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No mercado digital de hoje, novos modelos de negócios estão surgindo constantemente, moldando sem precedentes a economia global e os nichos de mercado. E os e-commerces internacionais encabeçam essa lista.
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Pensando nos aprendizados que o seu negócio pode tirar dos gigantes do comércio eletrônico – qualquer que seja o porte -, reunimos alguns exemplos de empresas que revolucionaram a dinâmica entre comprador e vendedor no mercado global. Neste artigo, vamos nos aprofundar em alguns modelos de negócios para entender como eles conseguiram se estabelecer como um player no mundo do comércio eletrônico e como as suas estratégias inovadoras continuam a alimentar seu sucesso contínuo. Confira!
Conteúdo
Hoje, na era da internet, as empresas têm acesso a uma ampla oferta de um dos recursos mais preciosos do mundo do varejo: dados. Muitos varejistas já usam algoritmos para observar tendências e comportamentos dos clientes.
Mas a Shein deu um passo além, utilizando um sistema de Inteligência Artificial (IA) para monitorar as tendências globais da moda em tempo real, comparando-as com os números de estoque e o comportamento do usuário no aplicativo para criar um processo de abastecimento automático que acontece tão rápido que é quase intuitivo.
Ou seja, transformando “fast fashion” em “moda em tempo real”, a IA da Shein gera ideias de produtos a partir dos comportamentos de pesquisas e publicações em mídias sociais do seu público-alvo. Essas ideias passam diretamente para os designers internos da marca, que trabalham continuamente para produzir itens de vestuário com base nesses insights.
Os projetos acabados são repassados aos fornecedores automaticamente por meio do seu sistema integrado de gestão empresarial (ERP), prontos para serem fabricados e vendidos em quantidades limitadas. Se os itens se tornarem populares, aí então o volume de pedidos para fabricação aumenta em tempo real. Esse modelo reduz o tempo desde o conceito até a finalização do produto de uma média de três semanas para apenas três dias.
E para que toda a esteira de produção funcione conforme o esperado, a empresa exige que os seus fornecedores usem o software de gerenciamento da cadeia de suprimentos da própria Shein. Isso significa que todas as fábricas estão conectadas por meio de um sistema em nuvem, permitindo que a marca acompanhe o status de cada pedido.
Para se ter uma ideia, só no Brasil, a Shein já conta com 100 fábricas produzindo as suas peças. E, em 2023, a marca divulgou um projeto de investimento de US$ 148 milhões por aqui, o que inclui parceria com 2 mil empresas têxteis brasileiras para ter até 85% das peças vendidas produzidas em território nacional nos próximos cinco anos.
Então, qual lição você pode tirar para o seu e-commerce? Bem, talvez você ainda não tenha acesso a uma tecnologia de Inteligência Artificial super avançada, mas já é possível perceber as oportunidades que surgem de melhorar a experiência de compra do seu público, entendendo o que os clientes estão buscando em tempo real.
É claro que não estamos falando de suprir demandas em três dias, mas existem ferramentas simples que são capazes de ajudar os varejistas a melhorarem a precisão das suas previsões de demanda e a otimizarem a oferta de produtos no seu site. Como exemplo, podemos citar Google Analytics, Semrush e a própria plataforma da Mailbiz!
É comum que pequenos e médios e-commerces trabalhem com times reduzidos. Mas independentemente se você tem uma, duas ou 50 pessoas na sua equipe, uma das lições que se pode tirar das grandes empresas, principalmente dos e-commerces internacionais, é que é preciso ter uma atenção especial à operação. Afinal, o profissional que se sente bem no ambiente de trabalho é o mesmo profissional que vai saber atender o público com respeito e simpatia.
E a Shopee é uma referência como uma das gigantes do e-commerce que tem um olhar todo voltado para o cuidado e o desenvolvimento dos seus colaboradores. A empresa conta com um setor de Learning & Development (L&D), criado com o objetivo de ajudar os funcionários a atingirem todo o seu potencial e a alcançarem uma carreira repleta de crescimento.
Por exemplo, cada uma das subequipes de L&D desempenham o papel de identificar necessidades e cocriar iniciativas de aprendizado com as equipes, o que garante que os funcionários tenham novas habilidades à medida que avançam em suas carreiras. Os líderes, desde gerentes iniciantes até a alta administração, também são treinados com as habilidades essenciais das suas funções.
Além disso, a equipe de L&D também supervisiona a jornada de integração dos novos contratados e organiza iniciativas como workshops de comunicação para ajudar os colegas de equipes internacionais a trabalharem juntos no dia a dia e se conhecerem melhor. Assim, a cultura da Shopee é altamente colaborativa, pois a troca de ideias é constante para criar iniciativas com foco nas capacidades dos funcionários. Todos aprendem uns com os outros em equipes, projetos ou cursos e contribuem ativamente para um ambiente de aprendizado mútuo.
Sendo assim, podemos perceber que uma cultura de aprendizado proativa, na qual os funcionários assumem o controle de seu próprio crescimento pessoal e profissional e tomam medidas ativas para se desenvolverem, é o caminho mais indicado para alcançar o sucesso do negócio. É importante ter em mente que o aprendizado deve fazer parte da rotina diária de trabalho e que o lema “aprender, desaprender e reaprender” deve ser colocado em prática por todos.
Busque incentivar cada pessoa da sua equipe a adquirir uma nova habilidade técnica e a desenvolver soft skills para melhorar a sua produtividade, confiança e relacionamento com outras pessoas profissionalmente e pessoalmente. Lembre-se, você também, de desaprender habilidades irrelevantes no trabalho e estar aberto ao que há de novo.
