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E-commerce de moda: como aumentar as suas vendas

  • timer 06/03/2023
  • 7 min de leitura

O e-commerce de moda vem impactando significativamente os resultados do setor das lojas online no Brasil. Segundo um levantamento da SmartHint, o segmento teve o maior faturamento em 2022, com um total de mais de R$ 20 bilhões e um crescimento impressionante que chegou a mais de 5,2 mil pontos percentuais. 

Leia mais: 
>> Como construir uma marca de valor através do marketing de relacionamento 
>> Como reduzir custos de remarketing e gerar vendas com e-mail marketing 

Já o número de visitantes nos comércios eletrônicos passou de 270 milhões, e os pedidos chegaram a 1,5 milhão, representando um crescimento de 60,9% em relação ao ano anterior. Outra pesquisa da Neotrust mostra que, entre 2020 e 2021, a categoria Moda e Acessórios foi a que teve o maior número de vendas, representando 19% das compras. 

O consumidor do e-commerce de moda tem duas características marcantes: a primeira é que costumam ser clientes de alto ROI e de alta recompra. E a segunda particularidade é que eles são consumidores que compram, muitas vezes, por impulso, especialmente quando o lojista aproveita os gatilhos mentais de compra. 

>> Quer conhecer melhor quais são os gatilhos mentais de compra e como usá-los no e-mail marketing? Confira o artigo no nosso blog 

Neste contexto, para aumentar as conversões daqueles consumidores que já se encontram no fundo do seu funil de vendas, é preciso dar atenção a alguns pontos durante essa jornada, capazes de ajudar a alavancar os resultados de qualquer lojista do nicho da moda. 

Quer saber quais são? Continue com a gente acompanhando esse artigo! 

Comportamento do consumidor de moda 

O primeiro aspecto que precisa de um olhar mais atento do lojista do e-commerce de moda está relacionado a entender o comportamento do seu consumidor. À medida que a análise de dados se torna cada vez mais importante, vão surgindo ferramentas mais modernas, atualizadas e sofisticadas para apoiar a captação e o entendimento das informações que as empresas podem conseguir no ambiente online. E, para os e-commerces, isso é muito valioso. 

A ferramenta da Mailbiz permite que você, lojista, compreenda o comportamento do seu consumidor a partir da análise do seu histórico de compras, por exemplo. Com isso, você pode – e deve – agir de maneira estratégica, segmentando a sua base e planejando automações eficientes, com foco na conversão. 

“As automações podem ser desde as mais básicas, como oferecer um cupom de desconto na primeira compra e ficar relembrando o cliente desse cupom, oferecendo os top produtos da sua loja. Ao mesmo tempo, é possível criar segmentações com base nas interações dos usuários. Por exemplo, um grupo passou o mês inteiro clicando em produtos de moda fitness, então, você pode criar campanhas com uma seleção dos melhores produtos desta categoria”, reforça Gregory Luiz, especialista de Sucesso do Cliente na Mailbiz. 

Confira sugestões de campanhas automáticas de e-mail marketing para ativar:

  • Cross sell: recomende produtos, categorias e marcas relacionadas ao último pedido realizado em determinado intervalo de período. 
  • Reativação: mostre que você percebe a falta de quem “sumiu” e ofereça algo para retomar contato com quem não compra há algum tempo. 
  • Recompensa para os clientes VIPs: trate bem os seus clientes VIPs, eles merecem! Recompense eles pela sua alta fidelidade, entregando ofertas e conteúdos personalizados. 
  • Recompra: sugira a compra do mesmo produto ou categoria após “X” dias do último pedido com base no interesse do cliente. 
  • Lembrete de pagamento: relembre os seus clientes que não finalizaram o pagamento do último pedido realizado recentemente. 
  • Pós-compra: impacte os seus clientes alguns dias após a compra e peça feedback sobre a experiência no site e a satisfação com o produto. 

E-commerce de moda data driven 

Para se ter uma ideia, só em 2020, foram gerados 40 trilhões de gigabytes de dados no mundo. Por isso, em primeiro lugar, é importante começar a entender do que se trata a cultura data driven: é, basicamente, tomar ações importantes para o negócio orientadas por dados, evitando tomar decisões com base em achismos e, assim, ser mais preciso nas estratégias para alcançar a meta de resultados do negócio. 

