces de sucesso têm, afinal ninguém gosta de entrar em um site que demora para carregar ou não consegue encontrar facilmente os produtos que deseja. Por isso, investir na melhor experiência do usuário é essencial para que ele finalize a compra.

Tenha um design atraente e limpo, mas que seja fácil e acessível para que os seus consumidores possam encontrar tudo o que precisam. Separe os produtos em categorias e disponibilize formulários fáceis e objetivos para a finalização da compra.

Confira também: Como fazer a recuperação de carrinho abandonado usando o WhatsApp?

2. Disponibilidade de diferentes opções de pagamentos

Um e-commerce que oferece diferentes opções de pagamento é mais amigável e tem maiores chances de vender mais. Apesar da maioria das pessoas utilizarem cartão de crédito, há outras que preferem pagar boleto, fazer um Pix, utilizar o débito e mais. Isso porque não são todas as pessoas que possuem conta bancária ou contam com alguma limitação.

3. Site responsivo que funcione bem em dispositivos móveis

O número de usuários que preferem navegar e realizar compras pelo smartphone cresce a cada ano. Por isso, é crucial que seu site seja responsivo e funcione bem em todas as versões, seja no computador, no tablet ou smartphone, garantindo a melhor experiência de compra. Outra opção que os e-commerces de sucesso fazem é criar um aplicativo exclusivo para a loja virtual.

Para o melhor funcionamento do seu site, faça testes e certifique-se do bom funcionamento em diferentes dispositivos, além do carrinho de compra, a renderização das imagens, os botões e links.

4. Uma boa variedade de produtos

Ter uma boa variedade de produtos é importante para transformar leads em clientes, assim eles passam mais tempo no seu site e contam com boas opções de compra. Adotar essa estratégia permite maior competitividade de mercado, assim você não depende somente de um produto para aumentar seus ganhos.

5. Oferece preços competitivos

Ofereça preços atraentes e realistas para seus produtos em comparação aos valores dos seus concorrentes. Além disso, deixe todos os custos fáceis de serem visualizados e entendidos para que seus consumidores não fiquem com dúvidas ou acreditem que sua loja oferece propagandas enganosas.

Se ainda quiser aumentar as vendas, você pode realizar promoções em datas comemorativas que façam sentido para o seu negócio, ou identificar diferentes sazonalidades para oferecer frete grátis, cupons de desconto e mais.

6. Organização do estoque e da logística

Ter um estoque organizado e funcional é uma das características que os e-commerces de sucesso têm, o controle sobre todos os itens, entradas e saídas e organização para a venda é essencial para saber quando realizar promoções, queimas de estoque e entender quais são os produtos que vendem mais.

A logística eficiente é um dos pontos-chave para fidelizar os seus clientes e serve como incentivo para que realizem a recompra no seu e-commerce. Seja para a entrega ou a logística reversa nos casos de troca ou devolução.

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7. Políticas claras de troca e devolução

Em um e-commerce, é comum ter políticas de troca e devolução, afinal, seus consumidores realizam compras pela internet sem visualizar o produto pessoalmente podendo se arrepender da compra. Além disso, podem acontecer envios errados ou avarias durante o transporte.

Ter políticas claras e objetivas sobre as trocas e devoluções é essencial para que seus consumidores saibam o que esperar ao realizar uma compra na sua empresa, principalmente com relação aos estornos dos valores no cartão de crédito e prazos de coleta que costumam gerar mais dúvidas.

8. Atendimento humanizado e eficiente

Comunicar-se com seus clientes de forma humanizada deixou de ser um diferencial das empresas e passou a ser uma necessidade. Tratar cada caso como algo único e oferecer uma solução ágil e eficiente é primordial para fidelizar o seu cliente. A personalização da comunicação é primordial para a experiência do cliente.

9. Ter uma persona para otimizar o relacionamento com o cliente

Ter uma persona bem definida vai auxiliar todas as estratégias do seu negócio, seja do desenvolvimento de produtos, de vendas, do marketing e do atendimento ao cliente. Assim, você saberá como abordar seus clientes utilizando a linguagem correta. Inclusive, pode ajudar a atender as necessidades dos seus consumidores para otimizar a experiência de compra.

10. Investir em e-mail marketing e outras automações

O e-mail marketing é uma das práticas mais utilizadas pelos e-commerces de sucesso para aumentar o tráfego de sua loja virtual, alcançando mais clientes. Esta estratégia pode ser utilizada também para nutrir e engajar seus leads, oferecer descontos, converter carrinhos abandonados e mais.

Automatizar o e-mail marketing com uma plataforma como a da Mailbiz é altamente eficaz. Além da facilidade para criar e-mails atrativos, você consegue segmentar o envio automatizado conforme o cadastro dos seus consumidores, por data de nascimento, abertura ou não abertura das campanhas e acompanhar os resultados das suas estratégias.

Agora que você sabe todas as características que os e-commerces de sucesso têm, aprenda um passo a passo de como escolher a melhor ferramenta de e-mail marketing. Até lá!

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