Além disso, reserve um tempo para reflexões constantes e significativas. É tentador se concentrar em estar ocupado e ser produtivo o tempo todo. No entanto, é importante refletir sobre a sua jornada, os seus sucessos diários, os seus desafios e o que você poderia fazer de diferente no futuro.
Jeff Bezos é conhecido por ter uma mente voltada para a inovação e o crescimento. Ele foi um dos primeiros a se voltar para a internet em rápida expansão no final dos anos 1990 e ver seu enorme potencial. Foi essa visão que criou o grande sucesso que vemos hoje. Então, venha conferir alguns aprendizados de uma das maiores e mais importantes marcas entre os e-commerces internacionais para se inspirar e construir a sua própria estratégia de vendas.
Você sabia que o conceito de “quem comprou esse produto também se interessou por…” foi realmente lançado em grande escala pela Amazon? A oportunidade de venda cruzada aqui se tornou enorme. Os consumidores passaram a descobrir novos produtos, comprando kits e combos de mercadorias e adicionando itens ao seu carrinho de compras que nunca teriam percebido que “precisavam”.
Esse conceito inteligente, impulsionado pela tecnologia, mudou tanto o jogo para a Amazon quanto o lançamento do Amazon Prime – outra jogada de negócio que merece o seu devido reconhecimento. Portanto, lembre-se: nunca pare de inovar.
A premissa de que aprendemos mais com o fracasso do que com o sucesso é a mais pura verdade. O próprio Bezos já afirmou que “ganhou bilhões de dólares com fracassos na Amazon”. Isso porque nem todos os testes são positivos.
O mais importante é garantir que você possa reverter rapidamente uma situação, se algo falhar. Seja sensato ao testar com precisão para então só depois expandir.
É essencial para qualquer negócio ter metas e uma direção de percurso, mesmo que essa direção vire para outro lado em algum momento. Caso contrário, você está apenas sendo operacional. E a Amazon sabe disso.
Apesar de se mover rapidamente e testar constantemente, a cultura da empresa é ser paciente e ter consciência de que pode levar anos para ser lucrativa. Mas com uma visão, uma estratégia clara e o foco incansável pelo qual é famosa, a marca – que começou como uma pequena livraria online lá atrás, em 1994 – alcançou o sucesso, mesmo com os desafios do mercado. Portanto, a principal lição que fica aqui é: seja estratégico e comprometa-se com seus planos.
Amazon Prime, Amazon Fresh, Amazon Kindle e Amazon Web Services são apenas alguns dos diversos serviços oferecidos por essa gigante do varejo. De compras do dia a dia, passando pelo streaming até produtos de tecnologia, a Amazon está atuando em muitos nichos de mercado. Então, tenha em mente que, se a sua diversificação não for totalmente aleatória e se for bem planejada, ela pode ser muito bem-vinda e ajudar o seu negócio a alcançar cada vez mais sucesso.
O AliExpress, a plataforma global de vendas online do Alibaba Group, tem como missão capacitar empresas, facilitando a realização de negócios em qualquer lugar do mundo. Ao oferecer uma ampla opção de produtos a preços acessíveis, o AliExpress conecta vendedores e fornecedores diretamente a uma base de clientes internacional diversificada.
A empresa busca fornecer uma experiência de compra segura, ao mesmo tempo em que foca em tecnologia e na inovação constante da sua plataforma, garantindo que vendedores e consumidores se beneficiem de uma evolução de melhoria contínua. Sendo assim, o Aliexpress revolucionou o mundo do comércio eletrônico com seu modelo de negócios inovador e adaptável. Ao mesclar uma combinação de tecnologia, parcerias estratégicas e insights orientados por dados, a empresa vem preenchendo com sucesso a lacuna entre fabricantes e consumidores em escala global.
Como resultado, o Aliexpress não apenas se tornou uma escolha popular para compradores que buscam variedade e acessibilidade, mas também capacitou pequenas e médias empresas a explorar os mercados internacionais. No entanto, existem desafios que precisam de atenção.
Afinal, não é simples sustentar uma plataforma sem fronteiras e manter a sua operação em 200 países, com 18 moedas e em 20 idiomas. A complexidade de ser global envolve inúmeras questões, entre elas legislação, logística, cultura, tarifas, segurança, tecnologia, usabilidade e pagamentos. E uma das verdades absolutas do negócio é a adaptação da sua proposta de valor, dependendo do mercado.
Ao observar o comportamento do consumidor do Brasil, por exemplo, a importância da regionalização fica ainda mais clara. Portanto, foi preciso encontrar os parceiros certos para dar suporte na chegada a um novo território. Foi assim que, em 2013, iniciou a parceria entre a AliExpress e o EBANX.
Até então, apenas brasileiros com um cartão de crédito internacional podiam comprar no e-commerce, o que correspondia a 19% da população e impactava o desempenho da marca por aqui. Assim, oferecer a opção de boleto no Brasil foi um divisor de águas na expansão para o país. Também junto ao EBANX, o AliExpress passou a oferecer cartões de crédito de bandeiras internacionais e locais para os seus consumidores, expandindo os seus negócios a ponto de se tornar o e-commerce internacional líder no Brasil.
Portanto, percebemos que a tecnologia é a grande aliada dos e-commerces para oferecer uma experiência de compra segura e agradável aos clientes. Por isso, investir na sua evolução é uma premissa para quem busca alavancar as suas vendas. Da mesma forma, contar com parceiros de negócio só aumenta as chances de fazer o seu e-commerce chegar cada vez mais longe.
Gostou de aprender algumas lições com esses e-commerces internacionais? O nosso objetivo é ajudar a conquistar o sucesso da sua loja online. Por isso, além de conferir as dicas que sempre trazemos no nosso blog, você ainda pode contar com o suporte do nosso time de especialistas! Entre em contato e saiba como podemos auxiliá-lo com as melhores estratégias de marketing.