Existem inúmeras maneiras de um e-commerce de moda captar dados para começar a ter uma estratégia de e-commerce data driven. Por exemplo: 

  • Aplicar pesquisas de NPS (de satisfação) tanto no atendimento quanto na entrega; 
  • Analisar a quantidade média de itens por pedido e avaliar como atuar para aumentar o ticket médio; 
  • Analisar o histórico de busca do cliente para entender como suprir as suas necessidades; 
  • Analisar o mapa de calor do site para saber quais são os itens mais clicados; 
  • Avaliar a CTR (taxa de cliques) do banner que fica na home do site, inclusive fazendo testes A/B para entender como determinadas mudanças impactam o comportamento do público. 

Vantagens do e-commerce data driven

Afinal, por que você deveria mudar a maneira como você atua no seu e-commerce? O principal motivo está no fato de que os negócios que utilizam dados nas suas análises e ações têm uma vantagem sobre a concorrência. 

Com isso, o e-commerce data driven apresenta algumas vantagens significativas em relação aos negócios que não têm suas estratégias baseadas em dados. Vamos conhecê-las? 

Confiança de colaboradores e clientes 

Os dados mostram os resultados de forma objetiva. É por isso que, quando se usa o teste A/B, por exemplo, uma hipótese e tem como base os números para confirmá-la ou rejeitá-la. Ou seja, você não age apenas pela hipótese, mas sim pelos resultados obtidos a partir dessa hipótese. 

Conhecimento das tendências do mercado 

O e-commerce de moda precisa compreender as tendências do mercado, o que pode ser feito observando o comportamento do cliente: ciclos de compra, ciclos de uso do produto, sazonalidade. Estes dados estão muito ligados aos produtos e serviços e à marca, por isso, precisam ser levados em consideração na estratégia do negócio. 

Relevância e personalização 

Como você pode entender seus clientes sem ler as suas ações e decifrar os seus desejos, motivos e estímulos de compra? Os dados de comportamento do cliente contêm essas respostas: mostram com que frequência eles compram, o que compram, quais promoções os fazem comprar, qual é a melhor maneira de alcançá-los, quanto estão dispostos a gastar em seus produtos e assim por diante. Com a ajuda dos dados, você saberá como alcançar a confiança dos seus clientes e dar a eles a experiência que desejam. 

Otimização e eficácia das suas ações 

Como os dados são implacáveis ​​sobre os resultados, você pode ver o que vale a pena manter e quais esforços devem ser revistos. Você tem um anúncio ativo que traz mais despesa do que receita? Ou está com produtos em estoque, trazendo mais prejuízos para o seu negócio? Utilize a análise de dados a seu favor para cortar o que está em excesso e melhorar a experiência de compra dos consumidores. 

Impulse: aumente o ticket médio do e-commerce de moda 

A Mailbiz conta com uma ferramenta que ajuda o lojista a reter clientes e aumentar o nível de recompra do e-commerce. O Impulse extrai informações de histórico de pedidos de clientes para que sejam criadas segmentações e automações focadas em recompra e reativação. 

Assim, o lojista consegue identificar, mudar e incorporar novos processos de recompensa para fidelização, tudo integrado com seu e-commerce. Por exemplo, para os clientes que compraram uma camiseta esportiva, você pode recomendar produtos de categorias relacionadas, como bermudas. Ou, ainda, alguns meses depois da compra, mostrar novidades na categoria de vestuário. 

“O Impulse é uma solução capaz de elevar o nível do seu relacionamento com os seus clientes. O recurso permite mapear o comportamento de compra do consumidor e entender qual é o seu estilo, tamanho de manequim e marcas que ele mais gosta. Assim, você manda a mensagem certa, na hora certa”, completa Gregory. 

Conforme falado na NRF 2023, as gerações Z e Alfa procuram autenticidade e originalidade e personalização. Por isso, uma forma de conhecer o seu cliente é com a ferramenta Impulse da Mailbiz, transformando a sua ferramenta de e-mail marketing em um poderoso CRM e evitando enviar anúncios genéricos para públicos diferentes. Invista na hiperpersonalização! 

“Enviar o mesmo anúncio para públicos diferentes, com culturas diferentes e comportamentos de compras distintos, até pode funcionar, mas com muito menos impacto. Não adianta gerar tráfego com o público errado”, lembra Lucas Brum, head comercial da Mailbiz.

A verdade é que uma das coisas mais importantes e mais difíceis para um negócio é fidelizar clientes. Nas lojas físicas, um bom atendimento pode ajudar a fidelizar os clientes. Mas no e-commerce é diferente: hoje, um dos principais recursos que as lojas online dispõem para aumentar o tráfego de clientes é investir em mídia paga nas redes. 

Mas o Impulse já está mudando essa realidade. Na prática, a solução extrai informações de histórico de pedidos de clientes para que sejam criadas segmentações e automações focadas em recompra e reativação. Assim, o lojista do e-commerce de moda consegue identificar, mudar e incorporar novos processos de recompensa, sem a necessidade de grande investimento em mídia paga. 

E-commerce de moda: cases de sucesso 

Construir um negócio do zero não é fácil – e pode até mesmo ser desanimador, muitas vezes. Mas as histórias de sucesso que iremos contar aqui mostram que, com a estratégia certa, é possível alcançar as suas metas e fazer o seu e-commerce decolar. 

Vamos compartilhar com você dois exemplos de lojas online do segmento de moda para você se inspirar e para que você possa usar como exemplo, ajudando a atrair mais visitantes ao seu site e convertendo mais clientes. Afinal, a Mailbiz tem todo o conhecimento e as ferramentas certas para impulsionar o seu e-commerce de moda

Quer saber como? Conheça os nossos cases de sucesso dentro desse nicho de mercado. 

Bellamo 

A Bellamo é uma loja do segmento de vestuário que tem como missão acompanhar as mulheres em todas as fases da vida. Foi criada com o objetivo de atender clientes em busca de sofisticação, elegância, qualidade e conforto, com um preço justo, estando em sintonia com as últimas novidades. 

Com uma expectativa inicial de apenas estruturar o e-mail, a Bellamo acabou dobrando a sua receita em dois meses com ajuda das soluções para a otimização de campanhas de e-mail da Mailbiz. Os resultados alcançados pelo e-commerce de moda foram muito além do esperado, atingindo 350% de aumento de faturamento. 

“Esse é um cliente que seguiu todas as nossas orientações de onboarding e cresceu junto com o relacionamento. Nos primeiros 30 dias, eles já faturaram quase 24 vezes a mais da meta estipulada através do e-mail marketing, e dois meses depois, essa receita dobrou”, conta Giovane Angonese, analista de Sucesso do Cliente da Mailbiz. 

Para alcançar esse resultado, as soluções da Mailbiz implementadas foram: 

  • Apoio do nosso time de especialistas; 
  • Conscientização sobre o papel de cada canal; 
  • Definição de estratégias e frequência de envios; 
  • Verificação de pendências que poderiam impactar os resultados; 
  • Reestruturação das campanhas de e-mail marketing. 

Feira da Madrugada 

A Feira da Madrugada SP oferece ao atacado brasileiro, desde 2012, peças de vestuário e acessórios femininos e masculinos. O seu maior diferencial é contar com produtos de qualidade a preços abaixo do mercado, entregas expressas e tudo o que possa gerar um forte compromisso junto aos seus revendedores. 

A partir de ações de otimização nos processos de e-mail marketing, a empresa viu um crescimento de 251% nas suas vendas e de 104% na sua taxa de conversão. Com treinamento sobre estratégias, definição da programação de envios e melhoria das peças de e-mail, as soluções da Mailbiz levaram ao sucesso de vendas da Feira da Madrugada. 

“Os clientes recebem os nossos e-mails na caixa de entrada, o que alavancou as nossas vendas. Para nós, segurança e confiabilidade são essenciais, e sentimos isso com a Mailbiz. O atendimento nos auxilia sempre rapidamente, o que é um grande diferencial”, explica Lucas Costa, CMO da Feira da Madrugada. 

Para alcançar esse resultado, as soluções da Mailbiz implementadas foram: 

  • Treinamento sobre estratégias de e-mail marketing para e-commerce; 
  • Definição da programação de envio, com a frequência adequada; 
  • Revisão das peças de e-mail e melhoria de layout; 
  • Criação de segmentação inteligente; 
  • Habilitação de disparos automatizados; 
  • Definição de calendário de programação mensal das campanhas. 

>> Confira o case completo da Feira da Madrugada 

A principal vantagem de contar com o apoio da Mailbiz no seu e-commerce de moda é que, além de uma tecnologia incrível, o time de especialistas entende de marketing, e-commerce e desse segmento de mercado. Entre em contato com a nossa equipe, que entende os anseios do seu consumidor, e veja aumentar as vendas da sua loja virtual.

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